Pergunta:A qual é melhor: a meditação matutina ou a meditação vespertina?

Sri Chinmoy:Elas podem ser igualmente benéficas, igualmente frutíferas, mas à noite se torna mais difícil meditar porque por 8 ou 10 horas durante o dia você esteve na agitação da vida. Você encontrou pessoas sem aspiração e inconscientemente seus  pensamentos e idéias impuras entraram em você. A menos que você seja espiritualmente poderoso, assimilará do mundo forças não inspiradoras e não aspirantes. Portanto, se torna muito difícil meditar à noite com a mesma esperança e o mesmo frescor. Se você tomar um banho, isso ajudará, se você se associar a pessoas espirituais isso também o ajudará. Mas normalmente não é a mesma coisa.

Na manhã seguinte tudo estará fora de sua memória pelo menos por um período de tempo. Enquanto você dormiu as distrações do mundo exterior se foram. Todos os golpes que você recebeu das pessoas se foram. Durante as 8 horas em que você esteve dormindo, a sua alma, como uma divina ladra, o esteve observando. Um ladrão qualquer teria roubado alguma coisa de você, mas essa ladra divina somente lhe dará e dará. Se você precisa de paz em algum ponto, sua alma ali colocará a paz.

É como a mãe que entra secretamente no quarto da criança pela manhã – muito cedo. Assim que a criança acorda encontrará tudo o que necessita para ir à escola. À noite a alma tem a oportunidade de fazer o que é necessário enquanto você dorme. Mas durante dia, enquanto você está envolvido nas atividades exteriores, se torna extremamente difícil para a alma dar e para você receber. Por essas razões, meditar de manhã é usualmente melhor.

Quando você se senta para meditar, se estiver 99% no mundo do sono e 1% neste mundo, como poderá ter uma meditação frutífera? De manhã, para conquistar sua letargia, tome um banho e se sente refrescado e alerta para sua meditação, a qual se tornará 100% boa. De outra forma ela será inútil.

De manhã bem cedo não há agitação, não há comoção. Você descansou por muitas horas e sente a força de um leão. Depois da manhã, a melhor hora para meditar é à noite porque a atmosfera é calma e há bastante paz. Você tem então uma sensação de suavidade. À noite você está cansado e sente que o mundo todo está cansado, mas existe uma pequena diferença entre a maneira como o mundo se aproxima da verdade e à sua própria abordagem quando ambos estão cansados. Quando o mundo está cansado ele não tem aspiração e quer descansar. Mas você sente que o seu cansaço e letargia podem ser superados apenas trazendo mais Luz, mais energia para o seu organismo. Uma pessoa comum não rezará ou meditará. Se ela estiver cansada dormirá. Ela sentirá que não há nada mais para fazer. Mas você dirá: “Não! Estou cansado, mas existe uma forma específica de dar energia à minha vida: lhe dando paz, luz e alegria.” Quando você reza ou medita, uma nova vida, uma nova energia o adentra e o refresca.

Se você quiser meditar à noite, medite por meia hora ou 40 minutos antes da refeição. Se estiver realmente com muita fome você pode tomar um copo de água, suco ou leite. Se você meditar após ter tido uma refeição pesada, os milhares de nervos sutis em seu corpo estarão muito pesados e você não será capaz de  ter uma boa meditação. O corpo, a consciência, os nervos estarão pesados e sua meditação será inútil. Quando você medita corretamente a sua consciência voa como um pássaro, se meditar bem você sente que toda a sua existência, como um pássaro, está voando, alto, mais alto, altíssimo.

Mas, quando você se toma pesado, imediatamente afunda e sua consciência não se levanta.

Se você não puder meditar de manhã, meditar à noite é a segunda melhor opção. Não ao meio-dia ou  às 14 horas. Nessas horas sua meditação não será boa. Mas quando você estiver bem avançado na vida espiritual, qualquer hora será boa para você. A melhor coisa, no entanto, é meditar de manhã e à noite. Se você meditar bem pela manhã, conseguirá um milhão de dólares espirituais e se meditar bem à noite conseguirá 10 milhões de dólares espirituais – mas se conseguir mesmo que seja um dólar a mais para juntar à soma espiritual em direção à sua realização, se você for sábio, ficará com ele.

Flame-Waves 5, p. 7

________________________________________

Textos da série perguntas e respostas sobre meditação