Como meditar bem

meditando bem
boa meditação

Como meditar bem?

textos de Sri Chinmoy do livro Meditação 


 

Para meditar bem, chore como uma criança

Uma meditação bem-sucedida depende inteiramente do nosso choro interior. Quando uma criança está com fome, realmente com fome, ela chora. Talvez ela esteja no primeiro andar, e a mãe dela no terceiro. No entanto, quando a mãe ouve o choro, ela desce imediatamente para alimentar a criança.

Vejamos a meditação como uma fome interior. Se estivermos realmente famintos, nosso Pai Supremo virá correndo, não importa onde estivermos chorando. Se o nosso choro for intenso e sincero, começaremos a progredir espiritualmente no mesmo instante. De outro modo, pode levar anos e anos.

A realização-Deus não é como o café solúvel – algo que você faz na hora. Ela requer tempo. Se alguém disser que pode fazer com que você realize Deus da noite para o dia, não o leve a sério. Leva vinte anos para conseguir o mestrado universitário, que se baseia em conhecimento exterior. A realização-Deus, que é infinitamente mais importante e mais relevante, naturalmente levará muito mais tempo. Com isso não pretendo desanimar ninguém de forma alguma. Se a sua fome interior for sincera, Deus irá saciar essa fome.

Se praticarmos a concentração e a meditação com regularidade, com toda a certeza seremos bem-sucedidos. Se formos realmente sinceros, atingiremos a meta. Mas a dificuldade é que podemos ser sinceros por um dia ou por uma semana, e então sentimos que a meditação não é para nós. Queremos ter a realização-Deus da noite para o dia. Pensamos: “Vou orar por uma semana, um mês, um ano”. Depois de um ano, se não obtivemos a realização-Deus, desistimos. Sentimos que a vida espiritual não é para nós.

A estrada para a realização-Deus é longa. Às vezes, ao longo do caminho, você verá belas árvores, com folhagens, flores e frutos. Outras vezes, você verá que há somente a estrada, sem nenhum cenário bonito. Às vezes, você pode sentir que está num caminho sem fim, passando por um deserto árido, e que a meta se encontra a impossivelmente distante. Entretanto, você não pode desistir de andar só porque a distância parece muito longa, ou porque você está cansado e não tem inspiração. Você precisa ser um soldado divino e marchar em frente, corajosa e incansavelmente. A cada dia viajará um quilômetro. Dando um passo de cada vez, por fim você alcançará a sua meta. Quando isso acontecer, sentirá que a luta realmente valeu a pena.

Ame o campo de batalha da vida, porque a alegria está sempre pulsando, secreta e abertamente, tanto na sua vitória quanto na sua derrota.

 

Mantendo o entusiasmo para meditar bem

P: Como posso manter o entusiasmo para meditar todos os dias? Algumas vezes não tenho nenhuma inspiração para meditar.

R: Alguns dias você não quer meditar porque não renovou o amor, a devoção e a entrega ao seu Piloto Eterno no início da manhã. Todos os dias o seu Piloto Eterno está pronto para saciar a sua fome interior. Ainda assim, talvez você não ofereça sua gratidão a Ele, nem mesmo por um segundo. Se puder sentir um fluxo de gratidão percorrendo o seu interior, você poderá facilmente ter uma meditação maravilhosa todos os dias.

O que você deve fazer se não sentir entusiasmo ou inspiração para meditar num dia específico? Por um breve momento, lembre-se do que era antes de entrar na vida espiritual. Ao ver a diferença entre o que você era antes e o que é agora, automaticamente uma fonte de gratidão ao Supremo nascerá em você, porque foi Ele quem o inspirou e despertou o seu clamor interior, e é Ele quem está satisfazendo a Si mesmo em e através de você.

