Meditação da mulher

_____________________________________________________________________________

.

Aos Olhos de Deus, não há homem e não há mulher.

Aos Olhos de Deus, eles são um.

O homem é o rosto; a mulher é o sorriso.

Sem o rosto, como pode haver um sorriso?

E, se não há sorriso, de que serve o rosto?

Logo, ambos são igualmente importantes.

.

– Sri Chinmoy

meditação da mulher músicas

Meditação da mulher


 por Bhumika Barros

“Em nome das mulheres de todo o mundo, a alma de Maitreyi nos diz o que uma mulher quer.

Ela disse ao seu marido Yagnyavalkya, o sábio sem par dos Upanishads, que nada a satisfaria, a não ser a Imortalidade.

Quando ela disse ‘Imortalidade’, não se referia ao prolongamento da existência física por milhões de anos. Significava que ela queria ter a consciência imortal, a consciência da Imortalidade, interior e exterior.”

Sri Chinmoy

“Após trinta anos de pesquisas sobre a alma feminina, a grande pergunta que eu não sou capaz de responder é: o que quer uma mulher?”

– S. Freud

Comentários:

Por séculos, milênios mesmo, a mulher vem lutando para se impor, se colocar na sociedade de forma igualitária, usando o homem como sua referência. Partimos às vezes, para uma posição equivocada de superioridade. Outras vezes, para uma visão materialista da ‘vida eterna’, querendo ser e parecer eternamente jovens, etc.

Mas, na minha visão, todos os textos acima vêm nos elucidar sobre nosso papel no mundo, o qual realmente não é diferente do papel do homem, nosso irmão. É realizar Deus dentro de nós, realizar a maior das conquistas humanas: a de que somos seres divinos! E até mesmo, quando nos dedicamos, através dos mais diversos artifícios para nos manter eternamente (e falsamente) jovens, estamos em busca (embora sem saber) dessa Imortalidade maior. Esse é o desejo/aspiração que existe dentro de todos(as) nós. Vencer nossas inseguranças ancestrais é o nosso desafio maior nesta vida. Acolhermos nossa incrível força e nossa magnânima suavidade (por que não?) é o desafio maravilhoso que se coloca à frente dessa existência terrena. Vamos a essa luta???

Meditação – o papel da mulher na vida espiritual

Pergunta: O que você tem a dizer sobre o papel da mulher na vida spiritual, em tempos de ‘liberação feminina’ e tudo que isso implica?

Sri Chinmoy: Aos Olhos de Deus, não há homem e não há mulher. Aos Olhos de Deus, eles são um. O homem é o rosto; a mulher é o sorriso. Sem o rosto, como pode haver um sorriso? E, se não há sorriso, de que serve o rosto? Logo, ambos são igualmente importantes.

“Deus é Mulher,

Eu sou Sua boneca.

Ela é o meu Amor,

Ela é o meu Todo.”

– aforismo de Sri Chinmoy

“Algumas coisas precisam ser destruídas

Para encontrarmos o dia-Alegria.

Por exemplo,

A enchente-impureza do homem

E

O vôo-insegurança da mulher;

O reino-animal do homem

E

A caverna-medo da mulher.”

Sri Chinmoy

(Acho importante o preâmbulo acima, para introduzir o próximo texto, que foi uma palestra oferecida por Sri Chinmoy em 1973, sobre o tema, Kundalini: o Poder-Mãe.):

O Poder-Mãe


Kundalini Yoga é a Yoga da Shakti, o poder da Deusa divina. Temos que valorizar o aspecto Mãe e, ver a Mãe espiritual em cada mulher. Houve um tempo, quando as pessoas diziam que a mulher não era feita para a vida espiritual. Esses tempos passaram. Agora, é óbvio que homens e mulheres aspiram igualmente bem. A mulher nunca poderá ser um obstáculo ao progresso do homem, uma vez que o homem dê o devido valor à aspiração da mulher. A aspiração e a dedicação feminina, podem caminhar perfeitamente bem com a aspiração e a dedicação masculina. Na Kundalini Yoga, é a Mãe, a Mãe Divina, quem preenche e libera. Quando a Mãe Divina libera o homem e a mulher das redes da ignorância, ela sente que seu papel está feito. Kundalini é o poder de Shakti, e cada mulher representa a Shakti transcendental, o Poder-Mãe.

É através da entrega devotada à Mãe Suprema em nós, a Kundalini, que podemos liberar a nossa existência terrena e sermos libertados da ignorância. É através de nossa entrega constante à Vontade da Mãe Suprema em nós, que podemos nos satisfazer.

A cada um de vocês, eu ofereço minha mais profunda gratidão. Vocês vieram aqui com a maior sinceridade para aprender sobre o Poder-Mãe. Nada me dá mais alegria do que estar ao serviço de suas almas aspirantes. Alguns de vocês estão seguindo o caminho da Kundalini Yoga; alguns de vocês seguem outros caminhos. Há várias estradas a seguir, mas, todas nos levam à mesma Meta. Do que precisamos é de sinceridade. Do que precisamos é de pureza. Do que precisamos é de um consciente e constante clamor interior. Então a Meta, a Meta transcendental, estará dentro de nós a um fácil alcance.

Vídeos inspiradores para mulheres

A corrida mais longa do mundo sobre a perspectiva de uma mulher


Documentário – O espírito de uma corredora

“Do diretor Jessie Beers-Altman, este é o mais profundo documentário já feito sobre a Corrida de 3100 milhas. Segue a corredora Suprabha Beckjord – que completou 13 vezes a corrida – em seus objetivos de completar a edição de 2008. ‘O Espírito de uma Corredora’ desafia nossa definição de possibilidade, uma vez que explora a capacidade de resistência do coração humano.”

Boa Busca!

Meditação da mulher

Páginas recomendadas

2017/12 – Curso em SP O próximo curso de meditação em São Paulo será em dezembro, na zona sul. Para mais informações veja as páginas sobre o curso
MARÇO / 2017 – Curso de meditação no sábado... O próximo curso de meditação começará no meio de março, num sábado. Será com o alemão Samalya Schäfer, que mora em Berlin e já deu cursos em divers...
Meditação | aprenda a meditar em São Paulo "A jornada exterior começa repleta de entusiasmo e terminha cheia de paz. A jornada interior começa repleta de alma, mas ela nunca termina." —...
Livro dos Sonhos Está disponível mais uma tradução dos livros de Sri Chinmoy. O livro "Sonhos" é uma compilação de perguntas e respostas sobre o significado espirit...