Como silenciar a mente e os pensamentos

A solução da mente
É uma forma organizada
De não chegar a conclusão alguma.
-Sri Chinmoy

Silenciar a mente e os pensamentos é uma ferramenta extremamente útil para o nosso dia a dia ou horas de descanso, bem como para a meditação. Sri Chinmoy é um Mestre espiritual que ensinou meditação e a vida interior por todo o mundo desde 1964, e aqui fizemos uma compilação para estudo pessoal de seus ensinamentos sobre como silenciar os pensamentos durante o dia, noite ou durante a sua meditação. E que um silêncio da mente seja apenas o início de descobertas interiores cada vez mais profundas!

 

Silencie sua mente.
Veja!
Um energia cósmica
Permeará nosso ser por completo
E uma energia tremenda
Percorrerá nosso interior
E fluirá através de nós.
Sri Chinmoy

 

Três formas de silenciar a mente

 

Pergunta: Como se silencia a mente?

Sri Chinmoy: Existem várias maneiras de silenciar a mente. Uma delas é repetir o Nome de Deus e tentar esquecer-se de si mesmo durante a repetição do Nome. Ou pode-se repetir um mantra específico, que significa palavra sagrada ou encantamento. Quando se repete um mantra ou o Nome de Deus, haverá um fluxo contínuo. Se for “Deus, Deus, Deus”, então, dentro da própria repetição, a pessoa deve se perder. Então a mente se aquieta.

Há também outra maneira. É preciso ver a mente como um objeto material. Podemos pegar um objeto material e colocá-lo onde quisermos, ou podemos arremessá-lo o mais longe possível, de acordo com nossa força. Assim, podemos agarrar a mente como um objeto material e arremessá-la para longe, ou podemos colocá-la onde quisermos. Se uma criança travessa está nos incomodando, podemos levá-la para um canto, ameaçá-la e mantê-la lá. Pode-se fazer o mesmo com a mente.

Uma terceira maneira é esquecer completamente a existência da mente. Ignore a mente e sinta-se apenas como o coração. Não basta dizer: “Eu tenho um coração”. É preciso dizer: “Eu sou o coração, eu sou o coração”. Então, as qualidades do coração permearão todo o ser e, automaticamente, a mente se aquietará. Existem muitas outras maneiras, mas essas três são suficientes para qualquer indivíduo, e pode-se escolher qualquer uma delas para silenciar a mente.

Sri Chinmoy, Flame-Waves, part 10, Agni Press, 1978

 

Um poder superior para silenciar a mente

 

Pergunta: Não é necessário controlar a mente primeiro para receber a Luz divina?

Sri Chinmoy: Se quisermos controlar a mente com a nossa vontade, será como pedir a um macaco que não nos incomode. A própria natureza do macaco é morder e beliscar. É impossível impedi-lo. Mas podemos trazer à tona a luz da alma, que tem poder ilimitado. No mundo exterior, quando alguém é superior em força ou poder, tenta punir aquele que o incomoda. Mas na vida espiritual, a luz da alma e a luz do coração não punirão a mente. Pelo contrário, a luz agirá como uma mãe muito afetuosa. Ela se aproximará e tentará transformar a mente. Ela sentirá, como uma mãe, que a imperfeição da criança é a sua própria imperfeição. O coração sentirá a obscuridade, a impureza e a escuridão da mente como suas próprias limitações e, ao mesmo tempo, estará em posição de oferecer a sua luz — a luz que recebe da alma — à mente. Precisamos usar o poder superior, a luz da alma, para controlar a mente. Se tentarmos controlar a mente antes de invocar a Luz divina, infelizmente falharemos.

Sri Chinmoy, Mind-confusion and heart-illumination, part 2, Agni Press, 1974

 

Usando o coração para silenciar a mente e os pensamentos

 

Pergunta: Li sobre diferentes métodos para limpar minha mente de pensamentos externos, mas parece que quanto mais tento, mais difícil se torna. Pelo que entendi, se você estiver meditando corretamente, a luz ou o conhecimento virão de fontes externas se sua mente estiver completamente limpa. Isso é verdade?

Sri Chinmoy: A luz e o conhecimento não vêm de fontes externas. Eles vêm de dentro. Você tem focado sua atenção em um objeto específico, e isso é concentração. Meditação é outra coisa. Quando você medita, você se concentra no Infinito, em algo muito vasto, profundo, sublime. Você não vê um objeto; você tenta crescer em direção a uma expansão infinita. Na concentração, você se concentra em algo pequeno, mas na meditação você se lança em algo muito vasto.

