Dicas para meditação 55 – Aumentando a Aspiração

 

Pergunta: Como posso aumentar a minha aspiração de forma a senti-la durante o dia todo?

 

Sri Chinmoy: Existem várias maneiras de se aumentar a aspiração. Uma maneira é meditar todos os dias por pelo menos dez minutos de manhã cedo. Quando se exercita, se estava fazendo 50 flexões, você então tenta fazer 60 ou 70. Essa é a maneira de aumentar os seus músculos exteriores. Se esteve meditando bem, tente meditar por mais tempo – quinze minutos ou mais. Se você lê 20 páginas dos meus livros diariamente, então por favor leia 25. Se escuta minhas canções por meia hora, procure aumentar para 40 minutos. Esta é uma maneira fácil: incrementar gradualmente a muscula-tura interior.

Os músculos interiores são a fé, o amor, a devoção, a unicidade e assim por diante. Esses você pode aumentar fazendo duas coisas: aumentando a sua pureza e aumentando a sua gratidão. Se quiser aumentar a sua aspiração, você deve aumentar a sua pureza e gratidão. Com pureza você pode aumentar tudo e com gratidão você pode aumentar tudo. Gratidão você deve oferecer todos os dias ao Supremo, pois Ele o trouxe ao caminho certo e lhe deu um Mestre que o ama sinceramente e de todo o coração. Se oferecer a sua gratidão ao Supremo por estas coisas, a sua aspiração crescerá.

Pode meditar em pureza diariamente. Basta repetir a palavra ‘pureza’ com devoção e alma. Muitos anos atrás, em um de nossos Centros, eu falei sobre como aumentar ou desenvolver pureza interior. Hoje repita ‘pureza’ 100 vezes, amanhã repita 200 vezes, depois 300 e assim por diante, até alcançar 700 repetições. Então pode reduzir 100 repetições a cada dia até retornar às 100 repetições originais. Pode repetir ‘pureza’, ou ‘Aum’, ou ‘Supreme’. Como em uma escada, você sobe para alcançar os frutos e depois desce, trazendo consigo os frutos. Para aumentar a aspiração, a pureza e a gratidão devem ser ampliadas. Quando a gratidão aumenta, num instante a aspiração aumenta. Quando a pureza aumenta, num instante a aspiração aumenta.

Pureza e gratidão são dois ótimos amigos seus, e portanto passe todo o seu tempo com elas. Quando tem um bom amigo, você procura passar o máximo de tempo possível com ele. No mundo interior, a pureza e a gratidão são suas duas amigas mais íntimas. Caso possa permanecer com elas o tempo todo, estará fadado a sentir a sua aspiração aumentar a cada momento. Se estiver lutando contra alguma coisa e essas amigas vierem ao seu auxílio, naturalmente a sua força aumentará e você será capaz de derrotar os seus inimigos interiores.

Aum, January 1978, p. 18-19

 

 

Pergunta: Como posso aumentar a minha aspiração?

 

Sri Chinmoy: Existem várias ma-neiras de se aumentar a aspiração. Uma maneira bastante simples é ficar junto de pessoas as quais você sente que possuem mais aspiração do que você. Na escola, quando fica junto de um aluno mais dedicado, você verá por que ele tira notas melhores. Ele estuda arduamente ou sabe alguns segredos; por isso ele tira notas melhores. Igualmente, ao ver o quanto alguém disciplinou a própria vida, você pode aumentar a sua própria aspiração. Portanto sempre fique junto de alguém que esteja um passo a frente de você. Isto não significa que deva pensar mal de alguém que, em sua estimativa, seja inferior a você. Longe disso! Mostre a ele a sua simpatia e amor, mas sinta que você aprende com alguém que esteja acima de você. E mesmo assim, aquela pessoa não será o seu ideal. O seu ideal deve ser somente Deus ou o seu Mestre espiritual. Contudo, tente ver que boa qualidade faz uma pessoa melhor do que você.

Isso não é imitação; você não precisa ser cópia de alguém. E nem passar todo o seu tempo pensando em como a outra pessoa está meditando, entretanto, ao ver que essa pessoa aumentou a sua aspiração ao meditar às quatro ou cinco da manha, você também ficará inspirado a meditar cedo pela manhã. Ao ver que a outra pessoa tem meditado melhor sem ter comido antes, você também fará assim da próxima vez que for meditar. Essas são algumas das maneiras exteriores de se observar a pessoa a qual você sente estar fazendo melhor meditação do que você.

