Play video

srichinmoyrunning.jpgMens sana in corpore sano é um ditado do latim bem conhecido, que diz que a mente, para ser sadia, precisa de um corpo sadio.

Mas, no âmbito interior, os esportes vão além do conceito de saúde. Auto-transcendência, disciplina, entusiasmo, alegria e inocência são todas qualidades importantes para uma vida espiritual e são todas encontradas no mundo dos esportes. E fazem parte de ser realmente sadio.

“In the heart of action is the silence of meditation, and in the heart of meditation is the dynamism of action.” – Sri Chinmoy

Eu (que estou escrevendo este artigo), recentemente completei uma prova de 10 dias de corrida, percorrendo 570 quilômetros. Meu amigo Adriano Passini está treinando para a travessia do Canal da Mancha. Tudo isso é louvável e traz enormes transformações. Mas você não precisa ficar assustado. O mais importante é se exercitar. A quantidade é algo que vai vir naturalmente. E o resultado, que é inocência, paz, pureza, você vai sentir em meros dez minutos depois de começar a se exercitar.

Disciplina todos temos. Você também! Você não escova os dentes todos os dias? Toma banho todos os dias? Come todos os dias? Vai ao trabalho/aula todos os dias? Então você é disciplinado! É só uma questão de considerar a prática de exercícios como algo igualmente necessário. E é!

No livro Sport and Meditation, de Sri Chinmoy, o famoso corredor Paul Tergat conta:

paul_tergat “Sri Chinmoy estava tão certo no que me disse antes da Maratona de Nova Iorque – que eu deveria me concentrar até a última milha. Certamente foi a corrida mais dura da minha vida. Até o fim não sabíamos quem ia vencer a prova.
“Eu acredito que há um propósito por detrás da capacidade que eu recebi para minha vida atlética: que eu utilize o esporte com a postura correta e para benefício da minha vida interior. É por conta dessa capacidade que eu pude continuar até agora. Sem esse poder mais elevado, eu poderia facilmente ter declarado “Sim, eu quebrei recordes mundiais, corri bem” e então ter me aposentado cinco anos atrás.
“… portanto, o esporte está realmente vindo à tona para o desenvolvimento do mundo.” – Paul Tergat

Não se intimidem por ler isso vindo de um campeão. Isso vale para todos – você, eu e todos nós.

Prehi, abhihi, dhrishnuhi.

Go forward, fear not, fight.

Siga em frente, não tema, lute.

– Upanishads, traduzido por Sri Chinmoy / Patanga Cordeiro

Páginas recomendadas

Estou procurando algo, mas não sei o quê por Patanga Cordeiro  "Dear friends, dear brothers and sisters, dear distinguished professors and deans, here we are all seekers. We are sai...
Livros sobre meditação, etc por PatangaMovemos esta página para Livros sobre meditação e espiritualidade.
Cartazes dos cursos de meditação Abaixo alguns dos cartazes que usamos nos cursos de meditação nos últimos 5-7 anos. Os mais antigos farão parte de projeto futuro, pois ainda precisar...
2016/MAR – Curso de meditação com Kritartha ... O próximo curso gratuito será no início de março, com o nosso amigo da República Tcheca, Kritartha Brada.Kritartha pratica a meditação há cerca de...