Outra coisa que você pode fazer é lembrar de numa vez em que teve uma meditação muito sublime e mergulhar profundamente nessa experiência. Pense na essência dela – como você ficou comovido, como estava saltitando em deleite. Num primeiro momento, você só vai imaginar a experiência, porque não está tendo aquela meditação realmente. Porém, se entrar no mundo da imaginação e permanecer ali durante dez ou quinze minutos, o poder entrará de maneira automática na sua meditação e dará frutos. Assim não será mais imaginação. Você estará arraigado no mundo da meditação.

Há mais uma coisa que você pode fazer. Tente sentir que o que você mais estima em seu ser – a sua alma, o seu Mestre ou o Supremo – está com muita fome, e que você pode alimentá-lo com a sua meditação. A sua alma, o seu Mestre e o Supremo são eternamente um, mas veja-os como indivíduos separados. Se o que você mais estima em você está faminto e você puder alimentá-lo, não fará isso? Se você realmente considerar alguém como a coisa mais importante que você tem, o seu coração vai compeli-lo a alimentá-lo. Quando você o alimenta, ele lhe trará satisfação, e nessa satisfação você se tornará eterno, infinito e imortal. Quando a criança está com fome, a mãe vem correndo alimentá-la. Depois de ser alimentada, a criança sorri para a mãe. E a mãe vê o mundo inteiro, o universo todo dentro daquele sorriso, porque o filho é o seu universo. Ao alimentar quem você mais gosta, e quem você mais gosta sorrir, você sentirá que o seu mundo inteiro está sorrindo.

Você não pode ter todos os dias uma refeição deliciosa. Na vida espiritual, especialmente no começo, é quase impossível ter uma meditação muito bem-sucedida todos os dias. Até mesmo os Mestres espirituais passaram por períodos de seca na vida interior. No entanto, mesmo se a comida não for inspiradora, ainda assim você a comerá para manter o seu corpo em boas condições. Ao meditar você está alimentando o seu ser interior, a alma. Se não conseguir sustentá-la com a refeição mais deliciosa todos os dias, não deve desistir de tentar. É melhor alimentar a alma com alguma coisa do que deixá-la morrendo fome.

Para manter a sua inspiração, quando se sentar para meditar de manhã, você precisa sentir que está continuando a jornada que já começou. Você não deveria sentir que está começando a sua jornada do início. Sinta que já andou consideravelmente e que hoje irá um pouco mais longe. E, a cada vez que progredir, sinta que tocou uma minúscula parte da meta. Assim você sentirá que está realmente avançando.

Melhor ainda é sentir que a sua meta não está a milhões de quilômetros de distância, mas bastante próxima, bem diante do seu nariz. Se você sentir sempre que a sua meta é facilmente alcançável, mas que não sabe onde ela está, você irá chorar desesperadamente e buscar por ela. Nesse momento, o seu ser interior será inundado com dinamismo. Se sentir que a sua meta está longe, você relaxará e sentirá que a Eternidade está a seus pés. Contudo, ao sentir que aquilo em que quer se transformar está ao seu lado, e que só precisa aplicar a sua percepção consciente para agarrá-la e reivindicá-la, você se lançará prontamente na sua meditação.

Só um buscador muito avançado pode manter o mesmo nível de meditação todos os dias. No começo você deveria ficar feliz caso tenha uma meditação muito boa de vez em quando. Ao não ter uma boa meditação, não fique frustrado, porque isso afetará a sua capacidade de meditar no dia seguinte também. Você precisa saber que Deus quer a sua realização infinitamente mais do que você mesmo a quer. Portanto a sua realização é responsabilidade Dele e um problema Dele. Se Deus não lhe proporcionou uma boa meditação hoje, em vez de ficar zangado ou desanimado, tente sentir que Ele está planejando alguma coisa mais importante para você de alguma outra maneira. Se não conseguir meditar num dia, sinta que o Supremo quis que você tivesse essa experiência e apenas coloque a sua conquista de hoje com toda a alma e devoção aos pés Dele. Diga: “Estas são as minhas posses no momento – posses indesejadas – e as estou oferecendo a Ti. Eu as estou colocando aos Teus Pés”. Se puder oferecer a sua existência para o Supremo dessa maneira, você verá que as suas meditações diárias se tornarão muitíssimo frutíferas.

