O mantra supremo: “Supreme”

mantra Supreme Sri Chinmoy

Sri Chinmoy referiu-se inúmeras vezes ao mantra “Supreme”, que quer dizer Supremo em português ao referir-se a Deus nos seus textos e discursos sobre a vida espiritual e a prática de meditação. Nesta página, agrupamos alguns dos seus escritos, de diversos livros publicados, sobre o valor incalculável do mantra “Supreme”.

Sri Chinmoy não considera a prática de mantras e canções espirituais como uma meditação, mas sim como uma prática espiritual em si, que é de auxílio à meditação e pode ser feita separadamente da sua meditação individual diária.

 

mantra Supreme Sri ChinmoyO mantra Supreme

compilado com textos de Sri Chinmoy

 

O nome “Supreme”

Só há um Deus, que chamado por diferentes nomes. Eu gosto do nome ‘Supreme’ [‘Supremo’ em português]. Todas as fés religiosas possuem o mesmo Deus, mas referem-se a Ele diferentemente. Um homem será chamado de ‘pai’ por alguém, ‘irmão’ por outra pessoa, e ‘tio’ por uma terceira pessoa. Igualmente, Deus é chamado de diversas formas, de acordo com o doce e carinhoso sentimento que temos. Ao invés de usar a palavra ‘God’, eu uso a palavra ‘Supreme’ na maior parte do tempo. Quando dizemos ‘Supreme’, falamos do Senhor Supremo que não apenas alcança o absoluto Altíssimo, mas vai sempre além e além e transcende o Além.

 

Entoando o mantra “Supreme” antes de meditar

Sempre digo aos meus discípulos para começarem suas meditações repetindo o mantra “Supreme” algumas vezes. O Supremo é “nosso guru eterno”: meu guru, o seu guru, e o guru de todos. Eu represento o Supremo apenas para os meus discípulos, que sabem que posso ajudá-los. Existem outros Mestres que representam o Supremo para seus discípulos. Pense no Supremo e repita a palavra “Supreme” algumas vezes cedo pela manhã. Se puder cantar AUM com toda sua alma, também o ajudará bastante em sua meditação.

Cada Mestre tem um modo próprio de ensinar seus alunos a meditar. Peço aos meus discípulos que comecem a meditar repetindo o mantra “Supreme” algumas vezes. O Supremo é o nosso eterno Guru. Se você entoar Aum com toda a alma, também vai ajudar. Na vida espiritual, a gratidão é de suma importância. De manhã cedo, ao começar a meditação, respire bem lenta e profundamente três vezes. Enquanto estiver inalando, ofereça a sua gratidão repleta de alma ao Supremo, por tê-lo acordado e concedido a você o anseio interior de meditar. Dentre milhões de pessoas na Terra, Ele escolheu você para que entrasse para a vida espiritual. Naturalmente, você é grato por isso.

Pergunta: Como devemos entoar “Supreme” em grupo?

Sri Chinmoy: Por favor, imagine que você está em uma viagem. Sinta-se como se estivesse num barco ou em outro lugar com outros peregrinos. Sempre sinta um movimento ao entoar. Não importa se for para cima, para baixo ou para dentro. Quando disser “Supreme” por favor, sinta que você está alcançando algum destino. Cada vez que entoar, sinta que você está transcendendo sua meta.

 

O que é um mantra e como usar?

O mantra é um encantamento. Pode ser uma sílaba, uma palavra, algumas palavras ou uma sentença. Quando repetido várias vezes, é chamado de japa. Um mantra representa um aspecto particular de Deus, e cada mantra tem relevância e poder interior especiais.

Se não conseguir entrar na sua meditação mais profunda porque a sua mente está agitada, é uma oportunidade para utilizar um mantra. Você pode repetir “Supreme” ou Aum ou “Deus” durante alguns minutos. E também, se for atacado no plano vital emocional e pensamentos ruins ou vibrações inadequadas estiverem entrando em você, poderá repetir Aum ou o nome do Supremo. Nesse caso, tente entoar o mais rápido possível. Enquanto estiver tentando purificar a mente das impurezas, deverá cantar como se estivesse correndo para pegar um trem em movimento. Durante o japa comum, entretanto, apenas diga o mantra de maneira normal, mas com toda a alma. No entanto, não o prolongue muito, ou não terá tempo de cantá-lo as quinhentas ou seiscentas vezes que podem ser necessárias.

