Significado das palavras de Jesus Cristo no Evangelho da Bíblia

Os textos abaixo foram compilados de diversas obras de Sri Chinmoy, com referências a ensinamentos do Cristo e suas explicações e significado. Nos links no fim da página você também encontra essas frases musicadas como hinos.

explicação significado evangelho“Pai, perdoe-os, pois não sabem o que fazem.”

“Filho, a gratidão ainda não nasceu na Terra e Eu não sei se algum dia nascerá. Mas você não deve pensar que eu o terei abandonado na hora de sua crucificação. O humano em você irá pensar, mas não o divino. Desde que você esteja tomando uma encarnação humana, deve agir como um ser humano às vezes. De outra forma não haveria o jogo. Caso contrário as pessoas irão sempre ver uma distância enorme entre a sua vida de Pureza e Luminosidade e a vida de impureza e obscuridade delas; e ao perceber isso elas nunca iriam tentar transcender suas consciências Terra-limitadas. A Luz deve descer à escuridão. Somente assim a Luz pode transformar e iluminar a escuridão. Nào há outra maneira. Para transformar a consciência da humanidade você tem que se tornar uno com a humanidade. Você deve se tornar parte e parcela da humanidade. Você terá que agir algumas vezes no mesmo nível deles, de acordo com o limitado entendimento deles. Meu filho, não há outro jeito. No final de sua jornada, o humano em você irá dizer: “Pai, por quê você me abandonou?” o divino em você irá dizer: “Pai, perdoe-lhes, pois eles não sabem o que fazem!”. Eu asseguro a você meu filho, que o humano em você que estará morrendo será imediatamente confortado por mim e será muito bem cuidado por mim. O divino iluminado em você, não somente o imortalizará mas também apressará Minha total manifestação na Terra.”

“Eu sou a Verdade, o Caminho e a Vida.”

“…Filho, na Terra algumas pessoas andam, enquanto outras marcham e ainda outras correm. No seu caso, você não somente correrá o mais rápido, como também manifestará o mais Alto. Filho, o seu corpo irá permanecer na Terra por 33 anos, mas a sua Consciência irá guiar a Consciência-Terra para sempre. Filho, você dirá ao mundo que você é o caminho, e também a meta.”

Filho : Pai, você acabou de me jogar num mar de confusão!

Pai : Por quê meu filho? Como meu filho?

Filho : Krishna, Buddha e outros me precederam Pai e eu estou certo que depois de minha partida, haverá outros que irão me suceder. Nesse caso como eu poderei dizer ao mundo que eu somente sou o caminho e a meta?

PAI : Meu filho, quando eu disse você, o que Eu realmente quis dizer foi aspiração. Quando Eu disse você, o que eu realmente quis dizer foi salvação. Você incorpora aspiração, o caminho e você incorpora salvação, a meta. Você É a aspiração e a salvação que irão me servir, manifestar e satisfazer na Terra. Filho, a minha filosofia está clara para você agora?

FILHO : Mais do que clara. É dispensável dizer que foi a Sua Compaixão que tornou-a clara para mim.

“Seja feita a Vossa Vontade.”

A meditação mais elevada é feita em silêncio, com um objetivo: agradar a Deus da maneira que Ele quer ser agradado. Ao meditar, se puder sentir que está agradando a Deus do modo que Ele quer, essa será a melhor forma de meditação. De outro modo, se você começar a meditar para conseguir alegria, vai consegui-la, mas não será a alegria ilimitada, justamente porque você não agradou ao seu Eterno Amado, Deus, da maneira Dele. O que Cristo o Salvador disse é, realmente, a verdade mais sublime: “Seja feita a Vossa Vontade”. Antes de meditar, se puder oferecer o resultado da sua meditação à Fonte e afirmar: “Eu gostaria de me tornar o Seu instrumento perfeito, para que Você possa realizar-Se em e através de mim, da Sua própria maneira”, essa será, sem dúvida, a meditação mais elevada, absolutamente mais elevada.

