Estou procurando algo, mas não sei o quê

por Patanga Cordeiro

 

“Dear friends, dear brothers and sisters, dear distinguished professors and deans, here we are all seekers. We are sailing in the same boat, the boat that is carrying us to the Golden Shore of the Beyond. Nothing gives me a greater sense of satisfaction than to be of dedicated service to seekers, for I am also a seeker, an eternal seeker, a seeker of the infinite Truth and Light. …” – Sri Chinmoy, The Meaning of Discipleship

 

 

Picture-5-400x240Se você se depara com a realidade de que está procurando algo, mas não sabe o quê, sinta-se um felizardo. Se você procura por algo que a maioria das pessoas não compreende ou nunca ouviu falar, isso quer dizer que está pronto para ir além do ordinário. Pronto para se descobrir como um ser extraordinário.

 

Você é um buscador. Um buscador da satisfação permanente, genuína. Salvação, Libertação, Nirvana, Realização – todos são termos similares que indicam um estado de beatitude que não se encontra simplesmente em ir ao trabalho, estudar, lidar com a família, descansar nos fins de semana…

 

Tentei compilar uma lista de coisas que indicam que você deve estar despertando e pronto para “algo mais”. Não é uma lista exaustiva – certamente existem muitos outros sinais. Mas esses são os que eu consegui agrupar aqui, baseados nas minhas experiências pessoais e também nas que me contam durante os cursos de meditação. Acho que você só compreenderá o que eu quis dizer em cada um dos temas se estiver passando pela situação descrita. Também não há questão de “superior ou inferior”. São momentos, experiências.

 

 

“Quero mudar”

 

Vontade de mudar algo que é dogmático na sociedade. Bons exemplos: dieta vegetariana, largar de vícios como álcool e cigarro, etc. Todo mundo sabe que é certo, mas (quase) ninguém faz. Você simplesmente não aguenta mais e muda. Talvez não conheça ninguém que tenha mudado, mas você o faz sozinho, a despeito de todos. Ou pode ser até algo bem simples, bem pequeno. No meu caso, eu lembro que, quando tinha uns 16 anos, eu só bebia sucos doces e refrigerantes. Eu não tomava água de jeito nenhum. Aí eu simplesmente resolvi parar de tomar as outras coisas. Resultado: aprendi a gostar de água e me senti capaz de me transformar. A partir daí eu comecei a mudar mais coisas em mim mesmo, até que cheguei na meditação. E hoje em dia eu posso beber tanto água quanto refrigerantes, sem estar vinculado a nada. Outro exemplo comum é começar a praticar esportes, no caso de uma pessoa sedentária. Eu fiquei muito tempo sem me exercitar (digamos, da infância até os 16 anos). Com 16 anos, comecei a praticar esgrima japonesa. O primeiro treino foi MUITO cansativo. Mas eu cheguei em casa com uma alegria que ia além da euforia. Só podia ser algo da minha alma – ela devia estar feliz, pois eu estava fazendo algo que ela queria que eu fizesse.

 

 

“Buscas extremas”

 

Algumas pessoas, quando procuram por algo que não sabem o que é, mas não encontram, tendem a procurar experiências cada vez mais fortes, no intuito de encontrar algo genuíno. A exemplo, tenho colegas que eram de bandas de heavy metal quando encontraram a meditação. Alguns começaram a usar drogas, etc, mas, no caso particular deles, não era uma questão de autodestruição. Eles estavam procurando. Algumas pessoas largam um emprego que paga um ótimo salário para fazer algo braçal. Outro exemplo interessante é o Ayrton Senna. Se você puder ver as entrevistas e gravações das corridas (há alguns filmes sobre ele), você verá que ele ia muito além do que os outros pilotos consideravam um limite. E ele teve experiências espirituais e um despertar interior muito evidente.

