September 13 1976w

Pergunta: Como podemos silenciar a mente na meditação?

Sri Chinmoy: Tente inspirar tão silenciosamente e lentamente quanto o possível, de forma que, se você colocasse um fino fio diante do seu nariz, ele não se moveria. Então você verá que a sua meditação será profunda e a sua mente ficará calma e silenciosa.

Então imagine algo muito vasto, e também calmo e silencioso. Quando começar a meditar, sinta que dentro de você há um vasto oceano, e que você mergulhou fundo adentro. Lá no fundo tudo é tranquilidade, uma enxurrada de tranquilidade.

A coisa mais importante é a prática.Hoje a sua mente age como um macaco. Essa mente inquieta bate o tempo todo na porta do seu coração, perturbando a sua serenidade. Neste mundo, todos possuem orgulho, vaidade e auto-estima. Portanto, se mantiver a porta do coração fechada cada vez que a mente vier, se não der atenção alguma à mente, depois de um tempo, a própria mente achará que seria indigno dela ficar importunando você. Eu percebi meus discípulos não abrindo a porta de seus corações quando a mente veio bater. Eles não reagiram com o coração, e o coração continuou imperturbado. O coração abriu amplamente as suas portas apenas para a Luz da alma e ouviu apenas os ditados da alma.

O pensamento vem do mundo mental. Mas você também tem o coração, o mundo-identificação. Quando permanece no coração, isso quer dizer que se identifica com a alma. A alma está além das idéias, além dos pensamentos. Ao invés de concentrar-se na mente central, se puder concentrar-se no coração, então a realidade que há dentro do coração automaticamente lhe dá um acesso à alma. Ao se concentrar e meditar na realidade que está dentro do coração, essa realidade vem à tona.

Ao se concentrar na mente, naturalmente os pensamentos virão incomodá-lo. Mas, ao se concentrar no coração, o problema é resolvido. Portanto, sempre tente meditar no coração e trazer a alma à tona. A alma, que é um representante direto de Deus, é a eterna realidade em nós.

Sri Chinmoy, Experiences Of The Higher Worlds, Agni Press, 1977