srichinmoyrunning.jpgpor Adriano

Uma das principais qualidades que um buscador espiritual deve aprender no início de sua jornada rumo a realização em Deus é a disciplina. Quando falamos de disciplina, normalmente as pessoas a entendem como algo árduo e com sofrimento, uma coisa que irá fazer com que ela cumpra o seu dever como algo que lhe foi imposto.

Na vida espiritual, a disciplina tem um papel fundamental. É claro que existem muitas outras qualidades a serem desenvolvidas. Porém, antes de tudo, a disciplina é algo que, quando conquistada, nos oferece uma outra qualidade, chamada alegria. Não existe nada mais alegre do que conquistar um objetivo proposto por nós mesmos. Quem não se sentiu feliz ao alcançar um objetivo, tal como: passar em uma prova, completar uma maratona, conseguir emagrecer, etc? Certamente o que todas essas conquistas tem em comum é a disciplina que a pessoa teve para alcançar o objetivo.

Sri Chinmoy escreveu vários textos sobre disciplina. Dentre eles:

 

 “Somente uma vida de disciplina,
Tem a capacidade de correr
mais rápido que o mais rápido para o Inifinito.
Uma vida de disciplina
Simplifica todos os problemas mundanos do buscador,
E acelera sua jornada para Deus
Muito além da sua imaginação.”

          – Sri Chinmoy

 

O simples fato de o buscador espiritual acordar cedo para meditar, no mesmo horário e todos os dias, faz com que ele comece a desenvolver essa qualidade divina fundamental para se alcançar a Meta. Junto com a disciplina, existem outras três qualidades divinas que o buscador espiritual no início de sua jornada deve possuir, mesmo que de forma latente. São elas:

tabellone.jpg

 

Determinação

Sem essa qualidade o buscador não será capaz de superar os obstáculos que surgirão em sua frente. A determinação nos faz ir além, nos faz transcender aquilo que nos puxa para trás, e até mesmo acelera o nosso processo, para que alcancemos os nossos objetivos. Um bom exemplo é a letargia que aparece no momento de nossa meditação. O único remédio para a letargia é a determinação. Isto é, estando consciente de onde queremos chegar, facilmente levantaremos da cama com toda energia para meditar logo pela manhã.

 

Coragem

A vida espiritual é um mergulho rumo ao desconhecido. Sabemos que o destino final é a Realização em Deus, mas o caminho até ele é desconhecido. Ao adentrarmos na vida espiritual, não sabemos o que virá pela frente, porém a coragem nos dará forças para caminharmos na vida espiritual sem temer os obstáculos que aparecerão. No decorrer desse caminho, a coragem nos guiará – não para desviar dos problemas, mas sim enfrentá-los com toda determinação.

 

Paciência

Essa qualidade realmente possui muita força – apesar de não parecer. De acordo com Sri Chinmoy, ninguém atingirá a realização da noite para o dia, pois é um processo que leva tempo. A paciência é fundamental para sabermos que um caminho espiritual leva tempo para nos levar ao destino. Portanto, os frutos da meditação não virão do dia para a noite. Temos que esperar o momento certo, a Hora de Deus, para apreciar os frutos da vida espiritual.

 

Cada qualidade divina está ligada uma à outra, porém algumas delas só serão desenvolvidas com a meditação. A disciplina é algo que todos nós temos, alguns mais e outros menos, e o que precisamos para desenvolvê-la é de apenas uma pequena mudança de hábitos em nossas vidas. E, finalmente, com um pouco de disciplina, as outras qualidades virão a florecer de modo gradual na vida de qualquer pessoa que se dedique à vida espiritual.