 

Inspiração para meditar bem

P: Chegarei algum dia ao ponto em que sempre terei inspiração e aspiração para meditar?

R: Hoje a sua meditação está à mercê da sua inspiração ou aspiração. Nas horas em que está inspirado, que tem aspiração, você está pronto para meditar. Infelizmente, essa aspiração, esse anseio interior, dura só alguns dias ou algumas semanas e então desaparece. Entretanto, quando você se tornar um especialista, a meditação ficará sob o seu comando. Como você pode se tornar um especialista? Se pretender ser um exímio cantor, poeta ou dançarino, terá de praticar todos os dias. É a mesma coisa com a meditação. Se meditar diariamente, chegará uma hora em que a meditação ficará espontânea. Você desenvolverá um hábito interior. Depois de certo tempo, numa hora específica do dia, você se sentirá obrigado a meditar. Você sentirá que a meditação é uma necessidade da sua alma, e o clamor interior de meditar nunca irá deixá-lo. Todos os dias de manhã, quando chegar a hora da sua meditação, o seu ser interior virá e baterá à porta do seu coração. Assim você terá uma boa meditação todos os dias.

 

Meditar diariamente para meditar bem

P: Por que algumas pessoas sempre meditam bem?

R: Estou certo de que na sua classe na escola você é um aluno brilhante. Mas também há alguns alunos na sua sala que simplesmente não vão bem. Você é um bom aluno porque estuda em casa. Alguns dos seus amigos não estudam, portanto não vão bem. Na vida espiritual, você precisa saber que alguns alunos meditam, sem falta, todas as manhãs, ao meio-dia e à noite. Ao meditarem com todo o coração e toda a alma, Deus fica satisfeito com eles e intensifica o seu clamor interior. Assim eles são capazes de meditar bem todos os dias. Buscadores sinceros recebem uma capacidade adicional de Deus e, com essa capacidade divina, eles conseguem meditar bem sempre.

Minha vida de progresso é o resultado do pequeno choro do meu coração e do grande Sorriso do meu Senhor.

 

Paciência e meditação

P: Minha aspiração parece muito fraca, e fico preocupado em não conseguir fortalecê-la no futuro.

R: Não nos preocupemos com o futuro. Vamos pensar no presente. Você colhe o que planta. Digamos que o seu choro interior não foi intenso no passado, e é por isso que a sua aspiração não é forte agora. Hoje, você não está clamando por Deus o tempo todo. Você não tem o sentimento de que, sem Deus, não pode existir. Você sente que, contanto que tenha algumas coisas interessantes no mundo, contanto que tenha amigos, contanto que tenha conforto, poderá continuar a existir. No entanto, quando sentir que pode existir sem água, sem ar, sem qualquer coisa, mas não sem Deus, tenha certeza de que encontrará satisfação verdadeira no futuro.

Se você plantar uma semente agora, no tempo certo ela germinará e se tornará uma planta. Se plantarmos a semente correta – isso é, aspiração – então a árvore-aspiração dará frutos, que chamamos de realização. Todavia, se não plantarmos a semente correta dentro de nós mesmos, como conseguiremos o fruto certo? Portanto, não nos preocupemos com o futuro. Simplesmente façamos a coisa certa hoje, neste exato momento, aqui e agora. Tente aspirar hoje e deixe o futuro tomar conta dele mesmo.

 

 

Meditação em grupo

P: Qual é a sua opinião sobre meditação em grupo?

R: A meditação individual deve ser feita de manhã cedo, em casa e sozinho. Mas a meditação em grupo também é importante. No início da sua vida espiritual, você tenta ampliar sua consciência. Se você alega ser um membro de uma família espiritual maior, então é seu dever estar a serviço dos outros. Ao meditar com outras pessoas, você pode ajudá-las de verdade, e elas podem realmente ajudá-lo também.