O método interior de se aumentar a aspiração é sentir sempre o clamor interior. Você precisa desespe-radamente de realização-Deus. A realização-Deus não é teórica; ela pre-cisa ser prática.

Na vida espiritual, a melhor maneira de se aumentar a aspiração é pensar no próprio Mestre vinte e quatro horas por dia, se possível. Saiba que agora é impossível para você pensar vinte e quatro horas em seu Mestre. No entanto, pode ler os escritos de seu Mestre por uma ou duas horas, pode passar uma ou duas horas com os outros discípulos; e por uma ou duas horas você pode falar sobre o seu Mestre a amigos que nada saibam sobre ele.

Muitas vezes você será capaz de aumentar a própria aspiração ao falar sobre seu Mestre. Digamos que hoje você não esteja com aspiração alguma. Caso alguém que seja um iniciante lhe pergunte algo sobre o seu Mestre, você terá de falar. Não estará enganando a outra pessoa, mesmo que esteja sem aspiração naquele momento. Procure nas profundidades para ver se há alguma aspiração em sua vida. Instantaneamente descobrirá que por centenas de vezes o clamor-aspiração lhe pertenceu. Então, traga à tona aquela aspiração, e quando estiver conversando com aquela pessoa automaticamente a sua aspiração  aumentará. Talvez hoje você não tenha aspiração, mas há dois dias atrás você tinha uma aspiração tremenda. Alguém leu algo sobre o seu Mestre no jornal e quer saber mais sobre ele. Se não falar com ele sobre o seu Mestre por estar sem aspiração e duvidando de seu Mestre, você estará arruinando as suas próprias possibilidades. Foi Deus dentro daquele buscador quem veio, e veio apenas para aumentar a sua aspiração. Nesse momento Deus tem mais cuidado por você. Você foi sincero por dois ou seis meses e justamente hoje a sua aspiração está baixa.  Assim Deus, através de Sua infinita Compaixão, vem até você na forma de uma buscador ou de um curioso, de forma que Ele possa novamente atiçar a chama de aspiração em você. Existem muitas maneiras de se aumentar a aspiração quando ela está baixa. Mas o melhor método é pensar apenas no Mestre, falar sobre ele, ouvir falar sobre ele e ler todos os seus escritos.

Você não pode ler enquanto trabalha, senão seu chefe o despedirá. Todavia, se repetir o nome do Supremo ou o nome do seu Mestre espiritual, como irá o seu chefe saber  o que você está fazendo? E você não estará enganando o seu chefe. Longe disso! Você sabe que há um chefe superior e que este é Deus. Você pode dizer: “Como posso agradar a dois chefes?” Gostaria de dizer que se você satisfizer o chefe que é absolutamente superior, Deus, a sua salvação estará garantida. Você deve executar as suas tarefas terrenas, naturalmente. Deus fez de um indivíduo o seu chefe temporário, o qual paga por seu trabalho. Com esse dinheiro você pode viver na Terra e ter uma vida espiritual, o que é absolutamente necessário. Satisfazer o seu mestre terreno não é vivacidade ou esperteza não divina; é sabedoria. Você tem de trabalhar seis ou sete horas diariamente para esse chefe. Mas durante o resto do tempo você pode meditar, passar tempo junto de outros discípulos e ler os escritos do seu Mestre. Assim você pode passar quatorze ou quinze horas por dia na consciência de seu Mestre. Não é isso aspiração? Um Mestre espiritual incorpora realização. Se você bate, bate, bate constantemente na porta do  coração dele com o seu clamor interior, ele naturalmente abrirá, e lhe dará a chave. Quantas horas diárias você devota a ele? Se você passa cinco minutos por dia na consciência dele e o restante de seu dia se esvai, desperdiçado, naturalmente levará mais tempo para alcançar a sua meta. Porém, se for devotado e entregue, verá quantas horas e de quantas maneiras você pode permanecer na consciência de seu Mestre. Então a sua aspiração aumentará. Quando a aspiração frutifica, a realização alvorece.

Aspiration-Flames, p. 43-49