Começando a Meditar

 por Sri Chinmoy

Por que nós meditamos? Meditamos precisamente porque necessitamos de algo. De que? Do sentimento consciente de nossa unicidade com o Supremo. Essa necessidade deve ser espontânea, genuína e com toda a alma.

Vamos começar com o ABC da meditação. A melhor forma de meditar é sentar-se com as pernas cruzadas numa pequena almofada ou tapete. A coluna vertebral e o pescoço devem ser mantidos eretos. Se para alguns de vocês não for possível sentar-se nessa posição, então, por favor, se estiverem sentados numa cadeira conservem as costas inteiramente eretas. Se vocês quiserem meditar em casa, tentem manter um lugar sagrado, um canto de seu quarto absolutamente puro e santificado. E por favor, usem roupas limpas e claras. Para ter o máximo de pureza é de extrema ajuda tomar banho antes da meditação, mas se isso não for possível pelo menos lavem o rosto e os pés. Se possível, enquanto estiver meditando usem incenso e coloquem uma flor, qualquer flor à sua frente.

Quando você estiver meditando em casa, se possível, medite sozinho. Esta regra não se aplica ao casal se os dois tiverem o mesmo Mestre espiritual – eles podem meditar juntos. Também os amigos espirituais que entenderem totalmente a vida interior uns dos outros podem meditar juntos. De outra forma não é aconselhável meditar com outras pessoas. Em nosso Centro, no entanto, os discípulos devem meditar coletivamente, pois isso também é muito importante. Mas para a meditação diária, individual, eu sinto que é melhor que cada um medite em seu próprio quarto, em privacidade, até mesmo em segredo.

É de grande ajuda ter à sua frente durante sua meditação a foto de Cristo ou de alguma outra  figura espiritualmente amada, a qual você considere como seu Mestre. Aqueles que são meus discípulos terão a minha foto, tirada quando eu estava meu mais alto nível de consciência, onde sou absolutamente Um com o meu Piloto Interior. Eu digo aos meus discípulos quando eles meditam na minha foto: “Ou vocês entram em mim ou permitem que eu entre em vocês para que eu possa meditar em seu lugar”.

Algumas pessoas me perguntam o que devem fazer quando estão desassossegadas e não conseguem ter uma  boa meditação. Se qualquer um de vocês achar difícil meditar em algum dia, não force. Somente olhe para minha foto – nos meus olhos, na minha testa ou mesmo em meu nariz. Somente olhe e não tente se esforçar para meditar. Quando você se levanta para um dia de trabalho, não se sinta miserável porque não pode meditar. Se você sentiu que o seu Ser Interior está descontente ou que você mesmo está descontente, estará cometendo um grande erro. Se num dia você não consegue meditar, tente me passar a responsabilidade dessa situação, se você for meu discípulo, ou passe-a para o Supremo. Se você se sentiu culpado ou desanimado, o progresso que você fez ontem ou anteontem será anulado.

Meditation: Humanity’s Race and Divinity’s Grace 2, p. 3 – 4

________________________________________

Textos da série perguntas e respostas sobre meditação