 

 

“O santinho”

 

Essa é uma versão oposta do “buscas extremas”. Uma pessoa equilibrada, com tendências angelicais, compassivas, sincero, honesto, puro, mas ainda dinâmico, buscador, aspirante, é assim por um motivo. Ele já tem uma tendência espiritual, provavelmente por já tê-las desenvolvido em outras vidas. Ele precisa encontrar um caminho logo, antes que suas qualidades sejam “devoradas” pelas críticas exteriores.

 

 

“Felicidade em si mesmo”

 

Você tinha um namorado(a), esposo(a) e, depois do relacionamento acabar, você se sente feliz genuinamente, com vontade de se descobrir, com tremenda aspiração. Existe mais um conceito na sociedade, que alguém só é feliz se tiver uma companhia, o que é absurdo. Buddha costumava dizer que só é feliz com uma companhia aquele que consegue ser feliz sozinho (obviamente). Eu mesmo passei por essa experiência. Quando terminei um relacionamento que não era para o progresso mútuo, eu tive uma sensação de felicidade tão intensa que reconheci imediatamente que era um sorriso da minha alma. Eu tinha feito a coisa certa, e muitas e muitas novas possibilidades, mais reluzentes, surgiram diante de mim a partir de então.

 

 

“O desencaixado”

 

Você se sente sozinho, ninguém o compreende. Você sabe que não está maluco, mas que o mundo parece não pensar como você. Na verdade, você ainda não encontrou pessoas que possuem a mesma aspiração que você. Quando o fizer, se sentirá encaixado. E mais, sentirá que a aspiração e o questionamento positivo é um estado natural do ser. E inspirará outras pessoas a fazerem o que sentem ser correto.

 

“O encaixado”

 

Essa é uma experiência inversa de “o desencaixado”. Uma pessoa extremamente popular e bem querida por todos, agrada a todos, lida com todos, possui muitos contatos e muitas pessoas queriam ser como ela. Possivelmente, essa pessoa possui capacidades interiores extraordinárias, mas ainda não está direcionando elas para uma busca espiritual. Assim, ela desenvolve o aspecto exterior. Cedo ou tarde, a pessoa deixa de ter satisfação no mundano e dirige o seu anseio para o Altíssimo.

 

 

Por que meditamos? O que é meditação?

September 13 1976g _0Pergunta: Guru, você fala sobre a meditação. O que quer dizer meditação?

Sri Chinmoy: Meditação quer dizer muitas coisas para muitas pessoas. Cada indivíduo possui uma forma de aprender o segredo da arte da meditação. No nosso caso, quando meditamos, esvaziamos nossas mentes e, então, as preenchemos com algo divino. Isso quer dizer que jogamos fora todos os pensamentos infrutíferos, malignos e não-divinos, e preenchemos a mente com pensamentos gratificantes, iluminadores e divinos.

Pergunta: Por que meditamos?

Sri Chinmoy: A meditação é absolutamente necesária para aqueles que querem ter uma vida melhor e mais satisfatória. Se você sente que está satisfeito com o que tem e o que é, então não precisa entrar no campo da meditação. Mas, se você sente que há um deserto árido em seu coração, eu gostaria de dizer que a meditação é a resposta. A meditação lhe dará alegria interior e paz de espírito. A meditação nunca o tirará de seus pais, de seus filhos, de sua família. Longe disso. Ela apenas aumentará a conexão com os seus entes queridos, pois dentro deles você verá a existência de Deus.

Se você quer desenvolver seus talentos ou aumentar a sua capacidade em qualquer âmbito, eu gostaria de dizer que é obrigatório seguir uma certa disciplina interior. Se você é um cantor, mas deseja cantar infinitamente melhor, se aspirar, eu lhe digo, a sua voz ficará muito melhor. Não há nada na terra que não possa ser melhorado através da meditação.

Se você quer simplificar a sua vida, a meditação é a resposta. Se você quer ter satisfação na sua vida, a meditação é a resposta. Se você quer ter alegria e oferecer alegria ao mundo todo, a meditação é a única resposta.