Ninguém medita bem todos os dias. Digamos que hoje você está num estado muito elevado de consciência, enquanto que a pessoa sentada ao seu lado não está no seu estado de consciência mais elevado. Se os dois estiverem meditando juntos, a sua aspiração e até mesmo a sua presença irão inspirar e elevar essa pessoa. Amanhã, pode acontecer de você não estar inspirado para subir alto, mas a outra pessoa está numa consciência elevada. Nesse momento ela será capaz de erguê-lo. A meditação em grupo é proporciona um auxílio mútuo..

Você precisa sentir que a meditação em grupo é como um cabo-de-guerra. Suponha que você está num estado muito elevado de consciência e o buscador ao seu lado também está. Se dez pessoas meditarem juntas e todas elas estiverem num estado muito elevado de consciência, é como dez pessoas de um mesmo lado num cabo-de-guerra contra a ignorância. Já que a ignorância é só uma pessoa, ela com certeza perderá. Se você estiver meditando sozinho em casa e lutar sozinho contra a ignorância, talvez logo fique cansado e desista. Mas, se puder meditar com outras pessoas, ficará muito mais fácil.

Ao meditar num grupo, você precisa sentir sua unicidade com as outras pessoas. Você não deveria sentir que está competindo com alguém, ou que é mais forte ou mais fraco do que alguém. Cada indivíduo precisa sentir que é forte apenas por causa da sua unicidade com os outros. Ele precisa sentir que é forte porque se tornou um com a aspiração dos seus irmãos e irmãs.

Durante a meditação em grupo, tente sentir que as outras pessoas não são entidades separadas. Sinta que você é o único que está meditando, e que é inteiramente responsável pela meditação. Quando todos entrarem em você, quando eles estiverem fluindo em você e através de você, você receberá o máximo de benefício da meditação coletiva. Se vinte pessoas estiverem sentadas juntas, precisam sentir que são um só receptáculo. Elas não são indivíduos, mas se transformaram num único receptáculo, sendo apenas um em sua receptividade. Mas cada um precisa sentir que tem a obrigação e a responsabilidade de fazer a sua parte. Você não pode sentir: “Já que todos somos um, que ele medite por mim”.

Na meditação coletiva você deve ter um sentimento favorável por aqueles que estão meditando ao seu lado, mas não pense especificamente neles. Se pensar em alguém especificamente, e a pessoa não estiver aspirando, você estará meditando nessa pessoa que não está aspirando, e não em Deus. Você precisa sentir que a consciência mais elevada é a meta, o alvo, e que você está mirando a flecha-aspiração nele. No plano exterior, se alguém do time marca um gol, é suficiente. Mas na meditação cada um precisa marcar. O grupo conseguirá uma nota bem alta apenas se dez pessoas puderem marcar ao mesmo tempo.

 

Altos e baixos na meditação

P: Como podemos manter um padrão bom, de maneira consistente, em vez de ter altos e baixos?

R: Por favor, sinta que todos os dias são igualmente importantes. A sua dificuldade é que ao fazer bem alguma coisa você sente que merece relaxar um pouco. Hoje você tem uma meditação maravilhosa e então sente: “Já que hoje tive uma meditação maravilhosa, amanhã poderei relaxar”. Você sente que a sua meditação continuará com a mesma velocidade, mas não é bem assim.

Cada vez que meditar você precisa sentir que pode ser a sua última oportunidade. Sinta que amanhã você pode morrer e que, portanto, se falhar hoje, sua nota será zero. Quando o professor distribuir a prova hoje, não sinta que amanhã ele dará o mesmo exame. O passado se foi. O futuro não existe. Há apenas o presente. Aqui, no presente, você precisa se tornar divino, ou então continuará tão não-divino quanto ontem. Já que você quer se tornar divino, deve fazer a coisa certa, aqui e agora. Essa deveria ser a sua postura.

