Perguntas sobre meditação 16: seguindo a voz e orientação interior

 

Pergunta:Podemos responder às nossas próprias perguntas através das nossas meditações diárias?

Sri Chinmoy: Qualquer pergunta pode ser respondida durante a meditação ou ao final da meditação. Se você mergulhar profundamente no seu interior, estará destinado a conseguir uma resposta. Mas, quando consegui-la, por favor, tente determinar se ela vem da alma, do coração ou da mente. Se ela vier do coração ou da alma, você obterá um sentimento de alívio, um sentimento de paz. Você verá que nenhum pensamento contraditório se segue à resposta. Mas se a resposta não vier do seu coração ou da sua alma, a mente virá à tona e vai contradizer a idéia recebida.

 

Pergunta:Se nós, discípulos seus, temos dúvidas quanto ao decorrer de uma ação e não sabemos qual é a vontade do senhor, como podemos decidir o que fazer? Meditar na foto do senhor vai solucionar a questão?

Sri Chinmoy: Vocês podem meditar na minha foto. Durante a meditação, conseguirão a resposta ou não. Não há uma regra predeterminada. Mas se conseguirem um tipo de alegria interior com uma resposta, então será a resposta correta. Se não há alegria, então a resposta não está vindo da foto. Está vindo da mente.

Há outra coisa importante que gostaria de dizer. Sempre que tiverem sonhos ou visões, por favor, não tentem interpretá-los ou pedir a outras pessoas que os interpretem, pois vocês vão cometer um erro terrível. Se vocês tiverem uma visão ou uma experiência interior, mergulhem profundamente em seus interiores e descubram o significado ou me perguntem sobre o significado. Se tiverem uma experiência maravilhosa, escrevam para mim. Posso não responder exteriormente ou dar uma mensagem interior específica, mas vou abençoá-los e apreciarei suas experiências. Se tiverem uma experiência realmente divina, meu ser interior saberá imediatamente.

Meditation: God´s Duty and Man´s Beauty, p. 55-56

 

Pergunta:Como podemos separar a voz da alma das vozes do intelecto e das emoções?

Sri Chinmoy: Podemos facilmente separar a voz da alma da vida emocional e da vida intelectual. Quando fazemos algo, o resultado vem ou na forma de sucesso ou na forma de fracasso. Quando seguimos os ditames da alma, se o resultado de nossas ações é o sucesso, não nos vangloriamos aos céus e não nos esquecemos do mundo da realidade. Não perdemos o nosso equilíbrio. E se o resultado vem na forma de fracasso, não ficamos deprimidos ou desconsolados. Quer tenhamos sucesso, quer tenhamos fracasso, com a mesma alegria, felicidade e perfeita equanimidade colocaremos o resultado aos Pés do Senhor Supremo.

Mas quando fazemos alguma coisa movidos pelas nossas convicções intelectuais ou pelos nossos sentimentos emocionais, agimos de uma maneira diferente, dependendo do sucesso ou do fracasso de nossas ações. Quando agimos de acordo com os ditames do intelecto ou das emoções, esperamos algo da nossa própria maneira. Se o resultado não equivale às nossas expectativas, ficamos frustrados e desapontados, e a nossa frustração crescente é a destruição. Mas se são os ditames da alma que colocamos em prática, sentiremos sempre serenidade, paz e tranqüilidade no resultado de nossas ações. Veremos e sentiremos que o resultado nada mais é que uma experiência que vai elevar, aprofundar, ampliar, iluminar e aperfeiçoar a nossa consciência.

Quando ouvimos os ditames da nossa alma, sabemos que não somos nós que fazemos; quem faz é Deus. Somos o instrumento, e Deus, o Autor, está realizando uma experiência em e através de nós, da inimitável maneira Dele. Apenas oferecemos a nossa experiência ao Piloto Interior e a colocamos aos Pés Dele. Se não tivermos um sentimento de separação, poderemos sentir que Ele é o único a realizar a experiência em e através de nós e que Ele é a própria experiência.

Earth-Bound Journey and Heaven-Bound Journey, p. 65-66

 

Pergunta:Guru, às vezes quando medito ou quando estou confuso, ouço uma voz em meu interior que se parece com a sua. É você mesmo ou é alguma coisa diferente?

Sri Chinmoy: A sua alma está dando a mensagem a você, e está em contato direto comigo, com a minha elevação espiritual, com a minha luz, com as minhas capacidades interiores. É a minha mensagem que a sua alma está expressando em sua mente física. Se a mensagem vier num silêncio sublime e você aceitá-la de maneira plena e devotada, ela será sempre eficiente. Não duvide dela. Não use a mente. Se você utilizar a mente, tudo será confuso. Mas se você usar o coração, tudo será eficiente. Sinta que é a minha mensagem interior que a sua alma aceita e expressa para a sua mente física colocá-la em prática. A mente física pode duvidar da mensagem. Mas se utilizar o coração, você a aceitará imediatamente. E então verá que tudo é significativo, tudo é frutífero.

Aum, May-June 1978, p. 33