O japa não deve ser feito logo antes de dormir. Quando se repete mil, duas mil ou três mil vezes o mantra, a sua mente ficará agitada se o corpo desejar adentrar o mundo do sono. O aspirante repete “Supreme, Supreme, Supreme …” , mas está apenas agindo mecanicamente. E se continuar para além de sua capacidade, sua mente ficará inquieta. Então o buscador sofrerá, pois não conseguirá dormir bem.

Por vezes, escutamos a palavra que recitávamos mesmo após termos cessado sua repetição. Ao repetir “Supreme, Supreme, Supreme …” por um certo tempo, ouviremos esse mesmo Nome de Deus reverberando em nosso coração. As cordas vocais não agem, mas o ser interior continua a repetir o mantra de forma natural e espontânea.

O japa não é, estritamente falando, uma forma de meditação. É um chamamento. Utilizando um mantra, podemos invocar Deus para a nossa existência interior, nosso eu mais profundo. Já na meditação, procuramos de uma forma mais ampla adentrar a Infinidade, Eternidade e Imortalidade de Deus.

 

Usando mantras durante o dia

Pergunta: Normalmente, depois das seis e meia eu sinto que a minha meditação acabou e não sei o que fazer em seguida. Devo voltar a dormir?

Sri Chinmoy: Você pode ler livros espirituais, entoar mantras ou aprender canções espirituais. Cantar também é uma forma de meditação. Ninguém rirá de da sua voz quando estiver sozinho em casa. Você e o Supremo serão as únicas testemunhas. Você também pode fazer ‘japa’, repetindo ‘AUM’ ou ‘Supreme’ ou o seu próprio nome espiritual. Ler escritos espirituais, cantar canções espirituais e fazer japa será uma extensão da sua meditação. Contudo, nessa hora não volte a dormir, a não ser que seja algo absolutamente necessário para manter a sua saúde.

mantra Supreme Sri Chinmoy

Técnicas mântricas utilizando Supreme

Estrangule os seus pensamentos | Outra forma é essa: quando vier um pensamento que não for puro, bom ou divino, repita imediatamente a palavra ‘Supreme’ [Supremo] muito rapidamente. O Supremo é o meu Guru, o seu Guru, o Guru de todos. Então repita ‘Supremo’ bem rápido e, a cada vez que usar a palavra ‘Supremo’, por favor, sinta que está criando uma cobra que irá se enrolar ao redor do pensamento não divino e estrangulá-lo. Se o ciúme vier, diga ‘Supremo’ bem rápido e verá que ao redor do pensamento de ciúme há algo enrolado que irá estrangulá-lo.

Sete mundos superiores | Enquanto inspirar, em cada respiração tente repetir ‘Supreme’ sete vezes lentamente, e mais sete vezes enquanto expirar. Dentro de você há sete mundos superiores e sete mundos inferiores. Quando repetir ‘Supreme’ ao inspirar, sinta que está acessando os sete mundos superiores dentro de você. Uma vez alcançados os sete mundos superiores, sentirá um sólido poder. Quando expirar, pense nos sete mundos inferiores dentro de você e tente jogar a força dos mundos superiores dentro dos mundos inferiores. Acumule tudo nos mundos superiores e então, enquanto diz ‘Supreme’, ‘Supreme’, ‘Supreme’ ao expirar, entre nos mundos inferiores com paz, luz e bem-aventurança, para purificá-los.

Repita ‘Aum’ ou ‘Supreme’ | Se não puder entrar na sua mais profunda meditação porque a sua mente está agitada, essa é uma oportunidade para utilizar um mantra. Você pode repetir ‘Supreme’ ou ‘Aum’ ou ‘Deus’ por alguns minutos.