Faça-se sentir que hoje é o último dia para atingir tudo o que tinha de alcançar. Se fracassar hoje, amanhã sinta novamente que é o seu último dia. Não importa quantas vezes você fracassar, deverá sentir cada dia como o último. Se sentir que a oportunidade voltará e baterá à sua porta amanhã, hoje você não tentará. Você sentirá que não precisa aspirar hoje porque ainda terá muitos amanhãs. Porém, antes que esses amanhãs cheguem, talvez a aspiração que tenha hoje se perca.

P: Muitas vezes percebo que a qualidade da minha meditação tem altos e baixos. Sempre espero que não vá cair de novo, mas isso acontece com frequência.

R: No começo, todo mundo passa por altos e baixos na vida espiritual. Quando uma criança está aprendendo a andar, ela tropeça e cai. Depois de algum tempo, no entanto, ela aprende a andar e, finalmente, a correr. No final, ela poderá correr tão rápido quanto o possível. Mas uma criancinha não pode esperar correr tão rápido quanto o pai dela, porque ele tem muito mais capacidade.

Você tem tido altos e baixos na sua meditação. Quando estiver bem, precisa sentir que está tendo um vislumbre da sua capacidade total. Quando não está bem, deve sentir simplesmente que é só uma incapacidade temporária. Simplesmente porque você vê que aqueles que são mais avançados na vida espiritual estão correndo, você não deve perder a coragem. Eles também tropeçaram antes.

Hoje o céu pode estar cheio de nuvens, mas chegará um dia em que o Sol brilhará de novo com a sua plena luminosidade. Quando passar por momentos baixos de medo, dúvida ou falta de aspiração, sinta que isso não durará para sempre. Assim como uma criança que caiu, você deve tentar ficar de pé novamente. Algum dia você será capaz de caminhar, correr e, finalmente, correr o mais rápido possível sem cair.

 

Como ter sempre uma boa meditação – gratidão

P: Existe alguma coisa que posso fazer para ter sempre uma boa meditação?

R: É por meio da gratidão – a gratidão que está dentro do coração, não dentro da mente – que você pode tornar a sua meditação excelente. Por um breve momento, lembre que você já foi igual aos seus amigos e vizinhos. Agora, veja a diferença entre vocês. É como a noite e o dia. Eles podem ser ricos no plano material. Porém, no plano espiritual, estão completamente falidos. Ao ver a diferença, automaticamente uma fonte de gratidão brotará dentro de você.

Se puder ter uma gota de gratidão, dentro dela você encontrará um mundo de nova criação. Uma vez que a semente tenha sido plantada, ela começará a germinar e a se transformar numa planta. Portanto, se você não estiver conseguindo uma boa meditação, a melhor coisa será pensar no que você era e no que você se tornará. Antes, você não conseguia nem mesmo engatinhar. Hoje, está correndo na vida espiritual. Uma vez que veja a diferença, certamente se sentirá grato ao Supremo, porque Ele é o Agente. Foi Ele quem o inspirou e agiu em e através de você. Ele o inspirou e também lhe deu o fruto da ação. Naturalmente, a sua gratidão virá à tona e você conseguirá ter uma boa meditação.

 

 

Meditando bem

Artigos relacionados a meditar bem:

Como meditar corretamente

Estou meditando bem?

Páginas recomendadas

Tarefa de casa – exercícios de meditação par... Tarefa de casa! ___________________________________ . Quer aprender a meditar? Vamos fazer exercícios em casa! (=^x^=) (=^x^=) (=^x^=) ...
Conteúdo online do site de meditação Lista do principal conteúdo do site. Olá! Estamos com 163 páginas no nosso site. Segue a lista atualizada em 20/11/2016 com todo o conteúdo...
Vídeos para meditar e aprender Vídeos de meditação Vídeos de meditação para aprendermos técnicas, pontos de vista novos, filosofia para a vida e dicas para começar a meditar....
A Graça de Deus e o esforço pessoal textos de Sri Chinmoy compilados e traduzidos por Patanga Cordeiro   O meu início foi o meu fim Quando pensei Que podia fazer tudo sozi...