Adquirindo disciplina para meditar e hábitos que devemos deixar para aprender a meditação

trecho do livro O Mundo Interior e o Mundo Exterior

livro meditacao

Ouvinte: Eu gostaria de saber quanta disciplina é exigida para se adquirir mestria na meditação.

Sri Chinmoy: Toda a disciplina que puder coletar de si. A disciplina é um processo contínuo. Fazemos progresso nesse processo. Mas depende de quão sinceramente o indivíduo aceita a vida espiritual. Se ele deseja se tornar perfeito, então deve disciplinar não apenas o seu corpo, vital e mente, mas a sua vida toda, completamente. Se quiser apenas um pouco de satisfação da vida, não precisará passar por essa autodisciplina completa. Depende de quanto o buscador precisa da sua vida interior.

 

Donna Halper: Como alguém disciplina a sua vida? O que é preciso fazer?

Sri Chinmoy: A pessoa deve ser cuidadosa de todas as maneiras, começando pela mente. Ela deve sentir que a sua mente é um quarto que possui algumas portas e janelas, portas e janelas que permitirão que o mundo todo entre. O buscador deve fechar as portas e janelas e ficar diante de uma das portas. Então deve permitir que apenas os pensamentos e ideias que o auxiliarão em sua vida espiritual entrem. Pureza, paz, harmonia e coisas do tipo – tais são os seus amigos. Ele permitirá que apenas esses amigos entrem no seu quarto-mente e conversará apenas com eles. É assim que praticamos.

 

Donna Halper: É preciso ir embora para algum lugar? A pessoa deve ir para um ashram ou sinagoga para ser bem-sucedido na meditação?

Sri Chinmoy: Não é preciso ir a qualquer lugar. A meditação depende completamente da sinceridade interior. Há muitas pessoas que estiveram em ashrams e mosteiros e não conseguiram superar os pensamentos ruins das suas mentes. Se permanecer num quarto fechado, isso não quer dizer que não terá pensamentos sobre o mundo do lado de fora. É recomendável que buscadores meditem em certos lugares e em certas horas, mas a meditação não requer uma vida de reclusão.

 

 

Ouvinte: Eu gostaria de perguntar se ele sente que uma pessoa deveria se abster de ter relações físicas e sexuais caso queira desenvolver a sua meditação. Em outras palavras, essas coisas atrasam o nosso desenvolvimento espiritual?

Donna Halper: Alguém que deseja desenvolver sua meditação deve abster-se do sexo?

Sri Chinmoy: Sim, é recomendável. É necessário abster-se de todos os movimentos vitais inferiores caso o buscador queira fazer o progresso mais rápido na meditação.

 

Donna Halper: Quais são algumas das outras coisas que devemos abandonar para fazer progresso na meditação?

Sri Chinmoy: A pessoa deve abandonar as drogas, o fumo e o álcool. Há diversas outras coisas que não são saudáveis do ponto de vista espiritual, mas essas são as mais danosas.

 

Donna Halper: Quando alguém faz isso, sua meditação melhora – estou certa?

Sri Chinmoy: A pessoa se torna um veículo muito mais receptivo para a luz.

 

Ouvinte: Se alguém fracassasse na autodisciplina para meditação e outros aspectos da vida, se alguém achasse realmente muito difícil deixar de fumar, beber ou a vida sexual e ainda quisesse meditar, a meditação seria um caso perdido para essa pessoa?

Sri Chinmoy: Não será um caso perdido se a pessoa for sincera. Se ela orar a Deus por Sua infinita Compaixão, Deus dará a ela a capacidade necessária para disciplinar sua vida. Basta a pessoa orar a Deus pela Compaixão infinita de Deus. A Luz-Compaixão de Deus será capaz de iluminá-la, e suas fraquezas e imperfeições não ficarão com a pessoa para sempre.

 

Donna Halper: É possível que uma pessoa não esteja pronta para meditar num dado momento, mas que depois fique pronta para meditar?

Sri Chinmoy: Sim, é possível. É como cozinhar. Não é todos os dias que preparamos a refeição mais deliciosa. Num dia, alguém faz algo delicioso; noutro dia, fracassa. Mas essa pessoa não desiste de cozinhar ou de comer apenas porque nem sempre é bem-sucedida.

 

Donna Halper: Portanto, o nosso ouvinte deve simplesmente continuar tentando, e, por fim…

Sri Chinmoy: Por fim ele se tornará perito. Aprender meditação é como aprender qualquer coisa. Não nos tornamos peritos da noite para o dia. Às vezes alguém consegue fazer algo bem, e às vezes ficará bem ruim. Mas, se continuar estudando, praticando, por fim se tornará perito.

 

Donna Halper: E, portanto, meditação é algo que se deve praticar?

Sri Chinmoy: Praticar é preciso em todos os âmbitos da vida.

 


 

Relacionado

Meditação para iniciantes