por Patanga

Nos artigos sobre exercícios e técnicas, eu já deixei várias dicas práticas – como meditar no coração, que técnicas usar, em que horário praticar. Aqui, comentarei brevemente sobre o aspecto mais interior para uma boa meditação.

 

DSC_3891.jpgChoro Interior

Quando você se senta para meditar, é exatamente a mesma coisa que sentar-se para uma refeição – uma refeição interior. Assim como comemos pelo menos três vezes por dia – para alimentar nosso corpo -, todos os dias também devemos alimentar nosso ser interior – que é o motivo da nossa existência.

Contudo, sentar-se no altar certamente não irá resolver a sua necessidade. Você precisa receber. E, para receber, precisa pedir. Quando um bebê chora porque está com fome, sua mãe vem correndo para alimentá-lo. Igualmente, precisamos ter o anseio, o choro interior de quem está faminto. Assim, nosso Pai ou Mãe virá nos alimentar. O choro do filho é a prioridade do Pai.


Como desenvolver esse clamor interior?

Procurando a companhia daqueles que já o têm em alguma medida. Assim como uma brasa vermelha se apaga longe do fogo, uma brasa apagada se acende mais uma vez quando retorna. A companhia de pessoas que buscam satisfazer a vida interior trará à tona você o seu choro interior.


Aititude desprendida

Ao meditar, devemos buscar alcançar o máximo – ir mais longe, subir mais alto, mergulhar mais fundo. Esse deve ser o nosso grau de esforço, nossa intensidade interior. Contudo, o resultado não está nas nossas mãos. O nosso dever é agir; o resultado fica a critério do Divino. Cultivando uma atitude desprendida, não ficaremos frustrados se os resultados não forem como esperávamos. Lembre-se que a esperança é excelente, como um sonho que nos leva adiante – mas a expectativa é quando usamos nossos sonhos de forma a limitar nossas possibilidades.


sri-chinmoy-7000lbs-lift.jpgNunca desista

Meditação é como uma fazenda. Hoje você planta, amanhã irriga, e depois espera – um, dez ou cem dias. E então vêm os frutos do seu trabalho.

A cada dia você vai aprender a meditar melhor. Sem exceção. Se por um dia, uma semana ou um ano as suas meditações não são muito boas, não pare. Você está aprendendo a meditar a despeito do resultado. Isso será um grande aprendizado. Nos tempos seguintes, você voltará a ter boas experiências – que será um outro aprendizado. Nada é bom ou ruim – é uma questão de que temos que aprender certas coisas, ao passo que outras já sabemos. Na espiritualidade, uma vez que você prova a sua sinceridade, um Auxílio inesperado surge e o leva para muito além do limite da sua imaginação. Nunca desista.

Páginas recomendadas

Mundo das estrelas por Patanga Hoje eu estava chegando de viagem, por volta das onze da noite. Olhando para cima, reparei no céu. O tempo estava metade nublado de...
Livros sobre Meditação e Alegria Novidade: audiobooks gratuitos Audiobooks sobre meditação e espiritualidade - download em MP3 O livro Meditação, yoga e a arte d...
Audiobook em MP3 grátis – A Aventura da Vida... Faça o download gratuito dos 14 capítulos em mp3 do livro A Aventura da Vida, de Sri Chinmoy. Opcional: livro impresso Mais audiobooks grat...
Cursos de meditação gratuitos em Osasco – SP... Em breve começaremos cursos de meditação grátis em Osasco - SP