Perguntas e respostas sobre meditação 12: quais são os benefícios da meditação em grupo

 

Pergunta:Eu compareço à meditação aqui na faculdade uma vez por semana mas sinto que preciso de mais nutrição espiritual. Se tentar meditar sozinho, é diferente. Sinto que há algo que estou perdendo.

 

Sri Chinmoy: Você não está na verdade perdendo nada. Quando quatro pessoas fazem a mesma coisa juntas, elas inspiram umas às outras. É como um cabo-de-guerra. Quando você está meditando com o seu grupo, são quatro ou cinco pessoas meditando juntas contra apenas uma pessoa, a ignorância, enquanto que meditando em casa você é um indivíduo e a ignorância é outro. Você não sabe quem vencerá o cabo-de-guerra. Quando quatro pessoas estão puxando de um lado e apenas se opõe, ela sabe que as outras quatro ganharão. Essa certeza interior o encorajará a unir-se e ajudar a puxar. Se você meditar em casa, está lutando sozinho contra a ignorância. Naturalmente, ficará cansado rapidamente e sentirá tristeza e desconsolo, e pode perder o interesse. Mas você se puder meditar com os outros, terá mais confiança no que faz.

Quando você vê que um ladrão ou algum outro suspeito está sentado ao seu lado, a sua consciência automaticamente cairá  por causa das vibrações que recebe dele. As forças não divinas, negativas, virão e o atacarão. Mas se você se relacionar com pessoas que levam uma vida espiritual e estão tentando realizar Deus, sem dúvida eles reforçarão a sua aspiração. Se tiver fé e confiança nessas pessoas, a própria presença delas o inspirará. Uma pessoa espiritual sentada ao seu lado está pensando em Deus, meditando em Deus, no Amor divino e na Paz divina. E essa Paz e Amor entrarão em você também. Assim, a melhor coisa a se fazer seria relacionar-se com pessoas espirituais tanto quanto puder.

Meditation: God Speaks andI Listen 1, p. 15-16

 

 

Caso tenha amigos com quem você medita e que saibam como meditar, mesmo que inconscientemente, o seu ser interior receberá deles a inspiração. Se você for um buscador muito sincero, receberá ajuda conscientemente dos seus amigos, que estão sentados ao seu lado, na forma de inspiração. Você aprenderá coisas com os seus amigos espirituais. O poder de meditação que há em você aumentará automaticamente.

Meditation: God Speaks andI Listen 1, p. 10

 

 

Pergunta:Por que é importante meditar com outras pessoas?

 

Sri Chinmoy: Se você tiver um amigo que saiba como meditar, e meditar com ele, pode dele receber inspiração, mesmo inconscientemente. E então automaticamente o poder de meditação em você aumentará e a sua ignorância diminuirá. Você aprenderá muitas coisas com os seus amigos espirituais, será capaz de ter uma nova perspectiva na vida.

The Hour of Meditation, p. 28

 

 

Pergunta:Meditar em grupo melhora a nossa aspiração?

 

Sri Chinmoy: Eu devo dizer que a meditação é uma lição nova quase todos os dias. Durante a meditação um Mestre espiritual está consciente do fato de que entrou profundamente em cada alma e que todas as almas sentiram algo. É a aspiração coletiva o que traz o Mais Elevado e entra na Luz mais profunda, mas existem alguns  de vocês que de fato vão comigo até o Mais Elevado e Mais Profundo. Quando vão junto comigo, é uma grande ajuda.

Às vezes, quando estou em frente a outros, eles tentam me puxar para baixo, mas felizmente eu sou mais forte e os puxo com todo o meu poder. Eu os ergo. E quando eles por fim se entregam, também sobem. Essas pessoas ficam nos meus ombros como corpos sem vida, mas eu tomo a responsabilidade por elas. Existem apenas algumas que são assim. A maioria pode ser puxada, sobe comigo facilmente.

É verdade absoluta que os discípulos contribuem muito para a nossa aspiração coletiva. Quando se está aspirando intensamente e alguém mais também está, essa intensa aspiração traz à Terra os grandes Mestres espirituais. Acho que tanto a Bíblia quanto as nossas escrituras espirituais indianas dizem que se doze pessoas orarem intensamente em um círculo, os Mestres espirituais andarão por entre elas. É o resultado da aspiração coletiva. Um está aspirando com a sua luz mais interior, outro com o seu poder, outro com a sua paz e mais um com luz. Então toda a aspiração, unida, sobe para trazer a presença dos Mestres espirituais. A aspiração coletiva é muito efetiva.

Inner Progress and Satisfaction-Life, p. 24-25

 

 

Pergunta:Você poderia falar sobre meditação coletiva?