Cantando o seu nome espiritual | Eu mesmo não enfatizo a importância dos mantras para aqueles que seguem o meu caminho. Mas, se um aluno meu quiser praticar um mantra, eu lhe digo que pode repetir o Nome de Deus – ‘Supreme’ – ou cantar ‘Aum’. Mas, se ele não tem interesse em repetir essas palavras divinas, pode cantar o próprio nome da sua alma. Para alguns alunos eu dei nomes espirituais, nomes da alma. Se puder repetir o próprio nome da sua alma, eu asseguro que será capaz de trazer à tona todas as suas qualidades divinas e se tornará energizado com poder divino. Se repetir mesmo dez vezes, bem devagar, o nome espiritual que eu lhe dei, uma nova e frutífera consciência nascerá em você.

Paz | No topo da cabeça fica o centro da coroa – ‘Sahasrara chakra’, nós o chamamos. Imagine que esse centro se abre sete vezes – imagine, mas não conte. A cada vez que ele se abre, faz um giro completo. Enquanto estiver rodando, cante ‘paz’ ou ‘Aum’ ou ‘Supreme’, ou pode tentar duas dessas três opções.

Luz | Tente imaginar um disco no terceiro olho. Imagine que o disco gira em sentido horário e, sete vezes, cante ‘luz’ ou ‘Aum’ ou ‘Supreme’, o qual você preferir.

Então, dentro desse disco que gira, imagine sete chamas muito, muito brilhantes. Tente se imaginar brincando com essas sete chamas e, às vezes, tente sentir que você se tornou um com essas pequenas chamas, ao invés de brincar com elas.

Deleite | Por favor, imagine um disco rodando na altura do centro do seu coração. Agora, você irá cantar ‘deleite’ ou ‘Aum’ ou ‘Supremo’. Dentro desse círculo, que é o centro do coração –Anahata nada, de onde vem o som sem som – por favor, imagine que o seu coração é um jardim-flor, absolutamente maior do que o maior. Dentro desse enorme jardim, tente ver a mais linda piscina, muito grande. A água da linda piscina é prateada. Lá, você está nadando, mergulhando e fazendo todo tipo de coisas que lhe dá alegria. Então veja dentro da piscina, um barco dourado. Entre nele, e enquanto estiver entrando, tente imaginar que todo o seu ser se torna inteiramente dourado.

 

Mantra para proteção contra o perigo

Quando um acidente ou alguma coisa séria estiver para acontecer, sua voz poderá ser uma expressão do seu clamor interior. Nesse momento, você não precisa repetir o Nome do Supremo de uma forma lenta, prolongada. Quando o perigo está se aproximando, se repetir ‘Supreme’ rápida e intensamente, isso é uma expressão do clamor da alma por intervenção imediata da proteção divina.

Quando alguém está pronunciando o Nome do Supremo, ele tem que saber qual é o seu propósito. Na hora da meditação ou como parte da disciplina espiritual, a pessoa tem que entoar devagar e devotadamente. Mesmo assim, isso não significa que tenha que prolongar a palavra tanto quanto possa. Ela pode dizer o Nome com toda a alma, com amor, reverência e devoção, numa velocidade normal. Mas numa emergência, quando o perigo está ameaçando, se ‘Supreme’ vier das profundezas do coração como um choro intenso, isso também será muito devocional, embora seja rápido.

Pergunta: Guru, há algum modo de nos protegermos enquanto estivermos na rua?

Sri Chinmoy: Se pensar no Supremo ou repetir o Seu nome, então obterá proteção. Se estiver andando na rua, basta repetir “Supreme” de novo e de novo. O problema é que, após a meditação da manhã, você se esquece do Supremo. Todavia, no momento em que sai da sua casa, deve saber que está se expondo à mundo-ignorância. Quando estiver em meio a uma atmosfera não divina, deve ser muito cuidadoso. Nesse momento só há um remédio: repetir o nome do Supremo, com toda alma. Assim terá proteção.

Pergunta: Penso que eu estava procurando por algum tipo de palavra mágica que pudesse dizer para parar qualquer força ruim.

