Mantras

______________________________________________________________

.

Na vida interior, os mantras possuem um papel significativo.

Um mantra é uma sílaba, um grupo de sílabas ou uma sentença

divinamente imbuída de poder divino.

– Sri Chinmoy

Como ouvir mantras

Não tentemos compreender a música

Com nossa mente.

Não busquemos sequer senti-la

Com nosso coração.

Simples e espontaneamente permitamos

Ao pássaro-música voar

Em nosso céu-coração.

Em seu voo, ele nos revelará

Incondicionalmente

O que ele tem e o que ele é.

O que ele tem

É a mensagem da Imortalidade,

E o que ele é

É a passagem da Eternidade.

- Sri Chinmoy

mantra ananda

Os escritos desta página são do livro de Sri Chinmoy, A Fonte da Música, exceto os em itálico.

O que é um mantra?


Um mantra é uma sílaba, um grupo de sílabas ou uma sentença divinamente imbuída de poder divino. Uma vez alcançado através da repetição, esse poder pode ser utilizado para um propósito divino ou um propósito não-divino. Existem muitos e muitos mantras em sânscrito, e cada pessoa possui um mantra próprio. Nas escrituras indianas está dito que, se você deseja iluminação da mente, pureza ou outra qualidade, o que deveria fazer é praticar um mantra.

.

.

Uso dos mantras para meditação


Recitar Aum antes de meditar não é absolutamente necessário, mas é útil no sentido da inspiração.

Você pode usar os mantras de diversas formas para auxiliar na sua meditação:

  • Concentração – antes de começar a meditar, repetir um mantra umas vinte vezes ajuda muito para a mente se focar e para a respiração ficar mais pura.
  • Assimilação – após a meditação, não saia correndo fazendo as coisas do dia a dia. Dê alguns minutos para fazer uma transição. Mantras e leitura de livros espirituais são dois dos melhores métodos para assimilar o resultado da sua meditação.
  • Como exercício – o mantra em si não substitui a meditação propriamente dita. Mas, como um exercício espiritual adicional, você pode recitar mantras por cinco, dez ou mais minutos.

.

Como entoar mantras


Durante o canto, pense tanto no corpo da canção [ou mantra] quanto na sua alma. O corpo é cada palavra cantada. Conheça bem o significado da canção e o traga à mente.

Meditando por cinco ou dez minutos antes de cantar, de sua meditação você obterá o aspecto alma da canção. Mesmo que não tenha meditado, ainda seria possível obter esse aspecto, trazendo a imagem de cada palavra à sua mente. Mas isso só é possível se você é um grande buscador.

Trazendo o aspecto alma e, simbolicamente, o aspecto corpo, a canção torna-se verdadeiramente sublime. E as pessoas que a ouvirem estarão fadadas a sentir a alma dentro da música. Elas podem nem mesmo perceber as palavras – enxergarão apenas a alma dentro da canção [mantra]. E verão no seu rosto a realidade divina. Às vezes, a alma permeia toda a sua face, que fica radiante. Então as pessoas verão somente a alma.

Recita-se Aum em voz alta porque, quando a mente exterior se convence, sentimos mais alegria e entrevemos uma conquista maior. Todavia, se soubermos como adentrar a fonte original do som, que fica dentro do coração, não precisaremos entoar em voz alta. É de fato possível recitar Aum silenciosamente ou ouvi-lo interiormente, sem realmente pronunciá-lo. Onde quer que estejamos, o som do Aum já estará presente. Poderemos ouvir o som de Aum sem o cantarmos, mas não saberemos de onde vem, se é do nosso coração ou da atmosfera.

Às vezes, durante a meditação os buscadores ouvem o som de Aum ainda que ninguém o esteja recitando. Isso quer dizer que interiormente alguém canta ou cantou Aum, e a sala de meditação preservou o som. Se tivermos consciência durante o sono, ouviremos o som de Aum. Não é o batimento do coração que ouvimos, mas sim o som sem-som. Será uma sensação muito convincente.

