Vídeos para meditar e sobre espiritualidade

Transcrição do vídeo e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil

Lista de vídeos selecionados para meditar.

 

 

Sri chinmoy : 00:00 – 00:06 Meditação é o único caminho para aumentar nossas capacidades em todo e cada campo de atuação.

 

Entrevistador : 00:06 Não importa o que seja?

 

Sri chinmoy : 00:07 – 0019: Não importa o que seja, porque meditação nos ajuda a cada momento a oferecer nossa própria vontade individual à Vontade de Deus. Então se, através da meditação, você pode identificar…. estabelecer nossa unidade com a Vontade de Deus, haverá qualquer coisa que você não poderá atingir? Quando ele disse seja feita a Sua Vontade,” significa que meu Pai e Eu somos um. Por conta da sua unicidade ele disse “eu e meu Pai somos um.” Então o filho se tornou o Pai. Apenas porque nós não temos esse tipo de fé no Criador, nós estamos separados, a criação do Criador. A meditação tem a capacidade de nos unir, a jornada e o objetivo. A meditação está entre, no início e ela me leva ao meu objetivo.

 

Entrevistadora : 01:12 Qual é o valor de meditação?

 

Sri chinmoy : 01:14 – 02:08 : O valor da meditação é incalculável. Não se pode medir o valor de meditação. É algo sem medida. Quando meditamos, entramos na nossa fonte. Essa fonte é infinita, eterna e imortal. Então quando nós estabelecemos livre acesso às nossas infinitas capacidades dentro de nós, então nós podemos oferecer dedicado serviço à humanidade. Meditação nos leva ao interior profundo e também traz à tona nossa divindade interior e nossas qualidades interiores. Através da meditação podemos trazer à tona e oferecer essas qualidades interiores à humanidade.

 

Entrevistadora: 02:09 – 02:17:  É importante ter um professor para a meditação? É necessário ter um mantra e coisas do tipo? Se você não sabe nada sobre meditação, é possível simplesmente se sentar e meditar?

 

Sri chinmoy : 02:17 – 03:12: Certamente, você pode. Não é obrigatório ter um professor. Alguém que possa ter dito a melhor meditação pode não ter tido um professor. Alguns que realizaram Deus (como o Senhor Krishna, Jesus Cristo, etc … há alguns salvadores), não tiveram professor. Aqui há muitas pessoas que vão para escola, faculdades e universidades. Mas há pessoas como Bernard Shaw e o indiano Tagore que não têm diplomas universitários. Se você tem um professor é bom. E, se você não tiver, não quer dizer que estará fadado ao desapontamento .

 

Entrevistadora: 03:12– 03:13:   Eu posso simplesmente me sentar e meditar?

 

Sri chinmoy : 03:13 – 03:26 : Certamente, você pode. Apenas deixe sua mente calma e tranquila e, se você ler alguns livros, livros espirituais, eles podem oferecer tremenda ajuda a você.

 

Entrevistador : 03:26 – 03:36 : Você sempre medita quando levanta pesos, escreve música ou composições , poesias ou pinta, tudo isso você faz enquanto medita?

Sri chinmoy : 03:36 – 03:59 : Pessoalmente, no meu caso, eu sempre sinto que Alguém está meditando em e através de mim. Conscientemente, eu medito por horas e eu vejo e sinto claramente que o meu Piloto Interior está meditando através de mim.

 

Entrevistador : 03:59 – 04:03 : “Piloto Interior” é uma expressão interessante. Como você pode explicá-la para as pessoas que nunca ouviram falar dela?

 

Sri chinmoy : 04:04 – 04:49 :  Há a jornada. Nós precisamos do barco se quisermos alcançar o destino. Você se torna o passageiro, e há o barqueiro. O barqueiro conduz o barco e nos leva até o destino. Similarmente, na vida interior há também um rio, um rio-consciência. Em sua Generosidade infinita, o Barqueiro permitiu que eu estivesse no seu Barco. Ele está pilotando o Barco até o meu destino. Ele é o Barco, Ele é o Barqueiro e Ele é a Meta. Eu sou um passageiro. Com toda a Sua infinita Compaixão e Amor, Ele navega o Barco até a Meta.

 

Convidado: 04:49– 04:54 :   Você sente que há algum horário dia para se meditar?

 

Sri chinmoy : 04:55 – 06:07 :   Claro que para tudo sempre há um horário especial. neste caso é aconselhável meditar de manhã cedo e à noite, pelo menos duas vezes ao dia. De manhã cedo, antes da correria do dia a dia, se você puder orar e meditar fará um progresso muito rápido. E à noite, quando o sol se põe, sentimos que a natureza fica muito tranquila. De manhã cedo e à noite são os melhores horários para todo e cada ser humano, algumas pessoas ficam acordadas até tarde têm muita dificuldade para acordar cedo pela manhã. Então assim que acordarem será o melhor horário. Se você acorda, digamos, às 5 horas e eu as 10 horas da manhã, 5 horas é para você o melhor horário. Se eu acordo às 10 horas, será o meu melhor horário. Se antes de entrar em qualquer atividade terrena, se eu realizao as minha atividades celestiais, que é a minha vida-oração e vida-meditação, sinto que estou fazendo a coisa certa.

 

Entrevistador: 06:08 – 06:09 :   Oração e meditação não são a mesma coisa?

 

Sri chinmoy : 06:10 : Não, oração e meditação não são a mesma coisa .

 

Entrevistador: 06:11 – 06:20 :   Mas, referente a meditação, para as pessoas que estão nos assistindo, você teria uma dica ou sugestão sobre qual seria o melhor modo de meditar, ou técnica bem sucedida?

 

Sri chinmoy : 06:21 – 07: 03 :   Sim. Quando meditamos, a primeira coisa que a meditação exige de nós é a paz mental. E como conseguir paz mental? Nós conseguimos paz mental quando não permitimos que nenhum pensamento entre na nossa mente. Cada momento que um pensamento entra na mente, nós sentimos que alguém está batendo na porta, martelando a parede. Nós não queremos ser incomodados por pensamentos ou qualquer outra coisa que não esteja em sintonia com a nossa oração e meditação.

 

Convidado: 07:04 – 07:17 : Como você medita conscientemente? É interessante, pois, quando se fala em meditação, a pessoa média na audiência imaginaria a posição de Buda ou algo assim.

 

Sri chinmoy : 07:18 – 07:27 : Agora meditarei. Estamos aqui na TV, no estúdio, e estou muito grato. Veja.

Entrevistador : 07:36: Lá vai. Ele está meditando. Eu não quero interromper, mas tenho curiosidade em saber como ele faz isso. Eu levo três horas para cair no sono…

 

Sri chinmoy : 07:44 – 07:53 : Está sob o meu comando. Eu não permiti nenhuma interferência de pensamentos. Nenhum pensamento. Num fugaz segundo entrei na minha mais elevada…

 

Entrevistador : 07:54 : Mas você me ouviu falando enquanto eu interrompia você?

Sri chinmoy : 07:55 – 08:23 : Sim, eu estava consciente, mas você não me incomodou. Não houve interferência. Eu escutei, mas não me afetou. Como no céu, os pássaros estão voando, os aviões estão voando. Eu não penso que o céu, o vasto céu, se afeta. Quando nós seres humanos ouvimos barulho, nos se incomodamos. Mas o céu não se incomoda..