Sri Chinmoy: Se houver uma força ruim diante de você, imediatamente repita “Supreme” muito rapidamente: “Supreme, Supreme.” Mas deve ser feito bem ligeiro. Em um segundo tente repetir o nome o Supremo tão rapidamente quanto possível, centenas de vezes. Deixe a outra pessoa achar que você é maluco. Quando alguém sente que você é maluco, automaticamente o poder dela vai embora. Incomodá-lo estaria abaixo da dignidade daquela pessoa. Quando se começa a repetir algo, está invocando o Supremo não para proteger você, porque você é mais forte do que a outra pessoa. Você está invocando a presença do Supremo apenas para iluminar a outra pessoa. Mas ele pensa que você está invocando outra pessoa devido ao medo. Ele pensa “Bem, ele está muito assustado, então vou deixá-lo em paz.” Ou sentirá que você está invocando um poder mágico e assim ficará longe de você. “Supreme” é uma palavra estranha para ele, e portanto ele o deixará em paz.

 

Mantra para superar a letargia

A maneira mais rápida de superar a letargia é repetindo ‘Supreme’ tão rápido quanto possível. Você não tem que gritar a plenos pulmões, mas precisa se ouvir; não faça em silêncio. Você pode estar sentado na sua sala ou caminhando num lugar silencioso, onde ninguém irá lhe escutar, mas não deve fazer isso deitado.

Enquanto estiver cantando ‘Supreme’, a começar pelos dedos dos pés, imagine tudo que há dentro de você. Pense nos seus músculos, nervos, sangue ou qualquer coisa que queira e tente sentir que o Supremo está entrando nessa parte do seu corpo em particular. Então, vá para outras partes. Você não tem que ver o que está dentro das suas pernas ou do seu coração ou do seu cérebro. Apenas imagine que alguma coisa está lá e que essa coisa está sendo tocada pela palavra ‘Supreme’.

Se a letargia já estiver estacionada dentro do seu joelho ou ombro ou qualquer outro lugar, essa parte do ser tem que ser tocada pelo Poder do Supremo, a Vida do Supremo e a Divindade do Supremo. Essa é uma das formas mais efetivas de vencer a letargia enquanto anda ou faz alguma coisa. Quando quer vencer a letargia, esse não é o momento para entrar em meditação profunda; apenas deixe que o fluxo dinâmico do seu canto percorra todo o seu corpo.

 

Mantra para superar a fadiga

Tente invocar o aspecto poder do Supremo. Não invoque paz ou luz; tente apenas trazer à tona o poder divino do seu interior ou lá do Alto. Esse poder divino fará você sentir que o seu corpo está ardendo em febre, embora sua temperatura não esteja realmente aumentando, e imediatamente você se sentirá energizado.

Outra coisa que poderá fazer é repetir o Nome do Supremo tão rápido quanto possível. Não é uma corrida, mas veja quantas vezes pode repetir ‘Supreme’ em cada respiração. Então, quando sentir o poder dentro da repetição desse Nome, todo o seu ser será inundado com poder divino e você será capaz de sentir um novo fluxo de vida e energia.

Sempre tente sentir dentro de si um novo movimento dinâmico e progressivo, mas não agressivo. Se houver um movimento dinâmico e progressivo, você não cairá no sono. Dentro de si, sinta que um trem está correndo, correndo em direção ao destino. Sinta que você mesmo é um trem expresso com apenas um destino. O condutor do trem está constantemente repetindo o Nome de Deus para obter energia, força, resistência e todas as qualidades divinas. Um trem expresso para somente no fim de sua jornada, na meta; no caminho, ele não para jamais. A sua meta será alcançar ou conseguir uma meditação profunda.

 

Mantra para fazer durante a prática de esportes

Repita ‘Supreme’ | Enquanto correr, se puder repetir o Nome do Supremo com toda a alma e muito devotadamente, isso naturalmente lhe ajudará a aumentar a sua velocidade e resistência. Se quiser um mantra, ‘Supreme’ é o melhor. Se quiser um tipo especial de meditação, ‘Supreme’ é o melhor tipo. Apenas tente repetir o Nome do Supremo com toda a alma. Isso lhe ajudará a melhorar a sua velocidade e aumentar o seu poder de resistência.

Há duas maneiras de repetir o Nome de Deus. Mesmo se estiver correndo uma maratona, se ficar inspirado a repetir o Nome de Deus tão rápido quanto possível, faça isso; Ou, se estiver inspirado a fazer inspirações profundas e muito devagar e silenciosamente repetir o Nome de Deus, isso também será muito produtivo.

