Dicas para meditação 31 – amizade espiritual

Pergunta: É importante para os buscadores passarem tempo entre si?

Sri Chinmoy: É sempre recomendável aos buscadores passar tempo com outros buscadores pois isso lhes trará inspiração. Se você permanecer com alguém que não possui aspiração, haverá uma constante luta. É muito difícil para um buscador – especialmente no início- manter sua consciênciamais elevada. Assim que vai a algum lugar, imediatamente vê pessoas sem aspiração. Mesmo que não fale com elas, ainda assim estarão espalhando suas vibrações. Se um santo vem aqui, imediatamente você sentirá sua vibração. E se um ladrão chega, imediatamente sentirá a vibração dele. Mas se você for um buscador e outro buscador estiver com você, então imediatamente sua força aumentará tremendamente. Desta forma é sempre recomendável para buscadores estarem juntos numa comunidade, ou se encontrarem freqüentemente.

Fifty Freedom-Boats to One Golden Shore 4, p. 7

 

Pergunta:É possível para um discípulo aprender com buscador mais avançado?

SriChinmoy Não é necessário para o buscador passar por todos os enganos até alcançar a verdade. Se um discípulo é um iniciante e encontra um buscador avançado – um buscador realmente avançado, e não apenas um que seja discípulo há muitos anos – então o discípulo avançado, poderá ser capaz de aconselhá-lo a partir de suas próprias experiências. É como a mãe e o filho. A mãe diz ao filho para não tocar na chama, pois ela sabe, a partir da própria experiência, que tocar na chama causa dor. A mãe já tocou na chama antes e queimou seu dedo; então ela fala com experiência.Se a criança pensar que a mãe está mentindo, não se beneficiará da experiência dela e tocará na chama. Assim, tal como a criança, que pergunta à mãe o que aconteceu quando ela tocou a chama, um iniciantenavida espiritual aconselha-se com um buscador avançado. O iniciante reconhece o buscadorcomo avançado, por ver que este leva uma vida disciplinada e divina; ele é um exemplo para o iniciante.

Ao ser aconselhado por um buscador avançado, o iniciante irá alcançar sua meta mais rapidamente, da mesma forma que os pais ajudam seus filhos a se tornarem melhores adultos, ao advertí-los a falar a verdade e a meditar. Um buscador avançado é como um pai ou um irmão mais velho, daqueles que acabaram de entrar na vida espiritual. Se o iniciante for fazer tudo por si mesmo navegando através de todas as experiências desagradáveis, ele irá perder muito tempo e acabará atingindo sua meta muito mais tarde.

SriChinmoy Speaks 7, p. 14-15

 

Pergunta:Sinto-me fraco e gostaria de saber: como posso sentir-me mais forte e disciplinado?

 

Sri Chinmoy: Se você for ao hospital visitar amigos doentes e ficar lá algumas horas com eles, você também se sentirá doente , ainda que esteja fisicamente saudável. Se você estiver na companhia de homens jovens e fortes, correndo e pulando poralgumas horas, irá se sentir cheio de energia. No plano físico, quando você se envolve com pessoas doentes, você se sente fraco e quando se envolve com pessoas fortes, sente-se forte e dinâmico.

Na vida espiritual quando se quer disciplinar a própria vida, é necessário se juntar a pessoas espirituais que já disciplinaramsuas próprias vidas .

Você está tentando disciplinar sua vida e eles estão no mesmo barco. Quando duas pessoas focam o mesmo objetivo, a tarefa torna-se mais fácil. De manhã cedo é muito difícil correr devido à letargiae a inércia. Mas se você ver um amigo correndo, correrá junto com ele. Nessa hora, vocês irão se energisar um ao outro. Sua força entra na força dele e a dele entrará na sua.