Dicas de meditação 54 – superando períodos difíceis na meditação

Pergunta: O que pode ser feito ao sentir que a aspiração se tornou instável? Às vezes eu tenho uma sensação de vazio.

 

Sri Chinmoy: Primeiro de tudo, saiba que todas as personalidades espirituais disseram que em nossas vidas espirituais devemos atravessar um “deserto”. Não podemos viver todo o tempo num oásis. Sempre existem períodos de seca. Nem uma figura espiritual na Terra pode afirmar não haver passado tais períodos de aridez. Quando atravessamos esse vazio e árido deserto sentimos que não há aspiração. No entanto, precisamos sentir que a aspiração está presente, mesmo que agora nos pareça que estamos numa jornada infindável.

Como podemos escapar desse deserto? Existem quatro maneiras diferentes. No seu caso, consideremos que sua hora marcada para a meditação é seis horas da manhã. Porém, nos últimos dois dias você tem sido incapaz de meditar sinceramente ou de mergulhar profundamente, e agora se sente frustrado. Nesse momento escolha um livro espiritual escrito por uma alma realizada ou por um devoto pleno de devoção por seu Mestre espiritual. Quando o estiver lendo, verá o seu corpo todo se tornar uma torrente de lágrimas. Você derramará lágrimas, lágrimas, lágrimas de deleite. Ler um livro de autoria de um Mestre espiritual ou de um devoto durante um período de aridez é uma das mais efetivas maneiras de se retornar ao zênite de nossa aspiração espiritual.

Mas e se você não tem em mãos um livro escrito por uma alma iluminada ou por um devoto? O que fará? O segundo método é passar tempo com seus irmãos e irmãs discípulos. Estar com a sua família espiritual espantará forças negativas. Você terá conversas espirituais com seus irmãos e irmãs. Ficará grato ao seu Guru e a Deus e como eles o demonstraram  tanto Amor, Cuidado e Compaixão. No início, poderá pensar que está sendo hipócrita ao dizer: “Puxa, estou em uma situação péssima e estou me agradando de meu Guru ou Deus.” Porém, verá que quando começar a apreciar o seu Guru ou o Supremo, imediatamente você derramará lágrimas. Essas lágrimas vêm diretamente da sua alma. E a sua alma irá novamente uni-lo com a sua mais elevada aspiração.

A terceira maneira de se curar um período escuro e árido em sua vida de aspiração é repetir o nome de Deus ou do Supremo, o nome de seu Guru, ou mesmo o seu próprio nome, caso o seu Mestre tenha concedido a você um nome espiritual. O nome que ele deu a você é o nome da sua alma. Basta repetir o nome, sem nem mesmo pensar no significado; apenas repita como uma criança aprendendo a ler ou estudar. Mesmo repetindo a lição como um papagaio, sem saber o significado, imediatamente a consciência do nome da sua alma, do seu Mestre ou do Supremo permeará seu corpo todo.

O quarto método é manter um diário espiritual. Durante a sua jornada espiritual, você deve fazer anotações sobre as suas experiências, visões e sentimentos alma-iluminadores. Hoje você está perdido, em tenebrosa noite. Mas dois meses atrás estava na mais clara Luz. Você teve uma experiência maravilhosa. Você viu Krishna tocando flauta bem na sua frente, ou viu uma torrente de Deleite, e toda sua existência se tornou um mar de Deleite. Essas experiências devem ser gravadas no seu diário. Tão logo comece a ler o seu diário, o seu ser interior reagirá de acordo com as mais elevadas experiências que teve há dois meses. O sentimento interior, a alegria interior, a alegria da alma espantará imedi-atamente seus sentimentos desa-nimadores de desconsolo, solidão e frus-tração. Sempre que tiver boas expe-riências, experiências elevadas, ex-periências elevadoras durante a sua meditação, faça anotações.

Essas experiências são o alento vivente de nossa existência. Se pudermos reavivar nossas mais profundas e elevadas experiências em nosso momento de frustração, teremos alívio imediato. Tais experiências não estão fundadas em falsidade. Nós realmente tivemos as experiências e elas nos curarão da doença que agora nos aflige. Seremos curados no exato momento.

Aspiration-Flames, p. 31-34

 

 

Pergunta: Qual a melhor maneira de se lidar com períodos de aridez na sadhana? Isto é, como podemos manter a aspiração e bons sentimentos enquanto se passa por aridez na meditação?

 

Sri Chinmoy: Ao sentir aridez em sua meditação, você pode tentar passar algum tempo com um amigo que não está passando por essa experiência. Considere aridez como escuridão.  Quando pensar em aridez, imagine que está passando pelo Queens Midtown Tunnel. Você sabe que haverá alguma luz ao final, pois já passou pelo Midtown Tunnel muitas e muitas vezes. Após entrar, você sabe que não haverá luz por algum tempo; mas, se tiver paciência, você verá luz.