Se você medita para esquecer do sofrimento ou das dificuldades, então não está meditando pelo motivo correto. Mas, se está meditando apenas para agradar a Deus e satisfazer a Deus da Maneira própria Dele, então a sua meditação é correta. Quando Deus é satisfeito, e Deus é satisfeito na sua meditação, então o papel de Deus é levar embora o seu sofrimento e dificuldades. Mas, se você medita para escapar do mundo ou desafiar o mundo e ficar contra ele, então está fazendo a coisa errada.

A meditação é a sua capacidade consciente, que você deve exercitar todos os dias e todos os segundos, para entrar em sua mais elevada divindade, onde o finito fica completamente perdido no Infinito. A existência finita que você tem e é pode ser facilmente dissolvida no infinito e se tornar completamente uma com o infinito, se você meditar. Isso é o que a meditação é, e o que a meditação pode fazer por você.

Sri Chinmoy, Experiences Of The Higher Worlds, Agni Press, 1977

A missão da alma

a-good-intention-can-change-a-great-many-conditionsCada alma possui uma missão especial?

 Sri Chinmoy: A sua alma tem uma missão especial. Sua alma está supremamente consciente dessa missão.

A maya, ilusão ou esquecimento, faz com que você sinta que é finito, fraco e indefeso. Isso não é verdade. Você não é o corpo. Você não é os sentidos. Você não é a mente. Eles são todos limitados. Você é a alma, que é ilimitada. A sua alma é infinitamente poderosa. A sua alma transcende tempo e espaço.

A sua alma possui uma missão especial? Sim. A sua missão está nos recessos mais profundos do seu coração, e você tem de encontrá-la e satisfazê-la lá mesmo. Não pode haver uma maneira exterior para que você satisfaça a sua missão. O almíscar cresce no corpo do cervo. Ele sente o cheiro do almíscar e, encantado, procura encontrar a sua fonte. Ele corre e corre, mas não consegue encontrar a fonte. Em sua busca interminável, ele perde toda a sua energia e, por fim, morre. Mas a fonte que ele procurava desesperadamente estava dentro de si mesmo. Como é que ele a encontraria em outro lugar?

Acontece o mesmo com você. A sua missão especial ­– que é a satisfação da sua divindade – não está fora de você, mas dentro. Procure no interior. Medite no interior. Você descobrirá a sua missão.

 

Como conhecemos qual é a nossa missão especial?

 Sri Chinmoy: Para saber qual é a sua missão especial, você precisa mergulhar fundo dentro de si. A esperança e a coragem devem acompanhá-lo em sua jornada incansável. A esperança despertará a sua divindade interior. A coragem fará a sua divindade interior florescer. A esperança o inspirará a sonhar com o Transcendental. A coragem o inspirará a manifestar o Transcendental aqui na terra.

Para sentir qual é a missão especial, é preciso sempre criar. Essa sua criação é algo em que você derradeiramente se tornará. Finalmente, você percebe que a sua criação é a sua auto-revelação.

É verdade, existem tantas missões quanto almas. Mas todas as missões se satisfazem apenas depois das almas terem alcançado um certo grau de perfeição. O mundo é um teatro divino. Cada participante tem uma parte em seu sucesso. O papel de um servo é tão importante quanto o do Senhor. Na perfeição de cada papel individual está a satisfação coletiva. Ao mesmo tempo, a satisfação individual é perfeita apenas quando o indivíduo estabelece sua conexão inseparável e realizado sua unicidade com todos os seres humanos do mundo.

Você é um, da cabeça aos pés. Ainda assim, um lugar seu é chamado de orelhas, e outro se chama olhos. Cada lugar tem o seu nome próprio. Estranhamente, apesar de serem todos partes do mesmo corpo, um não pode fazer o papel do outro. Os olhos vêem, mas não conseguem ouvir. As ouvidos ouvem, mas não conseguem enxergar. Portanto o corpo, sendo um, também é muitos. Similarmente, apesar de Deus ser um, Ele Se manifesta através de muitas formas.