.

Mantras e música

Play video

Entoando mantras: Gayatri e Supreme

Play video

Mantra japa

Japa é a repetição de um mantra. Quando se repete Aum duas, três ou mesmo centenas de vezes, essa repetição chama-se japa. No japa verdadeiro, o buscador repete um certo mantra que lhe foi concedido por seu Mestre. Se não tiver um Mestre, poderá ser revelado a ele esse mantra a partir de seu interior. Um buscador também é capaz de determinar interiormente quantas vezes entoar o mantra, se não tiver um Mestre para lhe dizer.

Um aspirante pode ter decidido fazer um oferecimento do nome de Deus, entoando-o dez ou quinze mil vezes com a expectativa de um certo resultado. Mas enquanto canta o nome várias e várias vezes, ele pode estar, na verdade, pensando em outra coisa. A falta de concentração unidirecionada e atenção devotada levam embora grande parte da eficácia do mantra. Não se pode esperar nada ao repetir o nome de Deus dez mil vezes ao dia enquanto se pensa em outra coisa. Não importa quantas horas são dedicadas ao canto se você não o faz sincera e devotadamente. Porém, se entoar corretamente, o japa pode ser muito eficaz.

Mantra japa e meditação

O japa não é, estritamente falando, uma forma de meditação. É um chamamento. Utilizando um mantra, podemos invocar Deus para a nossa existência interior, nosso eu mais profundo. Já na meditação, procuramos de uma forma mais ampla adentrar a Infinidade, Eternidade e Imortalidade de Deus.

Japamala ou rosário

Japamala, colar de japa ou rosário é um instrumento para contar as repetições de um mantra. Não é necessário usar o japamala para recitar mantras e, mesmo se quiser contar, você pode contar mentalmente ou com os dedos, etc.

Qual mantra escolher

Quando um praticante de Japa Yoga precisa de pureza, seu Mestre lhe recomenda repetir um mantra específico milhares de vezes ao dia. Mas se quiser sabedoria mental, terá de usar um outro mantra. Para cada qualidade divina que o aspirante buscar, ele deve recitar um mantra diferente.

Sri Chinmoy recomenda aos seus diversos alunos o mantra do inglês “Supreme”, uma referência ao aspecto sempre crescente do Divino.

Exercício de mantra japa para purificação

Se quiser obter total purificação de sua natureza, então o japa poderá ser muito eficiente se você o fizer de maneira sistemática, passo a passo.

No primeiro dia, repita quinhentas vezes “Aum” ou “Supremo” ou qualquer outro mantra que seu mestre tenha lhe dado. No dia seguinte, repita-o seiscentas vezes. No dia seguinte, setecentas. E assim por diante, aumentando cem por dia, até você atingir mil e duzentas repetições no final de uma semana.

Então comece a decrescer cem a cada dia até você atingir quinhentas repetições novamente. Dessa forma, você poderá subir na árvore e descer da árvore.

Por favor, continue esse exercício, semana por semana, durante um mês. Queira você ou não, o mundo lhe dará um novo nome: pureza.

Sri Chinmoy

sri chinmoy esraj musica

Outros recursos


Sites de mantras recomendados – download de mantras gratuitos em MP3

Lista de mantras para download em mp3

Livro e outras leituras sobre música para meditação

Posso recomendar os seguinte livro para quem quer saber mais sobre o aspecto interior da música, sua relação com a meditação e outros aspectos, como o canto dos mantras. A maior parte dos escritos desta página são seleções do livro. Ele é um manual vasto, lidando com todos os aspectos principais da música espiritual.

Música para meditação

Leia nossa página dedicada à música para meditar.


5

Você é todo beleza, todo eterna beleza,

Onde quer que eu pouse meus olhos.

Pergunto: Você sempre bebe o néctar

De sua Forma-Existência

Que jaz à vista de meus olhos?

As ondas de melodia

E as doces e melodiosas canções

Que criam ressonância sublime,

Ó Amado, Você as ouve

Através dos meus ouvidos?

