“Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas dágua em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.

Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade….”

-Rubem Braga, do site frases de meditação.

Mente e coração: uma meditação

A crônica de Rubem Braga e a grande dicotomia que expressa me fez lembrar comentários do meu Mestre Sri Chinmoy sobre a natureza da mente e do coração.

 

O coração é e age e entende tudo como “o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade”.

 

A mente é e analisa e disseca tudo como em “…Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta”.

 

É por isso que a meditação acontece com facilidade no coração, e dificilmente acontece na mente. Ainda quando acontece, é árida, insatisfatória, duvidosa. No coração, você dá um passo de volta para os melhores tempos da sua infância (pois a criança tem mais acesso ao coração – é por isso que ela é tão bonita), e nem precisa fazer mais nada por aquele momento. Basta sentir no silêncio do templo do seu coração aquilo que deve fazer.

 

Lembro de algo que Sri Chinmoy disse uma vez (foi uma gravação de áudio de muitos anos atrás, por isso não tenho aqui as palavras exatas, e sim só o que lembro), sobre o primeiro dia ensinando meditação para os outros: não adianta ficar falando que a mente é ruim. Não. O correto é simplesmente utilizar mais o coração. A mente vai sendo iluminada posteriormente por sua proximidade com o coração que vai se iluminando. Só use mais o coração.

 

Como usar mais o coração? Tem várias palavras que terminam com “ção” que vão lhe ajudar a ficar mais no cora”ção” e sentir mais satisfa”ção”

 

  • Meditação (diária, com aspiração interior)
  • Oração (em silêncio, diariamente)
  • Devoção (em pensamento, em ação)
  • Canção (canções espirituais, canções de devoção, claro)
  • Perfeição (por exemplo, nos esportes, ao dar o máximo de si ainda mantendo uma atitude de devoção – para quem já teve a experiência, parece ser a perfeição por um instante, não?)
  • Ação (ação correta, instigada pelo divino dentro de si)