meditação diária header

Meditação diária


“Se você continuar fazendo

Sua meditação-silêncio diariamente,

Deus irá definitivamente fortalecer

Seu músculo-vida interior.”

 

– Sri Chinmoy

 

“Um verdadeiro buscador

Começa sua vida diária com a meditação

Não importa quantas atividades

E responsabilidades ele aceite,

A meditação será sempre

A primeira, prioritária em sua vida.”

Sri Chinmoy

Meditação diária

Por que praticar meditação diária?

Essa é uma das perguntas que todos os iniciantes fazem acerca da meditação. ‘Meditação diária?’ Duas (ou mais) vezes por dia?’ ‘Mas por quê?’

Bem, imaginem que queremos desenvolver um músculo! (e quem pratica exercícios sabe disso). Se formos uma ou duas vezes por semana à academia, levantarmos pesos e, nos outros cinco ou seis dias nada fizermos… O músculo vai mesmo se desenvolver? Doce ilusão, não é mesmo? Temos que trabalhar duro por qualquer desempenho que quisermos melhorar em nossa vida. Seja físico, mental (nos estudos, por exemplo) e, no espiritual também!!!

– ‘Espiritual?’ – você pergunta…

– Sim! A meditação é uma porta de entrada maravilhosa para uma outra vida que temos – a interior e/ou espiritual.

Por isso a meditação diária! O instrutor num curso de meditação dá as ferramentas (exercícios, mantras etc) mas, buscar o seu Ser Interior, Mestre Interior, Alma, ou como queira chamar, é uma tarefa que só você pode realizar. E, praticando diariamente, cada vez mais você se aproxima dessa ‘vida’ dinâmica e perfeita que está dentro do seu coração espiritual.

Como praticar a meditação diária?

Essa é outra pergunta freqüente. Bem, claro que é necessário você estar querendo muito embarcar nessa aventura!

Em termos práticos, você tem que reservar ao menos dois horários por dia para…você mesmo! (não é ótimo?). Sim, a meditação diária, na verdade, é o momento mais precioso que você dedica a si próprio, para transitar melhor na estrada da vida, com mais auto-conhecimento.

Meditação diária, de manhã e à noite, sendo o ideal. Por quê?

Porque, se você se propõe a acordar 20 minutos mais cedo que o habitual, tomar um banho ou lavar mãos e rosto e, sentar para fazer um exercício de concentração inspirador, você já sairá diferente para a correria do dia, com um suporte para não se perder nas –comuns- dificuldades que acontecem.

E, se antes de ir dormir, você se sentar e fizer outro exercício inspirador, deixará ali as tais dificuldades e, certamente, a qualidade de sua noite será muito especial.

“Meditação não significa apenas

Sentar num lugar

Com os olhos fechados.

Meditação também significa

Pensamentos amorosos, pensamentos puros,

Pensamentos de auto-doação,

Na nossa vida diária de aspiração.”

Sri Chinmoy

Exercícios de Meditação para o dia-a-dia:

Não poderia deixá-lo, leitor-buscador, sem alguns exercícios para que você comece a praticar sua meditação diária hoje mesmo! Aí vão:

Meditação diária 1:

Simplicidade, Sinceridade, Pureza

por Sri Chinmoy, do livro Meditação

“Para o buscador que está começando sua vida espiritual, simplicidade, sinceridade, pureza e certeza são primordiais. É a simplicidade que concede paz de espírito. É a sinceridade que faz sentir que você é de Deus e que Ele é constantemente seu. É o coração puro que faz sentir que Deus está crescendo, brilhando e se realizando a toda hora dentro de você. É a certeza que faz sentir que a meditação é a coisa certa a ser feita.”

