Perguntas sobre meditação 11: Por quanto tempo devemos meditar

 

Pergunta:Por quanto tempo eu deveria meditar? Quinze ou vinte minutos seriam suficientes, ou eu deveria meditar mais?

 

Sri Chinmoy: Depende da sua capacidade, de quanto progresso você fez interiormente. Se tiver a capacidade de meditar sinceramente e de alma plena por meia ou uma hora, está bom. Mas se não tiver a capacidade e meditar por duas ou três horas, seria tolice e uma completa perda de tempo. A alma não estará lá. Durante a sua meditação, se a mente estiver calma e quieta e você sentir que está obtendo alegria e satisfação interiores, a sua meditação está boa. E quando após quinze ou vinte minutos de meditação pura a mente escura,  de dúvida e suspeita começar a funcionar, você deve parar de meditar. De maneira similar, se a sua mente ficar inquieta e você começar a pensar nos seus amigos, parentes e em outras coisas, será inútil continuar. Esse tipo de meditação não será frutífero nem trará alegria alguma. Você pode recomeçar mais tarde, quando tudo estiver puro e fresco.

Meditation: Humanity’s Race and Divinity’s Grace 1, p. 43

 

 

Pergunta:Por quanto tempo deveríamos meditar?

 

Sri Chinmoy: Normalmente os meus discípulos não precisam meditar por mais do que meia hora por dia. Eles meditam poderosamente por meia hora, mas depois não conseguem manter a intensidade. Eles podem no máximo meditar por quarenta e cinco minutos. Mas se algum deles tentar meditar por uma ou duas horas, a mente não ajudará.

Se você tem a capacidade, pode meditar por horas e horas. Do contrário, se a maioria dos meus discípulos tentar meditar por quarenta e cinco minutos em um dia, serão incapazes de meditar bem após meia hora. Se por meia hora você meditou bem, é como se tivesse comido um pão inteiro. Mas se não for o suficiente para você, tentará roubar mais quinze minutos. Durante esses quinze minutos você pode conseguir apenas um pequeno bocado, uma porção mínima. Você ainda tem fome, mas não ganha outro pão. Mas você estará recebendo algo durante aqueles quinze minutos extras. Quem sabe você possa ter dois minutos de boa meditação. De um lado poderia sentir que por não estar meditando bem, não estaria também desperdiçando o seu precioso tempo? Portanto, você sente que seria simplesmente melhor ir embora após meia hora. Por outro lado, se você puder ter uma boa meditação por dois minutos, por que agir como um tolo? Espere até que os quarenta e cinco minutos acabem. Se não esperar, não terá idéia de qual poderia ter sido o resultado. Mas você não pode dizer: “Se eu ficar por um pouco mais de tempo, receberei igual quantidade de Paz e Bem-Aventurança.” Não. Você pode receber mais uma pequena quantidade, por estar disposto a comer. Como ainda tem fome, você pode esperar para ver se a garçonete divina trará um pouco mais de comida.

Palmistry, Reincarnation and the Dream State, p. 21-22

 

 

Pergunta:Quantas vezes por dia devemos meditar?

 

Sri Chinmoy: Alguém que segue um caminho espiritual deve meditar ao menos uma vez por dia. Isso é obrigatório, caso contrário, é inútil seguir um caminho espiritual. É melhor meditar três vezes por dia, mas caso não seja possível alimentar a sua alma três vezes, por favor, alimente-a ao menos uma vez. Isso eu digo a todos vocês. Ao menos uma vez por dia você deve alimentar a alma. Sinta que a alma é uma pequena criança, uma criança divina. Se você não alimentar a alma, ela passará fome e a sua manifestação divina se atrasará.Portanto, se possível medite no mínimo três vezes por dia: de manhã cedo, ao meio-dia ou na hora do almoço, e à noite. A sua meditação da manhã e da noite deve durar mais, digamos, meia hora, e a meditação ao meio-dia pode durar cinco ou dez minutos. Se possível, em alguns dias tente meditar sete vezes por dez ou quinze minutos. Sete é um número oculto. Ele tem uma grande importância. Mas isso não quer dizer que você apenas contará com o número de vezes e não com qual plenitude de alma você meditou. Você pode meditar sete vezes por dia, mas isso deve ser feito com plenitude de alma. Se sentir que pode meditar de alma plena apenas uma vez, de manhã cedo, então será suficiente. Você deve enxergar a sua verdadeira capacidade, sinceridade, disposição e alegria.