 

Mantra para purificar os chakras

Repetir ‘Supreme’ no seu chakra da coroa | Há muitas formas de desenvolver receptividade ou obter receptividade imediata. Eu posso lhes contar duas maneiras. Uma é repetir a palavra ‘Supreme’ várias vezes, tão rápido quanto o possível – simplesmente tão rápido quanto os músicos indianos dizem ‘Sa, re, ga, ma, pa, da, ni, sa.’ Mas deve ser feito em silêncio. Primeiro selecione um lugar no seu corpo, digamos, o seu centro da coroa (no topo da cabeça) e concentre-se lá enquanto repete ‘Supreme’ tão rápido quanto possível. Então selecione outro local, concentre-se lá e repita ‘Supreme’ novamente. É melhor ir de cima para baixo do que ao contrário.

O local não tem que ser um centro psíquico. Pode ser qualquer lugar de que goste. Suponha que você goste do seu olho direito. Pois concentre-se lá e entoe ‘Supreme, Supreme, Supreme’ em silêncio.

Ou se eu lhe dei um nome espiritual, você pode cantar o seu próprio nome, ou ‘Guru, Guru, Guru’, ou qualquer outra coisa em que tenha toda a fé. Uma vez que sempre teve fé no Supremo, normalmente esse é o melhor nome.

Se puder fazer isso em sete locais diferentes do seu corpo, em um local em particular você estará receptivo. Pode se concentrar em qualquer parte – a cabeça, a testa, o coração, o umbigo, o pé – qualquer lugar. Ao menos em um lugar, se tiver se concentrado seriamente, você será capaz de receber. A receptividade não tem que estar sempre no coração. Mesmo no pé você pode receber algo.

Pergunta: Qual dos sete chakras é o mais importante para um iniciante abrir inicialmente?

Sri Chinmoy: Deve-se tentar abrir o chakra do coração, o centro espiritual, primeiro. Não apenas iniciantes, mas todos os que praticam a vida espiritual e que querem abrir os chakras. O termo do sânscrito para esse chakra é anahata, o Som Sem Som. O som-semente do chakra é Yam. É o seu nome secreto. Mas você não precisa usar a palavra yam. Você pode cantar “Supreme” [Supremo] ou “God” [Deus]. Algumas pessoas sentem mais alegria ao entoar o nome de Deus, do Supremo. No seu caso, “Supreme” será o melhor para abrir esse chakra. Quando esse chakra se abre, ele traz uma sensação de Alegria, Paz e Deleite. As emoções exteriores, emoções vitais ou perturbadoras, serão purificadas pela abertura desse centro. Para um iniciante, ou para qualquer um que deseje abrir os chakras, o melhor é abrir o chakra do coração primeiro.

A partir do chakra umbilical, a energia-vida pode seguir dois rumos. Se fluir para baixo, ela entrará no vital inferior. Se fluir para cima, entrará na energia cósmica. Todos os chakras estão atrás da coluna vertebral, no corpo sutil, mas é mais fácil se concentrar na parte da frente do corpo. É mais fácil se concentrar no umbigo do que no seu lugar correspondente na espinha. Enquanto se concentrar, repita “Supreme” tão rápido quanto o possível. Para se alcançar a purificação, o resultado mais rápido e imediato vem quando você entoar “Supreme” em voz alta, para que o ouvido exterior consiga ouvir também. Mas esse resultado é temporário. Se quiser ter pureza duradoura, você terá de entoar em silêncio. Se fizer em voz alta, a cada vez que disser “Supreme”, tente imaginar cem “Supremes” dentro dele, para que a sua mente sinta que você repetiu centenas de vezes. A imaginação é um mundo de realidade. Convença a sua mente de que você o fez e você será bem sucedido.

O chakra umbilical funciona muito rápido quando é invocado. Se esse chakra e aqueles abaixo dele abrirem muito cedo, será uma maldição. Mas, se forem abertos no tempo certo, não haverá dificuldades. Se você se concentrar nos outros centros, também terá sonhos, mas seja cuidadoso em não se deixar ser levado pelos sonhos.