 

Sri Chinmoy: Quando meditar em grupo, sinta que a ignorância se colocou contra você em um cabo-de-guerra. Assim, na hora em que a meditação está marcada para começar vocês devem começar a puxar. É como iniciar juntos uma corrida. Antes da corrida, todos os corredores se aproximam da largada e esperam. Quando é dado o tiro de largada, eles começam imediatamente a correr. Mas caso um corredor não esteja na largada na hora marcada, aquele que dá o tiro não esperará pelo corredor atrasado. Hoje estamos meditando em um grupo. Quando meditamos juntos, temos de saber que meditamos com o Supremo, pelo Supremo e para o Supremo em oposição à ignorância. Não estamos competindo com pessoa alguma; estamos competindo com as nossas fraquezas interiores, com as nossas imperfeições interiores. Para conquistar essas forças, devemos correr em direção à Meta.

Da mesma maneira que cada Mestre espiritual tem o seu barco, nós também estamos em nosso próprio barco. Todos os dias o Supremo julga os passageiros. Eu posso ralhar com vocês de tempos em tempos, mas eu gostaria de dizer que muitos dos que estão em meu barco estão vencendo a luta contra a ignorância. Apesar de existirem alguns que não meditam bem, outros meditam muito bem. Ainda assim, existe a possibilidade,  medo e apreensão de que possamos perder impiedosamente. Estamos vencendo, é verdade, mas se perdermos a nossa capacidade, a ignorância pode vencer. Por favor, sintam que apenas quando tivermos visto o Rosto sorridente do Supremo teremos alcançado algo. Ele está nos dando a oportunidade. Oferece a todos a mesma oportunidade, mas por enquanto apenas os buscadores espirituais  a aproveitam.

The Hour of Meditation, p. 27-28

 

 

Pergunta:A associação com pessoas espirituais é de alguma valia?

 

Sri Chinmoy: Quando você está entre pessoas espirituais, recebe inspiração. Você é um nadador. Quer nadar e portanto vai até a piscina. Lá descobre que a água está fria e não há ninguém. Assim fica bastante difícil que você entre na água. No entanto, ao ver outras pessoas na piscina fica mais fácil entrar na água.

Também na vida espiritual, caso sinta que a sua determinação e sinceridade não estão suficientemente fortes, você deveria tentar meditar em conjunto com outros. Hoje você está inspirado para meditar, mas amanhã pode não estar nada inspirado. O que poderá fazer? Se não estiver inspirado, imediatamente se dirija aos outros que estejam seguindo o caminho espiritual e medite com eles, ao seu lado. Eles já estão inspirados. Você verá que a sua meditação se tornará valiosa e plena de alma. Terá uma meditação muito poderosa. Hoje o seu poder-vontade está fraco e eles  o inspirarão, amanhã o poder-vontade deles estará fraco e você os inspirará. Portanto, é sempre melhor ter companhia espiritual. Pássaros de uma mesma espécie voam juntos. Buscadores espirituais, buscadores sinceros, deveriam permanecer juntos.

E você também deve ficar sabendo um pouco sobre regularidade. Quando se exercita regularmente, os seus músculos são fortalecidos. Na meditação em grupo, na meditação coletiva, você poderá facilmente fortalecer o seu poder-vontade. Quando então se tornar um perito em meditação, você poderá meditar sozinho. Ao se tornar um bom nadador, um nadador perito, uma pessoa não mais precisa de outros nadadores. Quando estiver avançado, não precisará de outros para inspirá-lo. Mas até lá, é recomendável que você medite regularmente com outros buscadores sinceros.

Self-Discovery and World-Mastery, p. 28-29

 

 

Antigamente, quando havia meditações em Manhattan, logo após a meditação os discípulos iam a um restaurante para comer. Tudo o que haviam recebido eles entregavam ao restaurante. Aqui, pelo menos os discípulos cozinham e servem, e assim podemos manter parte da luz e poder espiritual que recebemos. Sentimos que a alma recebeu alimento espiritual durante a meditação e que após a meditação queremos oferecer algo ao vital e ao físico. Por isso comemos e ficamos juntos. Todavia, se sair do Centro e for a uma lanchonete haverá uma consciência diferente. Sinta que aqui no Centro você tem verdadeiros irmãos e irmãs espirituais com os quais pode ficar junto e trocar palavras doces. Vocês podem falar sobre coisas inocentes relacionadas com a vida diária ou sobre a vida espiritual.

Simplesmente olhando no rosto uns dos outros, vocês já obtêm alegria. Podem não receber essa alegria das suas irmãs e dos seus irmãos físicos se eles não seguem o mesmo caminho espiritual. Assim, quando vocês ficam juntos recebem um pouco de alegria vital. Essa alegria vital não tem nada a ver com o vital inferior. Longe disso! Essa alegria fortalece e energiza a qualidade dinâmica do vital. E ficando juntos vocês podem sentir verdadeira unicidade.

SriChinmoy Speaks 6, p. 17-18