Dois mil anos atrás o Cristo nos concedeu o supremo ensinamento: “Seja feita a Vossa Vontade.” Milhões de orações foram oferecidas a Deus, mas não pode haver oração maior, melhor ou mais gratificante do que essa. Amando Deus, nos tornamos felizes. Servindo a Deus, ficamos ainda mais felizes. Entregando nossa vontade individual à Vontade de Deus, seremos, dentre todos, os mais felizes.

Quando algo é a Vontade de Deus, sentimos uma espécie de alegria interior ou satisfação mesmo antes de começarmos a executar a ação. Enquanto agimos, haverá alegria. E, por fim, há a sensação de que seremos igualmente felizes, quer reste a nossa ação frutífera ou infrutífera. Em uma consciência mundana, comum, ficamos felizes apenas quando vemos a aurora do sucesso ao fim de nossa jornada. Mas se pudermos ter a mesma felicidade, alegria e satisfação, seja o resultado sucesso ou fracasso, e conseguirmos oferecer alegremente o resultado de nossas ações a Deus, saberemos que o que fizemos é a Sua Vontade.

A posse traz frustração e infrutífera é a renúncia. O que pode, então, dar-nos paz de espírito? Apenas, a aceitação da Vontade de Deus pode trazer-nos verdadeira paz de espírito. Teremos paz ao aceitar a vontade de Deus como a nossa própria, muito nossa. Apenas, assim, a nossa vida pode ser frutífera. Aos Olhos de Deus não há coisas tais como posse e renúncia. Aos Seus Olhos há, apenas, uma coisa: aceitação – aceitação da Vontade de Deus. No nosso coração, na nossa vida, há apenas uma oração suprema, a oração que o Cristo Salvador nos ensinou: “Seja feita a Vossa Vontade.” Milhões de orações foram escritas desde tempos imemoriais, mas nenhuma pode igualar-se a esta: “Seja feita a Vossa Vontade.” Quando aceitamos a Vontade de Deus como nossa, a cada momento a paz derrama-se, abundantemente, na nossa vida de sabedoria, na nossa vida de aspiração e na nossa vida de dedicação.

“O Reino dos Céus está dentro de você.”

A felicidade é o amor radiante na novidade e plenitude de uma vida real. Com um coração alegre, seguimos adiante, mergulhamos fundo, voamos alto. O progresso está no movimento, e esse movimento surge apenas quando temos alegria e nos tornamos a alegria. Em nossa felicidade fazemos progresso verdadeiro.

Ensinou o Cristo: “O Reino dos Céus está dentro de você.” O Reino dos Céus é algo que podemos de fato sentir. É uma questão da nossa própria realização interior.

O Céu é um plano de consciência cheio de paz e deleite. Nós o criamos com nossos ideais divinos. Quando temos bons pensamentos, no momento em que oramos e meditamos e tentamos oferecer a luz que recebemos para o mundo como um todo, começamos a viver no Céu. Nossa aspiração, o clamor interior ascendente, é o que nos leva a esse Reino. Quão mais alto seguirmos além de nossa consciência limitada, mais rápido entraremos em nossa mais profunda consciência infinita e mais intimamente veremos, sentiremos e possuiremos o Reino dos Céus dentro de nós. Sim, o Reino dos Céus está em nosso interior. Podemos não apenas senti-lo, mas, também, sem sombra de dúvida, nos tornar o Reino dos Céus

“Eu e meu Pai somos um.”

O orgulho pode existir de diversas formas. Alguém tem boas notas na escola e sente orgulho disso. Uma outra pessoa tira primeiro lugar numa competição desportiva e se orgulha de sua conquista. Quando alguém faz algo muito bem, naturalmente fica orgulhoso. No orgulho humano, o ego está sempre presente. Eu fico orgulhoso porque eu fiz algo, porque meu amigo ou meu irmão fez alguma coisa. Tudo em que pensamos é: eu, meu.

Mas existe também algo chamado orgulho divino. O orgulho divino surge de nossa unicidade com Deus. Por mérito de sua consciência mais elevada, o Cristo disse: “Eu e meu Pai somos um.” E como ele pôde dizer tal coisa? Sua proclamação foi baseada na realização interior de sua unicidade inseparável com Deus, o Pai eterno. Para muitas pessoas, Deus é apenas uma idéia vaga. Elas pensam que Ele está lá em cima, longe no céu azul, ou em qualquer lugar em que elas mesmas não estejam. Mas para o Cristo, Deus era uma realidade vivente.