Na vida espiritual, ninguém está passando por aridez pela primeira vez. Essa aridez é bastante comum. Pouquíssimos buscadores não passaram por tal. Alguns Mestres espirituais dentre os mais elevados passaram por períodos de aridez que duraram seis ou oito meses, e até mesmo dois anos. No espaço de tempo de quatro anos, alguns deles chegaram a passar por cinco ou seis períodos de aridez.

Essa aridez pode ser evitada fazendo uma única coisa: derramando lágrimas de gratidão. Vocês podem dizer que, já que não sentem alegria, satisfação, e nem nada advindo de suas meditações, por que deveriam oferecer a sua gratidão? Mas você deve oferecer a sua gratidão apenas por estar tentando meditar. Quem o está pedindo ou compelindo a tentar meditar? Alguém que está em sua profundidade interior. O Supremo está pedindo a você que medite apesar do fato de estar passando por um período de aridez. Ofereça a sua gratidão, sua gratidão plena de alma, sua gratidão cheia de lágrimas, ao Supremo, e a aridez logo passará. Pense no Midtown Tunnel. Quando chegar a hora, você pode facilmente percorrer a distância. E sabe que é apenas uma questão de tempo. Por um curto período você permanecerá na escuridão, e então ela acabará. Todavia, se quiser correr o mais rapidamente, a gratidão é a única resposta.

Sri Chinmoy Speaks 7, p. 40-42

 

 

Um buscador deve saber que em sua vida espiritual ele não pode comer sempre o alimento mais delicioso. Uma vez que ele tenha comido algo delicioso, isso não significa que de agora em diante todas as refeições serão assim deliciosas. Isso seria possível, mas somente for muito rico e tiver um excelente cozinheiro. Se ele não for rico e não tiver um bom cozinheiro, ele não poder ter a mais deliciosa comida todos os dias. O mesmo ocorre na vida espiritual. É necessário ter dentro de si um buscador que seja sincero, sempre sincero. Ao aceitar a vida espiritual as pessoas são sinceras por cinco dias, cinco meses ou cinco anos. Mas ser sincero a todo momento é algo dife-rente.

Podem até pensar: “Eu estou no caminho do Guru.” Sim, isso é verdade, mas ter sinceridade a cada dia, a cada hora e a cada momento é uma coisa diferente. Cada dia possui vinte e quatro horas. Por sete ou oito horas dormimos e por cinco ou seis horas desperdiçamos conversando e nos envolvendo com outras pessoas. Dedicamos somente duas horas à espiritualidade. E mesmo durante essas duas ou três horas não somos sinceros. O somos por dois minutos, e o resto do tempo passamos construindo castelos no ar e sonhando acordados.

Há uma batalha constante em nós, entre o clamor interior do coração e a constante ou consciente rejeição da mente. Quando a sinceridade realiza o seu papel constantemente, nós permanecemos no coração. Todavia, às vezes o coração perde. Quando o coração perde no campo de batalha da vida, tudo passa a ser um deserto árido.

Apenas por estar passando pela noite você não pode dizer que não haverá dia. Pois haverá. Todavia, se quiser permanecer na luz do dia o tempo todo você deve fazer duas coisas: A primeira é utilizar o seu poder-imaginação. Imaginação é algo de grande importância na vida espiritual. Hoje, algo é apenas imaginação, mas amanhã se tornará inspiração, e depois de amanhã aspiração. E, seguindo ainda mais um dia, se torna realização. Com o seu poder-imaginação, busque lembrar de como meditava no centro do coração há um ou dois anos. Instantaneamente será capaz de retornar e pegar o pássaro que costumava voar tão bem no céu psíquico. Tão logo sinta que alcançou o estágio em que estava há dois anos atrás ofereça a sua gratidão ao Supremo. Primeiro use o seu poder-imaginação e então o seu poder-gratidão. Dessa maneira você estará fadado a retornar ao seu dia-a-dia com a capacidade que uma vez já teve de concentrar, meditar e contemplar no coração.

Uma vez que alcançou algo, você está fadado a ter aquilo novamente; é uma questão de tempo. Mas você pode acelerar o progresso através de constante clamor interior, poder-imaginação e poder-gratidão. E se você não tinha algo, isso não significa que você não o terá. Porém, se já tinha um tesouro interior, será infinitamente mais fácil retomar aquele tesouro.

Sri Chinmoy Speaks 2, p. 35-37

 

 

Pergunta: Por cerca de duas semanas eu fico numa consciência elevada, mas então ela começa a cair. Como posso manter uma consciência elevada por um período indeterminado?

 

Sri Chinmoy: Primeiro de tudo gostaria de dizer que você não está sozinho em seu sofrimento. Todos os aspirantes, sem exceção, passaram por esses altos e baixos em suas vidas espirituais. Às vezes sentimos que andamos por belas florestas e prados. Então nos encontramos caminhando através de desertos, num calor abrasador.