Deus nos conta qual é a nossa missão. Mas nós não entendemos a linguagem de Deus, e, portanto, Ele tem de ser o seu próprio intérprete. Quando outros nos falam sobre Deus, eles nunca podem explicar completamente o que Deus é. Eles fazem uma representação imperfeita, e nós ouvimos eles também de forma imperfeita. Deus fala no silêncio. E Ele interpresa a Sua mensagem em silêncio. Devemos também ouvir e entender Deus em silêncio.

 

Sri Chinmoy, The Wisdom of Sri Chinmoy, p 331-332, Blue Dove Press, San Diego, 2000

Como Meditar no Coração

Patanga-pequeno.jpg

My heart of love
Is divinely beautiful.
I love my beautiful heart.

My heart of devotion
Is eternally soulful.
I love my soulful heart.

My heart of surrender
Is supremely fruitful.
I love my fruitful heart.

– Sri Chinmoy

Por Patanga (foto)

O coração espiritual é a sede das emoções mais elevadas. Uma das emoções mais significativas que ele pode nos proporcionar é a de sermos Um com a Luz, a Alegria, ou, simplesmente, Deus. Isso é Amor.

O sentimento de possuir algum objeto (ou pessoa) ou satisfazer um desejos é algo que não se fundamenta no coração. Também, por conta disso, traz felicidade que não é plena e nem permanente. Alguém compra um carro (ou qualquer outro objeto dos seus desejos) acreditando que será feliz derradeiramente. Mas depois surge mais um desejo, e ele o troca por um melhor. Depois compra mais um, e assim por diante.

Já a sensação de estar feliz consigo mesmo, a despeito das situações exteriores, é algo que radica da nossa satisfação plena. Essa satisfação é o resultado de o quão profundamente conseguimos alcançar o nosso Ser interior, a nossa alma, a qual é toda Perfeição.

E a porta para a alma é o nosso coração espiritual.

Como meditar no coração?

Vou ensinar um exercício que Sri Chinmoy valorizava e encontra-se publicado no livro Jewels of Happiness. A parte em itálico é o exercício de Sri Chinmoy. O restante são os meus comentários.

De preferência sozinho, sente-se sem tensão em nenhuma parte do corpo e respire de forma profunda, mas suave. Primeiro deixe que a respiração lhe traga serenidade. Não pense que você está dentro da sua cabeça. Sinta que o seu “eu” está no seu coração. Agora imagine:

“Você pode ter a maior alegria imaginando uma criança infinitamente mais bela que a mais bela criança que você já viu neste mundo.”

Depois de um minuto:

“Dentro de si, você tem uma criança ainda infinitamente mais bela do que ela. Apenas imagine-a. Assim, você terá uma tremenda alegria.”

Essa criança de que Sri Chinmoy fala deve ser a sua própria alma, não? Por isso a sua beleza é tão extraordinária – pois vem da sua própria Perfeição.

Depois de uns três minutos:

“Quando sentir que você é uma criança, imediatamente perceba que está dentro de um jardim florido. Esse jardim de flores é o seu coração. Uma criança pode brincar em um jardim por horas.”

Imagine-se brincando. E agora faça:

“Ela irá de uma flor até a outra, mas não deixará o jardim, pois sentirá alegria com a beleza e fragrância de cada flor. Dentro de você há o jardim, e você pode permanecer ali por quanto tempo quiser. Assim você pode meditar no coração.”

Quando estiver satisfeito, volte a se concentrar na sua respiração e depois de uns instantes, procure alguma atividade espiritual para fazer: leitura, mantras, canções ou a prática de esportes. Deixe que a experiência da meditação primeiro seja assimilada antes de retornar aos seus deveres cotidianos.

