Meditação guiada

Play video
Play video

“Meu Senhor Supremo, mantenha-me cantando

Sua Canção-Vitória

Enquanto eu percorro a estrada da Eternidade.

Meu Senhor Supremo,

Não mais eu vejo o terrível vazio da vida.

Não mais eu vejo os incontáveis espinhos da vida.

Eu vejo apenas a minha força,

A minha beleza,

A alegria da minha alma

E o Todo da minha Eternidade.

Sri Chinmoy

Meditação guiada

Por Patanga Cordeiro, com exercícios de meditação guiada de Sri Chinmoy

O que é meditação guiada?

Há diferentes modos de exercitar a nossa concentração para adentrar na meditação. Podemos usar a música, o silêncio, a ação, a inação, um objeto bem pequeno, o vasto céu e oceano. Podemos também usar a imaginação. É aí que entra a meditação guiada ou meditação conduzida. Alguém dá o andamento para a meditação, e o nosso dever é manter a concentração no estágio atual do exercício.

Play video

 

Exercícios e técnicas de meditação conduzida

Por Sri Chinmoy

Doçura, Amor e Unicidade pela contemplação

Se você quiser aprender a arte da contemplação, precisará de três importantes qualidades: doçura, amor e unicidade. Capacidade-doçura, capacidade-amor e capacidade-unicidade você tem que desenvolver.

Para conseguir a qualidade da doçura, tente visualizar bem à sua frente, uma adorável criança – uma bela, muito bela, belíssima criança – e sinta que todas as qualidades da criança estão entrando em você.

Para a qualidade do amor, você tem que imaginar o amor de uma mãe pelo seu filho ou de uma criança pela mãe. Se você puder alcançar a capacidade-amor de uma mãe ou de uma criança, então tenha certeza que o seu coração fez um grande progresso.

Para desenvolver unicidade, você tem que visualizar ou imaginar o Céu e a terra ao mesmo tempo. Tente reviver a supremamente poderosa mensagem-unicidade de Cristo, o Salvador: “Eu e meu Pai somos um.” Aqui, o Pai Celestial e o filho terreno são inseparavelmente um e a unicidade deles não é nada menos do que perfeição e satisfação. Então, doçura, amor e unicidade, são as três qualidades supremas que um buscador avançado tem que desenvolver para contemplar.

Concentração, Meditação, Contemplação e Mantras

Ponha a sua mão entre e um pouco acima das sobrancelhas. Agora diga: “Eu estou me concentrando. Eu sei que o meu Senhor Amado Supremo está logo acima da minha cabeça.”

Ponha sua mão direita sobre o seu coração, com o polegar sobre o coração. Agora diga: “Eu estou meditando. Posso sentir a Presença abençoada do meu Senhor Amado Supremo bem dentro do meu coração.”

Ponha sua mão direita sobre o seu coração e sua mão esquerda sobre a sua cabeça. Por favor, pressione ambos, sua cabeça e seu peito com uma certa força. Tão silenciosa e lentamente quanto possível, você vai inspirar e expirar. Agora diga: “Eu estou contemplando. Posso ver vividamente o meu Senhor Amado Supremo bem em frente do meu olho-visão e Ele está dizendo que está ávido a jogar comigo o jogo de esconde-esconde.”

Ponha ambas as mãos atrás de sua cabeça. Diga: “Meu passado-desapontamento-Deus.”

Agora ponha os dedos de sua mão direita na testa, entre as sobrancelhas. Diga: “Meus sonhos prateados de hoje.”

Coloque sua mão direita no seu coração e forme um pequeno círculo. Enquanto forma um círculo, sinta que o está formando com luz. Diga: “Minhas realidades douradas do amanhã.”

Simplicidade, Sinceridade, Pureza e Certeza

Em silêncio, gentilmente repita a palavra ‘simplicidade’ sete vezes dentro da sua mente, dentro de sua cabeça.

Agora, delicadamente repita ‘sinceridade’ sete vezes dentro do coração, em silêncio, devotadamente. Concentrando-se no coração, por favor, repita a palavra ‘sinceridade’, silenciosamente, sete vezes.

Agora gentilmente, repita a palavra ‘pureza’ sete vezes em silêncio, muito devotadamente, dentro do centro do umbigo ou nessa região.

Depois delicadamente, medite no terceiro olho na testa, entre e um pouco acima das sobrancelhas. Gentilmente repita a palavra ‘certeza’ ali, sete vezes, em silêncio.

Mais técnicas de meditação guiada

Você pode encontrar mais técnicas no livro Meditação, que é o nosso livro favorito para quem quer aprender a meditar.

 

meditações guiadas
meditacao guiada

Vídeos de meditações guiadas

Meditation silence – meditação guiada no coração – como fazer

Neste vídeo Sri Chinmoy descreve como meditar no coração espiritual. A primeira parte é uma meditação guiada, e a segunda mostra Sri Chinmoy em meditação profunda. Observando a imagem em meditação facilitará que você mesmo entre na sua própria meditação.

Play video

 

Meditação guiada no sol

Nesse exercício, utilizamos o vídeo do sol nascente para guiar nossa meditação. Basta manter silêncio, observar o sol e, quando Sri Chinmoy estiver entoando os mantras, eles nos ajudarão a ficar num estado meditativo. Tente ouvir os mantras e observar o Sol com os ouvidos e olhos do coração, e não da mente. A meditação não acontece na mente.

Play video

 

Dicas para a meditação guiada

Mantenha a postura ereta, mas relaxada, olhos entreabertos, mas sem forçar, e respiração tranquila, pelo nariz.

Idealmente, escolha um lugar da sua casa que seja limpo e tranquilo para praticar a meditação. A meditação guiada, para ser bem sucedida, deve ser praticada diariamente, se possível até duas vezes ao dia, sem falta. Idealmente, no mesmo horário todos os dias. O melhor horário é de manhã cedo, logo após acordar e antes de tomar café da manhã ou começar o dia. Uma ducha é recomendável para ficar bem desperto. Meditação não é relaxamento; portanto devemos estar prontos para lutar uma batalha!

Incenso, flores, um altar, etc, também ajudam a criar um ambiente favorável à meditação guiada.

 

Meditações conduzidas ou guiadas

Se quiser ler mais, veja a página dos nossos colegas do Rio sobre meditações guiadas.

 

Páginas recomendadas

Workshop de Meditação em Coimbra (Portugal) –... Workshop de Meditação em Coimbra - Gratuito Realizam-se regularmente workshops sobre Meditação. Este será ministrado por Kritharta Brada da Repúbli...
Como meditar bem Como meditar bem? textos de Sri Chinmoy do livro Meditação    Para meditar bem, chore como uma criança Uma meditação bem-sucedida depen...
POEMA: O Pássaro Azul Sorri comentário: Patanga Acabei de meditar e, como de costume, me estiquei na cama para ler alguns poemas de Sri Chinmoy depois da meditação. O primeiro...
Dicas para meditar bem por Patanga Nos artigos sobre exercícios e técnicas, eu já deixei várias dicas práticas - como meditar no coração, que técnicas usar, em que ho...