Muitos Mestres espirituais também tiveram tais experiências antes de realizar Deus, mesmo que o padrão deles seja infinitamente mais elevado do que dos aspirantes comuns. Também precisam passar por tais desertos espirituais. No caso de alguns Mestres espirituais essa aridez espiritual dura um breve período, enquanto para outros ela dura um longo, longo tempo. Eles têm de viajar milhões de milhas na vida espiritual. Mas às vezes, mesmo quando estão a ponto de realizar a Verdade altíssima, a mais tenebrosa dúvida eclip-sa as suas visões e eles duvidam da própria existência de Deus. Felizmente, a Graça Divina intervem e os salva de uma catástrofe. Ela não os permite que falhem em suas missões.

Como um buscador, você deve ser rigoroso, no sentido de meditar diariamente. Da mesma forma que você come todos os dias para manter a sua força física, na vida espiritual você deve meditar diariamente, pois a meditação é o seu alimento espiritual. É fato, você pode não ter a mais elevada meditação todos os dias, mas isso não deve desencorajá-lo. Você pode não estar meditando bem por um período de tempo, mas não desista. Verá que, como uma arraia, novamente você voará alto.

Na vida espiritual precisamos sempre buscar ser sábios. O pensamento, a idéia, a sensação que não for útil deve ser descartada como uma vestimenta suja e desgastada. Quando você não tem uma boa meditação, simplesmente não se preocupe. Eu sempre digo que o passado é pó. Tente deixá-lo de lado tão cedo quanto o possível. Por outro lado, se tiver uma boa meditação hoje, isso não significa que amanhã você deve pensar na meditação de hoje. Fazendo isto, estará novamente dependendo do seu passado. Ao invés de pensar em sua meditação passada, mesmo numa boa meditação, aproveitará melhor o seu tempo se você prestar mais atenção à sua futura descoberta-do-eu. Caso comece a sua meditação pensando na maravilhosa e relevante meditação que teve no dia anterior, você terá alegria. Todavia, deve saber que estará retirando dinheiro de seu banco espiritual interior, ao invés de depositar.

Quando inicia a sua meditação, busque se aprofundar em seu interior e sentir que você existe por apenas uma pessoa na Terra, a qual é Deus. Na vida espiritual deve haver alguém a quem você possa chamar de mais querido, e este alguém é Deus, o Supremo. O Supremo deve ser o mais querido para você não apenas até o final de sua vida, mas também através da Eternidade. Se puder aumentar diariamente a sua fé em Deus, todos os dias será capaz de ter a melhor meditação.

Por que algumas pessoas parecem ter a melhor meditação todos os dias? O motivo principal é que eles renovam sua fé, amor, devoção e entrega a Deus, todos os dias. O meu caminho é amor, devoção e entrega. Algumas pessoas dirão que isto está escrito na tabuleta de seus corações. A cada dia você deve as escrever novamente, com letras douradas. Todos os dias, tente sentir que está fazendo uma nova tentativa. No dia em que entrou para a vida espiritual, você ofereceu a sua existência a Deus. No entanto, aquele oferecimento não foi completo, e mesmo o oferecimento de hoje não foi completo. Ao sentir que hoje seu oferecimento não foi completo, amanhã, quando buscar em seu interior, rirá de si mesmo e sentirá que está longe da perfeição. Todavia, amanhã, no futuro próximo ou no futuro distante essa oferenda estará fadada a se tornar plena. E, mesmo assim, não há fim para o nosso progresso, para as nossas conquistas.

Gostaria de dizer que vocês podem prevenir o aparecimento da tristeza em suas meditações. Vocês podem ter uma sensação de conquista, de realização, vinda de suas meditações se renovarem seu amor, devoção e entrega, e pensarem em Deus todos os dias. Vistam uma roupa nova em seus interiores. Diariamente você veste uma roupa bela e limpa para satisfazer a si mesmo e ao mundo exterior. De maneira similar, no mundo interior é obrigatório vestir dourado, azul, rosa, branco e verde. Ao vestir azul, entramos na Infinidade; Ao vestir verde, entramos numa nova vida dinâmica; Ao vestir dourado, entramos na altíssima realização e manifestação; Por favor, tente vestir diariamente uma nova roupa em seu interior. Ao ver que está vestindo uma roupa interior, verá que todo o seu amor, devoção, entrega e outras qualidades divinas estarão fadadas a vir à tona. Se tornará uma flor fresca, uma flor de beleza interior, divindade interior e realidade transcendental. Terá a certeza de que cada dia lhe trará progresso. Cada segundo virá com a mensagem de sucesso interior e progresso. Então, por favor, de agora em diante se esforce para renovar diariamente as suas qualidades divinas, cedo pela manhã. Descobrirá que não existem nuvens em seu céu interior. Somente o resplendor do sol.

Aspiration-Flames, p. 50-54