 

Como começo a meditar?

sri chinmoy meditação samadhi

Como começo a meditar?

Sri Chinmoy: Primeiro de tudo você deve ler alguns livros espirituais para obter inspiração. Eles não devem ter sido escritos por Mestres espirituais verdadeiros, e não por professores espirituais falsos ou aspirantes que ainda estão no caminho e não alcançaram iluminação. Livros e escrituras espirituais dirão a você como disciplinar sua vida mental e fisicamente até certo ponto. Você pode obter ajuda desses livros por alguns dias ou meses.

Então você perceberá que o seu conhecimento acadêmico da meditação não lhe basta. Você desejará a experiência sólida de meditação. Cada pessoa precisa da sua meditação própria. Se você quiser ir até o fim da estrada e alcançar a sua Meta interior, necessitará da meditação verdadeira da sua alma. Essa meditação o auxiliará a chegar na Meta destinada. Você precisará de um professor espiritual, um Mestre que poderá lhe dar uma meditação de acordo com as qualidades da sua alma. O mestre consegue interiormente dizer ao buscador sobre a sua meditação, ao contatar a sua alma para que venha à tona e dizendo através dela como meditar. Se um Mestre espiritual concede uma meditação, essa meditação é certamente a melhor meditação que o aspirante poderia ter.

Se você não tiver um Mestre, deverá mergulhar fundo dentro de si e obter sua meditação dos recônditos mais profundos do seu coração. A meditação que lhe proporcionar a maior alegria ou uma alegria contínua será a melhor meditação para você. Nem todos terão a mesma meditação. Sua meditação não será boa para mim, e a minha meditação não será boa para você. Você gosta de um certo tipo de comida, e eu, não. Você está certo da sua maneira, e eu estou certo da minha. Todavia, uma vez que saiba qual é a sua melhor meditação, comprometa-se com ela. Na sua mente ou no seu ser aspirante, tente formular algumas meditações. Hoje você pode tentar uma forma, e outra forma amanhã. Se você tem sete tipos de meditação, poderá tentar uma a cada dia. Ao final de uma semana, aquela que lhe trouxe mais satisfação ou alegria duradoura é a sua melhor meditação.

Mesmo se não quiser estudar livros espirituais e não quiser um Mestre espiritual, primeiro de tudo mantenha sua mente calma e silenciosa e permita que a alma conte à mente as coisas que precisa. Se a mente estiver tranquila, poderemos receber a luz da alma na mente. A luz entra na mente também através do coração. Quando meditamos em grupo, fazemos esse tipo de meditação.

Qual é a melhor forma de meditar?

Qual é a melhor forma de meditar?

Sri Chinmoy: A melhor forma de meditar é sentir que você veio da Fonte. Essa Fonte é o Deleite. Quando meditar, sinta que veio dessa Fonte e que está retornando a Ela vitorioso e triunfante. Aqui na terra você cumpre seu papel e então retorna para a Fonte. As escrituras indianas dizem:

“Viemos do Deleite,

Nos tornamos o Deleite.

Ao fim da nossa jornada

Retornamos ao Deleite.”

Essa é a melhor forma de meditação.

Inauguração da segunda estátua de Sri Chinmoy no Brasil 

A segunda estátua no Brasil foi inaugurada no dia 01 de março de 2024, em Curitiba-PR. A estátua está localizada no topo de uma estrutura de ferro formada por uma fonte que foi instalada dentro da maior raia náutica da América Latina, no Parque Náutico de Curitiba. Este é o mesmo local onde está localizada a nascente do Rio Iguaçu, que formará as Cataratas do Iguaçu, as mesmas onde Sri Chinmoy esteve em 1999, e que são uma “Flor da Paz Sri Chinmoy”.

A inauguração contou com a presença de diversas autoridades da cidade, entre elas o prefeito Rafael Greca, que inaugurou a estátua, e o arquiteto Fernando Canali, que projetou sua instalação. A cerimónia foi muito emocionante e, como símbolo da paz, marcou a abertura das comemorações do 331º aniversário de Curitiba. 