“Em silêncio, repita suavemente a palavra ‘simplicidade’ dentro da sua mente por sete vezes e concentre-se no topo de sua cabeça. Então, repita a palavra ‘sinceridade’ por sete vezes, silenciosamente e com toda a alma, dentro do seu coração, e concentre-se nele. Depois, repita suavemente a palavra ‘pureza’ dentro ou em volta da região do umbigo, e concentre-se nessa parte do seu corpo. Por favor, faça tudo isso em silêncio e com toda a alma. Então, concentre a sua atenção no terceiro olho, que está no meio e um pouquinho acima das sobrancelhas, e repita silenciosamente ‘certeza’ por sete vezes. A seguir, coloque suas mãos no topo da cabeça e diga três vezes: ‘Eu sou simples, eu sou simples, eu sou simples’. Depois, coloque suas mãos no coração e diga três vezes: ‘Eu sou sincero, eu sou sincero, eu sou sincero’. Coloque suas mãos na região do umbigo, repetindo ‘Eu sou puro’ e, sobre o terceiro olho, repetindo ‘Eu tenho certeza’.”

meditação diária flor
meditação diária matinal

Meditação diária 2:

Uma qualidade favorita

por Sri Chinmoy, do livro Meditação

“Se você gosta de um aspecto particular de Deus –o amor, por exemplo- repita interiormente a palavra ‘amor’ com toda a alma por várias vezes. Enquanto proferir a palavra ‘amor’ com toda a alma, tente senti-la reverberando nos recônditos mais profundos do seu coração: ‘amor, amor, amor’.Se você der mais importância para a paz divina, então entoe ou repita em seu próprio interior a palavra ‘paz’. Enquanto fizer isso, tente ouvir o som cósmico, incorporado pelo mundo, reverberando nas profundezas do seu coração. Se você quiser luz, repita ‘luz, luz, luz’ com toda a alma, e sinta que, de fato, você mesmo se transformou em luz. Da ponta dos pés até o topo da cabeça, tente sentir que você se tornou a palavra que está repetindo. Sinta que o seu corpo físico, o seu corpo sutil, todos os seus nervos e todo o seu ser estão inundados de amor, paz ou luz.”

Reflexões sobre a meditação

“Você pode dizer que não pode meditar diariamente ou que não medita bem mas, por favor, tente.

Você não come a comida mais deliciosa todos os dias, mas você come alguma coisa, pois sente a necessidade da comida para manter seu corpo vivo.

Na vida espiritual também, por favor, sinta a necessidade de alimentar a alma, alimentar o ser interior.

Se não tiver uma meditação profunda todo dia, isso não significa que não irá mais meditar. Por favor, na vida interior, tente sentir a necessidade da sua alma. Por favor, medite todos os dias, mesmo se algumas vezes, sentir um deserto dentro do seu coração.”

-Sri Chinmoy


“Cada ser humano tem dois professores. Como existe educação exterior e interior, também existe um professor para nosso mundo exterior e um Professor para nosso mundo interior. O professor no mundo exterior nos diz: ‘Aceite-me. Se você não me aceitar, será capaz de permanecer para sempre, um tolo deplorável. Então, quanto mais cedo me aceitar, melhor para você.’ O Professor na vida interior nos diz: ‘Aceite-me, por favor, pois se você não me aceitar, Eu permanecerei sempre incompleto. Você e Eu somos um. Se uma parte da minha existência permanecer sem luz, obscura e sem aspiração, então Eu mesmo permanecerei imperfeito. Portanto, Eu lhe imploro, oh buscador, aceite-me, pois desejo me tornar completo e perfeito com a sua gentil aceitação da Luz de minha realidade’.”

-Sri Chinmoy

Como começar a sua meditação diária

Play video

Páginas recomendadas

Mestre e discípulo https://vimeo.com/169437832 Aquele é um excelente Professor espiritual Cujos olhos são firmeza E cujo coração é perdão. Sri Chinmoy ...
Curso de meditação: você está inscrito!   Devemos todos os dias tentar amar o essencial, e não o superficial. – Sri Chinmoy   Obrigado pela sua ligação! Você já...
Aulas de meditação em universidades, escolas, empr... Ficamos sempre muito felizes em poder compartilhar técnicas, dicas e inspiração para a prática de meditação. Se você tiver bastante gente inter...
Coragem foto Inner courage is nothing but constant self-giving. Here we are all seekers. Before we became seekers we stayed with our desire-friends, but no...