– Sri Chinmoy, a Fonte da Música

A importância do canto dos mantras


por Patanga Cordeiro

Entoar mantras é uma prática ancestral. Há um ramo da prática espiritual chamado de mantra yoga. Certas tradições do passado não possuem mais valia hoje e devem ser transformadas. Mas, se Mestres do passado ensinaram esse tipo de prática, devemos dar ouvidos e verificar se ainda possui significado.

E descobriremos que entoar mantras ainda hoje possui grande significado. Mestres modernos como Sri Ramakrishna e Sri Chinmoy até mesmo usaram canções mântricas, que podem ser cantadas ao invés de simplesmente entoadas. Essas canções possuem ainda mais valor, pois a melodia com a qual o mantra foi imbuído adiciona uma dimensão extra, uma densidade espiritual maior.

O dicionário possui o significado de muitas palavras. Mas um mantra vai além do significado associado pelo dicionário. Ao entoar um mantra, a realidade interior ressoa em nós. Nossa realidade interior reage e vibra e vem à tona com o entoar dos mantras. É diferente de pensarmos em algo. A realidade em si é que vibra com o mantra. Mesmo sem sabermos o significado de um mantra, obtemos o resultado com o seu entoar. (E é por isso que só podemos entoar mantras reais e não “inventados”)

Eu mesmo dificilmente “entoo” mantras. Normalmente, quando o faço, uso o mantra “Supreme”. Supreme é como Sri Chinmoy se refere a Deus em Seu Aspecto Auto-Transcendente, e também como um filho se dirige ao Pai – não simplesmente chamando-o de senhor, mas sim de “papai”.

(Se você tem interesse em entoar mantras, sugiro o “mantra japa”, descrito no livro Meditação)

Mas eu gosto muito de “cantar” mantras! As canções mântricas são tão belas, lentas ou rápidas, alegres ou solenes, mas sempre sublimes!

Ao invés de explicar, sugiro que você mesmo tenha a experiência. Cante várias vezes essas canções, até decorá-las. E cante-as durante o seu dia, antes da sua meditação, no caminho para o trabalho e mesmo em silêncio, dentro de si, quando não puder cantar.

Deixo aqui algumas gravações sugeridas. São todos muito fáceis.

(página de downloads dos mantras, no fim da página)

APÊNDICE


para quem não está participando dos cursos de meditação

O restante das leituras aqui sobre mantras são de âmbito geral. Quem já está participando dos cursos de meditação receberá orientação individualizada no que se refere a escolher mantras e que resultado esperar deles, e não precisa necessariamente continuar lendo. A partir daqui, falamos de mantras num contexto global.

Todos os textos são de Sri Chinmoy


Mantras indianos

A Índia foi o berço da espiritualidade no sentido de estar imbuída na cultura de um país. Naturalmente, a maior parte dos mantras que conhecemos são mantras indianos. (Obs: “Indiano” quer dizer proveniente da Índia. “Hinduísta” quer dizer referente à religião hindu. São coisas muito diferentes!)


O mantra om (ou aum)

Não há mantra mais poderoso do que a mãe de todos os mantras, Aum [ou Om], o som cósmico. Um yogi ou personalidade espiritual escuta esse som auto-criado nos mais profundos recessos de seu coração. Quando começar a ouvi-lo, você poderá ter certeza de que está bastante adiantado na vida espiritual. A sua Realização não mais será um mero brado em meio à escuridão. O dia em que você alcançará sua Auto-realização se aproxima rapidamente. Chamamos o Aum de anahata nada, o som sem-som, ou o som que não foi soado. Empregamos o termo ‘sem-som’, mas isso é dizer pouco. O som cósmico é inaudível aos nossos ouvidos comuns, mas se ouvirmos o som sem-som dentro do coração, veremos que ele é infinitamente mais poderoso do que o som mais alto que possamos produzir. Na suavidade pode residir um tremendo dinamismo. Aum é o símbolo de Deus, a vibração do Supremo. É um som único, indivisível, indescritível. Ouvindo-o interiormente, identificando-nos com ele e vivendo em seu interior, seremos libertos dos laços da ignorância e realizaremos o Supremo dentro e fora de nós.