Você diz que é extremamente difícil para você meditar. Isso porque você está tentando meditar dentro da sua mente. A própria natureza da mente é acolher ideias — boas, ruins, divinas, não divinas. Mas a natureza do coração é tentar se tornar um com o Objetivo final. Limpar a mente é muito difícil, é verdade. Portanto, a melhor coisa que você pode fazer é tentar trazer o coração à tona e iluminar a mente com a luz do coração. É sempre aconselhável meditar no coração. O amor e a unidade entre o coração e a alma o unirão à Divindade. Quando você estiver bem estabelecido no coração, na força de sua aspiração, então poderá entrar na mente física para transformá-la. Caso contrário, é quase impossível lidar com a mente e ir além dela. Entregue todos os pertences da mente ao coração. Quando você faz isso conscientemente, o coração é capaz de trazer a luz da alma para a mente, ou a alma oferecerá luz à mente conscientemente. Então a mente pode ser transformada e iluminada. Sempre tente entregar a mente ao coração. Assim, sua meditação poderá ser significativa e frutífera todos os dias. Caso contrário, você pode meditar por anos e anos sem obter satisfação, porque a mente nunca deixará de perturbá-lo. Portanto, medite no coração e tente se identificar espontaneamente com algo vasto, algo sublime, dentro de você. Uma vez que sua identificação com a realidade esteja forte, meditar será extremamente fácil para você.

Sri Chinmoy, Mind-confusion and heart-illumination, part 2, Agni Press, 1974

 

Como esvaziar a mente e os pensamentos

Como esvaziamos a mente para sermos capazes de meditar?

Sri Chinmoy: Primeiro de tudo, você deve aspirar. Então é preciso tornar a mente vazia. Não permita que qualquer pensamento entre em sua mente e tome forma. Digamos que um nome surja. Assim que a primeira letra do nome aparecer, mate esse nome. Você deve tornar sua mente silente, tão vazia quanto possível.

Sem uma mente-silêncio,
Não conseguimos
Nos transcender.
-Sri Chinmoy

 

Acalmando a mente no dia a dia

 

Essa é uma forma de se concentrar na respiração para silenciar a mente para meditar, mas também pode ser usada no dia a dia, reduzindo os pensamentos.

Pergunta: Como acalmar a mente na meditação?

Sri Chinmoy: Tente inspirar o mais lenta e silenciosamente possível, de modo que, se você colocar um fiozinho bem na frente do seu nariz, ele nem se mexa. Então você verá que sua meditação será profunda e sua mente ficará muito calma e tranquila. …

 

Usando o coração para silenciar a mente

 

Sri Chinmoy: (…) De agora em diante, por favor, tente sentir que você não tem mente alguma. Quando você sente que não tem mente, isso não significa que você é um bruto ou um animal. Não! A mente não é necessária porque você tem uma arma superior chamada coração. Se você puder permanecer em seu coração por cinco minutos, mesmo que não ore ou medite, sua consciência se elevará. O coração é sua morada, não a mente. Se você permanecer no coração, sentirá paz, luz e tudo o que precisa.

O coração é como uma fonte de paz, alegria e amor. Você pode sentar-se na base da fonte e simplesmente desfrutar. Não há necessidade de orar ao Supremo para lhe dar isto, aquilo ou qualquer outra coisa, pois você receberá todas as coisas que deseja e infinitamente mais desta fonte. Mas você as receberá da maneira que o Supremo deseja dar. Se você puder agradar ao Supremo permanecendo sempre na presença desta fonte, verá que seus desejos serão realizados de forma mais luminosa. Podem ser os mesmos desejos que você sempre teve, mas serão tocados em um nível muito elevado de luminosidade. Antes de serem realizados, o Supremo transformará cada desejo em aspiração com Sua Luz.

Quando Deus transforma seus desejos em aspiração, você verá que se tornou a própria aspiração. Você só pode ter essa aspiração no coração e na alma, e não na mente. Se você transcender a mente, também poderá ter a mesma aspiração. Mas você nunca a terá se permanecer na mente. A mente é realmente uma selva densa para a maioria de nós. Somente no coração encontraremos o oceano de Paz e Bem-aventurança, e de lá a Luz irradia. (…)

Sri Chinmoy, Mind-confusion and heart-illumination, part 2, Agni Press, 1974

 

Leia também mais dicas sobre como silenciar a mente e os pensamentos no artigo Como silenciar a mente na meditação? e Como usar mantras para silenciar a mente

Como silenciar a mente e os pensamentos

Nos nossos sites escrevemos diversos artigos sobre meditação, lidando com os mais variados aspectos da meditação, seus benefícios e sua relação com o nosso dia a dia.