Antes de inaugurar a estátua, o prefeito fez um discurso muito emocionado, falando sobre o significado da estátua para a cidade. Mais emocionante ainda foi o momento em que relembrou seu encontro com Sri Chinmoy em 1999, quando era Ministro do Esporte e Turismo. Descreveu Sri Chinmoy como um homem santo, cheio de luz e de paz. 

Várias crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos, também participaram na cerimónia, representando a pureza e a esperança. Para trazer ainda mais entusiasmo, vários atletas, incluindo corredores e remadores, também participaram na inauguração da estátua numa tarde bonita e luminosa. Durante a cerimónia, a tocha da Peace Run foi segurada por todas as autoridades e outros participantes que fizeram os seus votos de paz no mundo.

Por Apara e Thamara

7 erros comuns que podem fazer você desistir da meditação

por Patanga Cordeiro

1 Você não está meditando, mas sim relaxando

Meditação, yoga e relaxamento são coisas muito diferentes. Quando você relaxa, tira a tensão do seu corpo, da sua mente. Yoga são exercícios físicos, que auxiliam indiretamente, pois se o seu físico for saudável, tudo vai ser melhor, inclusive a sua meditação. Já, quando medita, usa a sua força de vontade e poder de concentração para atravessar o véu de inquietação e buscar mergulhar fundo na sua essência, ou permitir que algo mais elevado entre em você. As duas coisas são boas, mas têm propósitos completamente diferentes. Para meditar, você precisa se esforçar, e muito. Prepare-se, dedique-se por semanas, meses, anos. É como um esporte ou uma língua – você precisa se dedicar por bastante tempo para desenvolver proficiência. Mas tem uma dica: mesmo no começo, se praticar com sinceridade, terá um sentimento de satisfação genuína.

 

2 Meditar de olhos fechados ou deitado

Quando fechamos os olhos, o corpo pensa que é hora de dormir. Isso pode fazer que não medite de fato, mas sim fique num devaneio, descanso ou divagação. O mais seguro é deixar os olhos um pouco abertos, fixos num ponto. Além de não deixá-lo dormir, isso ajudará a se focar durante o exercício. É conhecido como “a meditação do leão”. Mesmo que ache difícil no começo, você precisa praticar isso por umas semanas até se acostumar. Então verá a diferença.

Meditar deitado é o mesmo caso de meditar de olhos fechados. A postura deitada é ótima para relaxar, para descansar, para a circulação, mas não para fazer algo que exige intensidade e concentração.

 

3 Viver a vida como antes

A meditação é uma forma de tornar a sua vida mais luminosa a partir de dentro, mas se você deixar a sua vida externa sufocar essa transformação, ficará frustrado e não terá um sentimento de progresso. Na vida exterior, é bom buscar simplicidade, purificação e alegria inocente, deixando para trás na medida do possível hoje as coisas impuras, complexas e prazeres vazios.

 

4 Não praticar todos os dias

Se você não faz algo diariamente, aquilo acaba ficando relegado a uma categoria de baixa importância na sua vida, e você passa a não se esforçar o suficiente para a meditação acontecer. Sri Chinmoy faz a analogia de que, mesmo quando a comida não está tão boa, você ainda come todos os dias. Não é porque a comida de hoje não é a sua predileta que você não comerá. A meditação pode variar todos os dias, mas ainda assim você alimenta a sua alma com ela todos os dias.

 

5 Não ter um horário fixo para meditação matinal

Ter um horário fixo para a meditação matinal é algo que resolve a questão de não conseguir meditar todos os dias. Se você marca um horário cedo, antes de começar o seu dia, sempre conseguirá fazer a sua meditação, independentemente do que estiver acontecendo no mundo. Se na sua casa as coisas começam a acontecer às 7h da manhã, acorde às 6h para meditar. Quando for sete horas e as outras pessoas tiverem acordado, você já terá feito a sua meditação e leitura, e estará pronto para lidar com as coisas de fora, sair para correr, ir para o trabalho, etc.