O mantra Gayatri e seu significado

Partitura, gravação Na Índia existem muitos mantras. No Bhagavad Gita, Sri Krishna diz que o Gayatri Mantra é o mais efetivo deles. […] É dito que, se uma pessoa recita esse mantra especial cem mil vezes, todos os seus desejos serão satisfeitos. Qualquer desejo, qualquer aspiração, por mais grandiosa que seja, será satisfeita. [Seu significado é:]

  • Aum bhur bhuvah svah
  • Tat savitur varenyam
  • Bhar go devasya dhimahi
  • Dhiyo yo nah pracodayat

“Nós meditamos na glória transcendental da Divindade Suprema, que está dentro do coração da terra, dentro da vida do céu e dentro da alma do Paraíso. Que Ela estimule e ilumine nossas mentes.”


Mantra para Saúde

Se você é fisicamente fraco, se sua constituição não é satisfatória, cante o seguinte mantra, sincera e devotadamente:

  • Tejo hasi tejomayi dhehi
  • Viryamasi viryam mayi dhehi
  • Valam masi valam mayi dhehi

Em uma semana você verá uma melhora em sua saúde. Ele significa:

  • Eu oro por energia dinâmica;
  • Eu oro por virilidade dinâmica;
  • Eu oro por inabalável força física.

Mantra da prosperidade

Neste mundo, algumas pessoas são pobres enquanto outras são ricas. Certas pessoas carecem de dinheiro para conseguir o sustento básico.

  • Ya Devi sarvabhutesu
  • Ratna rupena sangstitha
  • Nastavai namastvai
  • Namastvai namo namah

O significado desse mantra é: Eu reverencio e reverencio e reverencio a Deusa Suprema que habita em todos os seres humanos na forma de riqueza material e prosperidade. Muitas pessoas usaram esse mantra na Índia. (…) Esse mantra possui um tremendo poder, mas é eficaz apenas para trazer riqueza material.


Mantras dos Upanishads

Se você deseja permanecer sempre em supremo Êxtase e Deleite, cante este mantra:

  • Anandadd hy eva khalv imani bhutani jayante
  • Anandena jatani jivanti
  • Anandam prayantyabhisam visanti

Ele significa: Do Deleite viemos à existência. No Deleite crescemos. Ao fim de nossa jornada, para o Deleite nos retiramos. Se Infinidade é o objeto de sua aspiração, se você deseja infinita Consciência interior e exterior, o mantra que deve praticar é:

  • Purnam adah purnam idam purnat purnam udacyate
  • Purnasya purnam adaya purnam evavasisyate

Seu significado é: O Infinito é isto. O Infinito é aquilo. Do Infinito, o Infinito veio à existência. Do Infinito, quando se subtrai o Infinito, resta o Infinito.


O mantra budista Buddham saranam gacchami

Partitura gravação


Mantras em sânscrito ou inglês?

O que importa é quão devotadamente se repete um mantra. Se você usa palavras do inglês, se você diz ‘purity’, ‘courage’ ou ‘faith’ devotadamente, será que Deus não saberá inglês? Deus só sabe sânscrito? (…) Deus lhe deo o inglês como língua materna. Ele lhe deu um nascimento num país que fala inglês, e você deve usar essa língua com toda alma, com toda alma, com toda alma. – Sri Chinmoy, My heart-door I have kept wide open Illumining questions and answers, Agni Press, 2011