Pergunta: De que forma podemos superar as forças vitais?

Sri Chinmoy: Todos os nossos problemas vitais podem ser resolvidos invocando pureza. Pureza, pureza, pureza. A pureza é muito importante na vida do buscador. Nada é tão importante quanto ela. Todos os dias você deveria meditar em pureza. Se você pratica respirações, a cada inspiração repita “Supreme” sete vezes. Caso não consiga fazer sete vezes, faça três. E quando expira, novamente repita “Supreme” três vezes. Se puder repetir “Supreme” três vezes a cada vez que respira, sentirá que está trazendo Pureza universal para o seu organismo. E enquanto expira, sinta que exala todo o seu entulho e ignorância. Isso auxilia de forma considerável.

 

Entoando o mantra Supreme ao invés do seu nome

Pergunta: Se não temos um nome espiritual, seria efetivo entoar nosso nome de nascimento?

Sri Chinmoy: Alguns de vocês me pediram um nome espiritual, o nome das suas almas, e eu dei a vocês. Quando repetir o nome da sua alma, eu lhes asseguro que serão capazes de trazer à tona todas as suas qualidades divinas; serão energizados pelo poder divino de suas almas. Pode fazer isso se não quiser entoar ‘Aum’ ou ‘Supreme’.

Entretanto, repetindo seu nome de nascimento, aquele dado por seus pais, você não conquistará nada. Nomes ocidentais não têm a qualidade mântrica das palavras do sânscrito. Se ficar repetindo seu nome americano, nada divino decorrerá disso. Mas se repetir lentamente seu nome espiritual apenas dez vezes, uma consciência nova e frutífera despertará em você. As qualidades divinas da sua própria alma virão à tona.

 

Mantra para ficar acordado na meditação

Existem várias maneiras de se manter acordado. Faça japa; diga “Supreme, Supreme, Supreme” o mais rápido possível. Se isso não funcionar, lave seu rosto e olhos e se mesmo isso não funcionar, tome então uma pequena gota de óleo de mostarda e coloque no canto exterior de seus olhos. Esfregue gentilmente na pele do canto dos olhos. Arderá e queimará um pouco, mas não causará ferimentos nem destruirá seus olhos. E o manterá acordado. Essa pequena queimadura não é nada comparado com o que ganhará: paz, luz e beatitude.

 

A importância do japa

Gostaria de dizer que fazer “japa” não é necessário em nosso caminho. Mas se quiser fazer “japa”, faça-o de forma lenta e devotada. A dificuldade do “japa” é que, enquanto o faz, está prestando toda a atenção ao número. Se está decidido a repetir “Supreme” umas centenas de vezes, acaba contando um, dois, três, e fica esperando acabar. Assim não há valor, não há progresso, nada. Na Índia e na América eu vi muitas, muitas pessoas fazendo “japa”. Na maior parte do tempo elas fazem como um trem expresso: “Supreme, Supreme”, como se estivessem lutando contra o tempo. Mas, se quiser repetir o nome do Supremo da forma mais devotada, isso realmente aumentará a sua capacidade de concentração e meditação profunda, devotada.

Mais

Abaixo, dois fundos de tela/wallpapers com o mantra Supreme na caligrafia de Sri Chinmoy:

mantra Supreme Sri Chinmoy

Páginas recomendadas

Cursos de meditação em Mogi das Cruzes / SP Estamos planejando o curso de meditação gratuito em Mogi das Cruzes - SP. Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo para receber informaçõ...
Convite via SMS – curso de julho / 2016   Olá! Sejam bem vindos! Assim como a meditação mudou muitas coisas na nossa vida e como olhamos o mundo, gostaríamos de compartilhar ela com v...
Sri Chinmoy “Cada indivíduo vem ao mundo para fazer algo bom e grandioso pela humanidade.” – Sri Chinmoy Sri Chinmoy – aluno da paz Sri Chinmoy Kumar Ghose...
Como meditar bem Como meditar bem? textos de Sri Chinmoy do livro Meditação    Para meditar bem, chore como uma criança Uma meditação bem-sucedida depen...