sri-chinmoy-manos-corazon.jpgpor Adriano

A meditação e oração são dois caminhos que nos levam à unicidade com o nosso Senhor Supremo. A meditação é um momento em que Deus fala e nós escutamos. A oração acontece quando nós falamos e Deus nos escuta. Meditação e oração são de fundamental importância na vida de um buscador espiritual.

Sri Chinmoy, no livro Meditação – A Perfeição do Homem na Satisfação de Deus, escreve um capítulo inteiro sobre a meditação e oração, e uma definição muito interessante foi extraída desse livro:

“A melhor definição de oração é praticá-la diariamente. A melhor definição de meditação é vivenciá-la com toda alma. A melhor definição de yoga é vivê-la sinceramente. A melhor definição de Deus é amá-lo, e apenas a Ele, incondicionalmente.”

A oração mais elevada já escrita é “Seja feita a Vossa Vontade”. Jesus Cristo escreveu essa oração. No momento em que voltarmos nossos corações, com toda alma, para encorporar essa oração, estaremos orando no que existe de mais elevado, que é Deus, e assim teremos alegria de forma imensurável, pois somente satisfazendo a Vontade de Deus encontraremos o paraíso na Terra.

A meditação não deixa de ser uma forma de oração, porém ela transcende a oração. No momento em que meditamos, obtemos luz, paz, felicidade. Deus se comunica conosco, e com toda sua sabedoria e grandiosidade Ele sabe o que nós precisamos em nossas vidas. Se Ele sabe o que precisamos, então não existe necessidade de orar por nada, apenas orar para oferecer nossa gratidão a Deus por tudo que somos e temos.