Aspiration and God’s Hour, p. 28-29

 

 

É difícil meditar vinte e quatro horas por dia, mas é absolutamente possível ler meus escritos por meia hora e meditar  por uma hora diariamente. Deus lhes deu vinte e quatro horas por dia. Se vocês não possuem tempo suficiente para meditar continuamente durante uma hora, ou se não são capazes de meditar continuamente por uma hora, eu gostaria que meditassem quinze minutos por vez. Meditem cedo pela manhã e ao meio-dia se possível. Caso não seja possível, meditem quando retornarem do trabalho. Essa será a segunda meditação. Passadas duas ou três horas podem então meditar novamente. A quarta vez pode ser antes de dormir. Podem fazê-lo na própria cama, mas devem estar sentados e não deitados. Assim, vocês podem facilmente meditar quatro vezes durante o dia.

Claro, quando digo que vocês devem meditar por uma hora, não quero dizer que devem ficar olhando o tempo todo para o relógio, contando os minutos. Não! E se sentirem que não são capazes de meditar adequadamente por uma hora, gostaria que permanecessem num ânimo meditativo por quanto tempo for possível. Mas quando estiverem tentando meditar há duas horas e não conseguirem realmente fazê-lo por nem mesmo dez minutos, a melhor coisa a fazer é parar de meditar, porque a mente ficou agitada e será difícil acalmá-la.

The Meditation-World, p. 6-7

 

 

Pergunta:Logo que me tornei um discípulo eu sentia muita alegria em meditar e seguir o caminho. Mas recentemente não sinto mais aquela alegria e, portanto não tenho meditado regularmente.

 

Sri Chinmoy: Você medita todos os dias?

 

Discípulo: Cerca de quinze minutos.

 

Sri Chinmoy: Muito estranho. Você medita por apenas quinze minutos por dia e acha difícil meditar regularmente. Reze para o Supremo para que Ele lhe dê mais capacidade, porque eu não serei capaz de dizer que você está perdendo a alegria por estar indo além da sua capacidade.  Um buscador deve meditar por pelo menos uma hora diariamente – meia hora durante a manhã e durante a noite – não importando qual o seu nível. Aqueles que aceitaram o nosso caminho devem fazer questão de meditar por no mínimo uma hora, mesmo que meditem sinceramente por apenas cinco minutos e então a sua mente comece a vagar. Sinto que isso é algo absolutamente necessário. Espera-se uma hora de meditação de todos aqueles que sigam o nosso caminho.

Você pode dizer que não consegue meditar diariamente, ou que não medita bem, mas, por favor, tente. Você pode não comer o mais delicioso alimento todos os dias, mas certamente come algo, pois sente necessidade de alimento para manter o corpo funcionando. Na vida espiritual, sinta a necessidade de nutrir a alma, de nutrir o ser interior. Se não tiver uma meditação profunda todos os dias, isso não quer dizer que você não mais meditará. Procure sentir na vida interior a necessidade interior da sua alma. Medite todos os dias mesmo que em alguns dias sinta um deserto dentro do seu coração. Todos os buscadores no nosso caminho deveriam meditar por uma hora diariamente, pelo menos. Essa uma hora pode ser dividida em quatro vezes de quinze minutos ou meia hora pela manhã e meia hora à noite. Caso contrário você não conseguirá fazer progresso satisfatório.

The Inner Journey, p. 34-35

 

 

Pergunta:Recentemente estivemos meditando quatro ou cinco vezes por dia. O esforço em fazer isso trouxe alguma melhora em nossa consciência durante o dia?

 

Sri Chinmoy: Alguns discípulos fizeram progresso considerável. O poder e a capacidade que vocês desenvolveram podem ser usados amanhã para a realização-em-Deus. Agora está isso sendo usado para a manifestação-de-Deus. Uma vez que na prática estabeleçamos mais receptividade na meditação, o físico também ganha mais força. E podemos amanhã fazer algo com a força que acumulamos.

Alguns de vocês estiveram meditando quatro vezes por dia. Em uma sessão de meia hora talvez tenham meditado bem por –  digamos – dez minutos, e de um total diário de duas horas, meditaram muito bem por meia hora. Anteriormente meditavam apenas meia hora pela sua realização-em-Deus. Dessa meia hora, talvez tenham meditado bem por apenas dois minutos porque o sono não os largava. Agora estão meditando várias vezes por dia, e cada vez que meditam bem, desenvolvem a capacidade. Vocês agora utilizam essa capacidade para um propósito especial. E ela não vai embora. Quando em outro momento vocês tiverem de alcançar outra meta, poderão utilizar a capacidade que adquiriram. Ao invés de meditar para a manifestação-de-Deus, podem meditar não por um propósito especial, mas apenas para se tornarem um absolutamente perfeito instrumento do Supremo.

Assim, o poder adquirido de se sentar e meditar pode e deve ser utilizado para outras coisas. Caso não tenham adquirido aquela capacidade, naturalmente não seriam capazes de utilizá-la. Alguns de vocês realmente adquiriram capacidade, desenvolveram músculos interiores. Vocês não estão meditando mecanicamente, existe alguma visão interior.

The Hour of Meditation, p. 50-51