Se você um dia acordar atrasado, medite na hora que acordar, do mesmo jeito. Chegue atrasado no trabalho ou improvise um café da manhã, mas não deixe de alimentar a sua alma. De noite, antes de dormir, pratique novamente. Mesmo que não tenha um horário fixo para a sua meditação extra da noite, o fato de estar praticando mais uma vez será um auxílio.

 

6 Achar que precisa esvaziar a mente para meditar

A meditação acontece a partir do seu coração espiritual, e não na sua mente. O silêncio mental auxilia bastante na meditação, mas um estado de silêncio completo é uma coisa muito, muito avançada, pertencente a reinos que provavelmente não estão a nosso alcance agora. Você deve diminuir a quantidade de pensamentos, não ficar preso a eles, afugentá-los, ignorá-los. O importante é se concentrar no exercício proposto o máximo possível. Se perder o fio da concentração, apenas retorne ao exercício. Haverá momentos de silêncio, que podem ser muito proveitosos, mas a meditação pode acontecer mesmo se houverem pensamentos incomodando você aqui e ali.

 

7 Ouvir muitos conselhos por aí ou achar que sabe tudo

A internet e as pessoas estão cheias de informação, mas não necessariamente de sabedoria. Suas ideias podem confundir você na sua busca, e talvez você se desvie na sua prática sincera de meditação. O inverso também pode acontecer: você acha que sabe tudo e que sabe o significado de tudo. O que você leu aqui também está incluso.

O melhor é largar os seus próprios conceitos e também os dos outros e aprender diretamente com um Mestre genuíno, alguém que alcançou a iluminação de forma permanente e recebeu uma comissão divina para ensinar. Você saberá quem é o seu Mestre quando estiver pronto, estiver diante dele, e exercitar a sua sinceridade.

Sete mitos da meditação

frase inspiradora sonhos

Sete mitos da meditação por Patanga Cordeiro

1 Encostar o indicador no polegar e apoiar as mãos nos joelhos

Para meditar não é preciso deixar os dedos das mãos se encostando, como uma estátua hinduísta. Apesar de que tudo influencia na meditação, inclusive a posição das mãos, essa posição não é necessária e pode não lhe ajudar. Mas você pode deixar suas mãos de forma confortável, sem se preocupar com a imagem clichê que aparece na TV.

 

2 Eu fecho os olhos para meditar

A forma mais difícil de meditar é com os olhos fechados, pois existe uma forte tendência ao sono ou devaneio. Se quiser relaxar, sim, feche os olhos. Se quiser meditar, deixe os olhos entreabertos, focados num objeto de concentração, e sua meditação será muito mais fácil. Mesmo que ache difícil no começo, você precisa praticar isso por umas semanas até se acostumar. Então verá o resultado.

 

3 Meditação é tratamento de saúde mental

A meditação é praticada desde o início da humanidade como uma forma, uma linguagem para reunião com o divino. A humanidade pratica meditação há pelo menos uma dezena de milênios. Recentemente (nos últimos cinquenta anos, digamos), foram associados benefícios para a saúde mental vindos dos exercícios de meditação, mas a esfera médica é algo que não possui relação estrita com a busca pela Verdade última. Se você tiver um corpo perfeito e uma mente perfeita, ainda assim não terá iluminação. Há Mestres que realizaram a Verdade altíssima e não tinham corpos ou mentes perfeitas.