Mantras dos chakras

Existem seis principais centros psíquicos no corpo humano. Na verdade, eles ficam localizados no corpo sutil. Para cada centro há um som-semente, ou mantra. Cada palavra significa um estado de consciência, e para todo nível de consciência haverá um símbolo respectivo, talvez uma flor ou um animal. O centro localizado à base da coluna chama-se Muladhara. Um buscador avançado que repita a palavra semente “lam” enquanto concentra toda a atenção na base da espinha será por fim capaz de abrir esse centro, adquirindo a capacidade de curar doenças. Alguns centímetros acima, perto da bexiga, fica o centro Svadhisthana. Aquele que repetir o mantra “vam” concentrado nesse ponto um dia poderá oferecer amor a tudo e a todos e receber amor de tudo e de todos. Concentrando-se no Manipura, o centro localizado na região do umbigo, e repetindo a sílaba “ram” com poder e intensidade, uma pessoa adquire a capacidade de conquistar toda tristeza e sofrimento. Esse centro também oferece o poder para entrar nos mundos sutis e nos planos mais elevados.

Mantra do chakra do coração

O mantra “yam” deve ser recitado lenta e docemente no chakra do coração, Anahata. Aquele que desperta o centro do coração alcança alegria imaculada e a bem-aventurança da unicidade. Entoando “ham” com a concentração dirigida no centro da garganta, Vishuddha, obtém-se o poder de eloquência na expressão e em todas as formas de arte. O chakra Ajna é encontrado no centro da testa, um pouco acima da base do nariz. Seu som-semente é “Aum”. Dirigindo a concentração para esse centro e entoando Aum, um buscador poderá obter ilimitados poderes psíquicos e ocultos. O chakra Sahashara, que fica no topo da cabeça, é considerado o sétimo centro espiritual, ainda que não esteja relacionado com os outros. Ao entrar nesse centro da coroa, alcança-se o êxtase e se vai além da consciência deste mundo. O mantra desse centro é “Supreme”. […] Gostaria de deixar bem claro que a abertura dos chakras não quer dizer que se está realizando ou prestes a realizar Deus. Certamente não! Do ponto de vista espiritual mais elevado, a abertura dos chakras é como as brincadeiras que a mãe faz com seus filhos no parque. A mãe sabe que os jogos divertirão as crianças. Caso os centros sejam despertos sem a purificação necessária, o buscador se deparará com grande sofrimento. É como brincar com fogo ou com uma faca afiada. Ele pode ferir os outros ou a si mesmo. Todos os verdadeiros Mestres espirituais dizem que é melhor abrir o chakra do coração antes, e só então tentar os outros centros. Quando se abre primeiro o centro do coração, praticamente não há riscos. Todavia, começando pelo terceiro olho ou pelos chakras inferiores sem a purificação do vital, principalmente do vital inferior, uma pessoa pode se tornar desequilibrada, louca, esquizofrênica. Seria como dar uma faca a uma criança. Ela poderá usá-la de forma errada, cortando seu dedo ou fazendo algo sério. Mas uma pessoa madura e crescida utilizará a faca para cortar um fruto e dividir com seus amigos. Canções mântricas devocionais Só para esclarecer, um mantra não é necessariamente uma única palavra, entoada de forma monótona. Ela pode ser uma canção muito bela, contanto que seja escrita por alguém que tenha livre acesso à realidade interior e pureza e consciência suficientes para manifestar essa realidade na forma de uma composição mântrica.


Outros mantras

Maha mantra, aum/om mani padme hum, aum/om nama shivaya, ganesha mantra

 

musica para meditacao e mantra
Mantras

Páginas recomendadas

FEV/2015 – Workshop gratuito com Ashirvad O próximo Curso de Meditação 100% gratuito acontecerá em Fevereiro, perto do metrô Ana Rosa (linhas verde e azul). O palestrante Ashirvad Z...
Vídeos para Meditação por Patanga Recentemente tenho escolhido vídeos para mostrar nos cursos de meditação. Aproveito para compartilhá-los com vocês nesta página. Alguns...
Osasco – curso de meditação Em breve um curso de meditação em Osasco! Você pode deixar seu nome e telefone para receber informações. Enquanto isso, pode ir no curso em São ...
Vídeo: Horário para meditar e o valor da meditação... Vídeos para meditar e sobre espiritualidade Transcrição do vídeo e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil Lista de vídeos selecionados para medit...