Saibamos com que tipo de orgulho estamos lidando, se é o que nos amarra ou o que nos liberta. O orgulho humano diz: “Eu e meu: o começo e o fim da realidade.” O orgulho divino proclama: “Deus é meu. O Todo-Poderoso, o Infinito, é meu. Como posso me atar e amarrar a qualquer coisa limitada e limitadora?” O orgulho divino não prende, ele liberta. Ele é o nosso sentimento de inseparável unicidade com a Vastidão Infinita. Quando o orgulho humano sobe à tona, nós temos de trazer à lembrança aquela idéia: “Eu sou uma criança escolhida de Deus. Como poderia fazer tal coisa? Como poderia ser tão mesquinho, egoísta e não-divino? Eu nunca seria capaz de fazer tal coisa!” O orgulho divino é primoroso: ele sempre nos auxilia.

Ó Cristo-Salvador,
Por favor me conte
O quê você quis dizer
Com sua mais poderosa afirmação:
“Eu e meu Pai somos um.”?
Conte-me de que forma você e seu Pai são um.

“… Na Terra, eu sou a Face do meu Pai,
No Céu eu sou o Olho do meu Pai.
Assim, somos um, inseparáveis.
Foi o que quis dizer quando falei:
‘Eu e meu Pai somos um.'”

“Bem-aventurados os que não viram e creram.”

A fé é a visão compartilhada entre Deus e o homem. Essa visão de fé vê o futuro no presente. Quando há fé na vida espiritual, não cambaleamos, não caminhamos e nem marchamos. Nós simplesmente corremos! Se tivermos fé implícita em Deus, o Piloto Interior, e em nossa própria aspiração, correremos de forma constante em direção à nossa meta destinada.

O Cristo disse: “Bem-aventurados os que não viram e creram.” Pessoas que acreditam apenas no que vêem com seus olhos estão degustando somente metade do fruto. Inspecionar a Verdade é perdê-la – a Verdade é uma questão de identificação. É esse o sublime pronunciamento do Cristo acerca da fé e da dúvida. Abençoados aqueles que têm fé sem exigir provas a todo momento.

Àquilo que você chama de fé eu chamo de o conhecimento latente da alma acerca da Verdade altíssima. A fé nos conta não somente o que Deus é, mas também o que Ele pode fazer por nós a cada momento. Tal fé é o nosso alento, que vive em Deus o Onisciente e Deus o Onipotente.

Observe com os olhos da fé: você verá a eterna Verdade. Enxergue através do coração da fé: você sentirá a Verdade imortal.

O significado dos milagres de Jesus e a Consciência eterna

O filho de Deus, Jesus Cristo, esteve na terra durante trinta e três anos. Somente durante os últimos três anos de sua vida ele realizou milagres. Você acha que o mundo ainda adora e o louva só porque ele poderia caminhar na água ou ressuscitar um homem morto? Não, não é por causa de seus milagres que ele ainda é louvado, mas porque ele trouxe a Consciência eterna, a Consciência infinita. Sri Ramakrishna praticamente não realizou nenhum milagre e havia muitos, muitos outros Mestres espirituais que não efetuaram milagres. Eles sentiram que realizar milagres no plano físico seria infantil em comparação com aqueles que eram capazes de fazer no plano espiritual, na região do coração, na região onde está paz infinita, luz e permanente bem-aventurança.


Uma lista de artigos, vídeos e música sobre Jesus Cristo:

Meditação cristã

Mantras de Jesus – músicas e hinos com palavras do Cristo, com partituras, mp3 e músicas de natal

Quem foi Jesus Cristo?

Ensinamentos dos Grandes Mestres

Vídeo: leituras e meditações sobre o Cristo

Meditações em Jesus Cristo para o Natal, Páscoa e todos os dias

 

Filmes espirituais e filmes inspiradores

Texto traduzido e compilado por Patanga Cordeiro, servidor público, ultramaratonista, gosta de brincar como criança. Instrutor de meditação voluntário no Centro Sri Chinmoy em São Paulo e outras cidades do Brasil desde 2004.