 

4 É preciso ser um monge budista para meditar

Se a sua vida for muito complexa, é claro que a sua meditação será muito difícil. Se tiver uma vida simples, focada naquilo que importa, isso será um auxílio. As tradições monásticas de todas as denominações (cristã, budista, hinduísta, etc) existem para quem quer ter um estilo de vida rigorosamente simples, que é de auxilio grande à meditação. Mas há Mestres modernos, como Sri Chinmoy, que pedem que seus alunos permaneçam na sociedade, trabalhando, mantendo os laços familiares existentes, e encarem isso como uma forma de prática espiritual.

 

5 Preciso sentar de pernas cruzadas para meditar

Sentar-se de pernas cruzadas ou na posição de lótus pode ser um auxílio para a meditação, pois ajuda a manter a coluna ereta. No entanto, se o desconforto for considerável, é melhor meditar sentado numa cadeira (você pode sentar-se na ponta, sem usar o encosto, para deixar a coluna reta). Meditação não é exercício de alongamento e nem austeridade. Ela é um mergulho profundo.

 

 

6 A meditação desenvolve capacidades de enxergar coisas, auras, ler pensamentos, etc

Se você desenvolvesse capacidade de enxergar a aura dos outros, das coisas, ou ver o futuro, ou ler pensamentos, provavelmente seria o fim da sua busca espiritual. A maior parte das pessoas ficaria encantada com esse tipo de coisas, ou então profundamente entristecida, e de toda forma presa a essas realidades. Sri Ramakrishna costumava dizer que se uma pessoa tiver um único dentre os oito poderes, ela não realizaria Deus. Depois de alcançar a iluminação, Deus pode, se quiser, conceder qualquer poder a você, pois isso não o perturbará.

 

7 Cada um pode criar o seu próprio caminho

Cada pessoa chega na meta de uma forma, sim. Mas é muito comum observar as pessoas adquirindo ideias ou práticas aqui e ali, mas apenas aquelas as quais gostam, se identificam, ou se sentem confortáveis. Se você for o seu próprio mestre e decidir quais coisas deve fazer ou não fazer, provavelmente não fará nenhum progresso, pois continuará com a mesma compreensão e consciência do mundo. Um buscador que está pronto para fazer progresso na sua meditação e na sua vida espiritual precisa encontrar seu Mestre, para que possa ser moldado, ter as experiências que são necessárias (e não as que são agradáveis ou confortáveis) e se tornar um ser mais perfeito a cada dia.

🌸 Frases inspiradoras – fé e a impossibilidade | Sri Chinmoy

🌸 Frases inspiradoras – fé e a impossibilidade | Sri Chinmoy

🌸 Uma série de poemas, frases e mensagens de Sri Chinmoy sobre espiritualidade, meditação, autoconhecimento e a busca interior.

🔥 BUSCANDO AUTOCONHECIMENTO? 🔥 Acesse tudo aqui:

meditacaosp.com/conteudo | (copie/cole ou use o link na bio)

🪷 Curso de meditação para autoconhecimento | @centro_sri_chinmoy_meditacao
📖 Melhor livro de meditação – cupom livromeditacao10 | @leao.livros
🌸 Meditação aos domingos, restaurante e biblioteca de livros e jogos | @casamadal
🎼 Música para meditar e mantras | meditacaosp.com
🎞️ Vídeos, exercícios, perguntas e respostas | youtube.com/

#mensagem #frases #srichinmoy #fé #impossibilidade

“O silêncio transforma tudo em beleza.” -Sri Chinmoy

 

 

Possam minhas singelas orações

Ajudar a humanidade

De alguma pequena forma.

 

  • Sri Chinmoy

 

 

Impossibilidade é um muro

Que pode ser estilhaçado

Em pedaços.

 

  • Sri Chinmoy

 

Deus não se importa

Quando eu faço perguntas a Ele,

Mas Ele se importa

Quando eu não uso as Suas Respostas.

 

  • Sri Chinmoy

 

 

Todas as manhãs

Deus quer que nós limpemos

O caminho do coração.

 

  • Sri Chinmoy

 

 

Não acredita na

Impossibilidade.

 

  • Sri Chinmoy