Introdução à meditação 7 – sabedoria ou conhecimento interior?

Negligenciamos a palavra ‘sabedoria’, mas isso é infelizmente um erro. Conhecimento e sabedoria são coisas diferentes. Conhecimento é como um livro da biblioteca. Conhecimento lida com fatos. Sabedoria lida com realidades interiores e coisas divinas interiores. Quando falamos sobre amor, devoção e entrega, sabemos que o amor, devoção e entrega são fundamentados na sabedoria. Deixamos a vida comum, mundana, humana – por quê? Porque a sabedoria despertou em nós. Não é que imediatamente o amor por Deus surge, a devoção surge, não. A sabedoria nos compele ou nos inspira a deixar a vida comum mundana, a vida familiar, a vida-desejo. A sabedoria nos mostra que a vida desejo é como mastigar espinhos.

-Sri Chinmoy, do livro Light Language, Vidagdha Bennett.

Muitas pessoas nos ligam ou comparecem aos nossos cursos buscando ‘auto-conhecimento’ ou ‘conhecimento interior’. O que gostaríamos de compartilhar aqui é que o uso dessa palavra conhecimento pode nos dar a impressão de que é algo que você pode obter vindo no curso ou que alguém pode passar a você.

Na verdade, não pode. A sua alma ou o seu Mestre espiritual podem infundí-lo de sabedoria, e você pode nunca ter lido um livro. Sri Ramakrishna, por exemplo, era praticamente analfabeto.

No entanto, para não cerrar as portas da nossa alma e para iluminar nossa mente na busca por um Caminho ou Mestre espiritual que abrirá as portas da nossa consciência para a sabedoria divina que é nosso direito de nascimento, é de utilidade você ter contato com escritos de um Mestre diariamente, lendo seus livros e tentando, ao invés de aprender o conhecimento ali apenas, absorver a luminosidade da consciência do Mestre que ali permeiam. Quando você fala sobre um Mestre espiritual ou lê ou comenta seus ensinamentos, isso não lhe traz uma abertura, um certo deleite? Pois é, quer dizer que sua consciência está se elevando, ficando mais próxima da sabedoria. Não é a discussão em si do tema, mas sim a luz que permeia o nome do Mestre e seus atos o que importa principalmente.