benefícios da meditação flor

Os benefícios da meditação


A meditação é uma abridora de portas para mundos novos, novas vistas. Tudo isso já existia, mas a partir de quando nutrimos nosso choro interior através da espiritualidade e meditação é que começamos a enxergar sua existência. O grande benefício da meditação é ampliar nossa visão, para que possamos enxergar nossa existência cada vez de forma mais integral.

A coisa que mais me deixa feliz


A inspiração para escrever esta página veio durante uma das minhas manhãs. Eu sempre medito como a primeira coisa do dia. Num certo dia, eu não estava tendo uma boa meditação, mas ainda sim estava olhando para a foto do meu Mestre.

Eu parei e pensei justamente que a meditação é a coisa que me deixa mais feliz. Eu gosto dos meus amigos, dos meus hobbies, de uma boa refeição, de comprar algo novo. Mas, se eu tivesse que escolher qual é a coisa que me deixa mais feliz, seria, certamente, os momentos de silêncio diante do meu altar, todos os dias, de manhã cedo. É uma felicidade completa, que não consigo em nenhum outro lugar.

É isso o que gostaríamos de compartilhar com vocês neste site.

Patanga Cordeiro


Os textos abaixo são de autoria de Sri Chinmoy

 


Se você estiver meditando corretamente, sentirá alegria interior espontânea. Ninguém lhe trouxe boas notícias, ninguém lhe deu presentes, ninguém lhe disse nada valorizador ou de admiração, ninguém fez nada para você, mas você terá um sentimento interior de deleite.

Sri Chinmoy

Os benefícios da meditação – reflexões de Sri Chinmoy

O que é a meditação


Play video

Benefícios de uma boa meditação


Se estiver meditando corretamente, você sentirá espontânea alegria interior e paz dentro de si e ao seu redor. Mas caso sinta tensão mental ou incômodo, saiba que o tipo de meditação que está fazendo não é para você. Em uma boa meditação, surgirão bons sentimentos para com o mundo. Você verá o mundo de forma amorosa apesar das abundantes imperfeições que ele possui. Ao presenciar uma sensação dinâmica após a sua meditação, ao sentir que você veio ao mundo para fazer algo e se tornar algo – tornar-se a própria imagem de Deus e Seu dedicado instrumento –, isso indica que você teve uma boa meditação.

Sri Chinmoy, do livro As Asas da Alegria


Sentir paz com a meditação

Nenhum preço é alto demais para a paz interior. A paz é o controle harmonioso da vida. Ela vibra com energia-vida. A paz é um poder que facilmente transcende todo o nosso conhecimento terreno. Ainda assim, ela não está separada da nossa realidade terrena. Se abrirmos as avenidas interiores corretas, essa paz pode ser sentida aqui e agora.


Resultados da meditação

Quando não oramos ou meditamos, vemos apenas o mundo físico à nossa volta. Sentimos que isso é absolutamente real. Porém, quando rezamos e meditamos, vemos e sentimos que há um outro mundo e que este mundo físico é, somente, uma expressão daquele. Mas, novamente, temos de saber que, nós mesmos, somos os criadores deste mundo físico. O mundo físico, construímo-lo com as nossas mãos, com as nossas capacidades exteriores. O mundo interior, construímo-lo com o poder da nossa vontade – não o mero poder-pensamento, mas o poder-vontade.


Primeiro o mais importante – oração e meditação

Primeiro seja um indivíduo iluminado. Então, poderá tornar-se o criador de um mundo pleno e satisfeito.

É através do mundo interior que o nosso mundo exterior pode ser satisfeito. Colho no exterior aquilo que planto no interior. Cedo pela manhã, se eu ofereço a Deus um pensamento divino, um pensamento espiritual, verei que durante o dia recebo os frutos daquele pensamento divino. Se orar ou meditar em amor, alegria ou paz, durante o dia terei os frutos da minha oração e meditação na forma de amor, alegria, paz ou, o que quer que seja, aquilo por que clamava. O mundo interior pode e deve influenciar o mundo exterior – para melhor.

O que o mantém, poderosamente,

No seu mundo-pensamento

Fará de si ou

Um mendigo de rua

Ou um grande rei.

O caminho para a paz interior é meditar no coração

Se a sua meditação é verdadeiramente elevada e profunda, está destinado a ter um diálogo de silêncio com a paz.

O caminho para encontrar paz interior é meditar no coração, onde há constante alegria e amor. Assim, não clamaremos por aprovação alheia. Dependeremos da nossa Fonte interior, onde há alegria infinita, amor infinito e paz infinita.

Não desista,

Não desista!

A sua vida-oração

É a sua futura salvação.

O seu coração-meditação

É a sua futura perfeição.

Não desista!

benefícios da meditação livro

Leitura recomendada


As Asas da Alegria é o livro que recomendamos para quem quer saber mais sobre os benefícios da meditação. Nos seus capítulos, ele nos ensina como conquistar coragem e superar o medo, como alcançar fé e deixar a dúvida, como nutrir esperança e abandonar a fraqueza.

Se quiser comprar, aqui tem um link para os menores preços.

Meditação: seu valor, hora e resultados

Play video

A mente de razão falha.

O coração de fé veleja.

A mente de razão é a mortalidade do homem.

O coração de fé é a Imortalidade de Deus.

Após a meditação – benefícios da meditação

Após a meditação, saímos do coração e entramos na mente, ou no vital. Como conseqüência, tentamos separar nós mesmos dos outros e vê-los como não-divinos. Todavia, ao sairmos para o mundo, se pudermos trazer conosco a divindade que vimos e sentimos durante nossa meditação em casa, e se buscarmos ver essa mesma divindade nos outros, então não haverá sentimento de separação. E se enxergarmos nos outros o que sentimos em nós mesmos, nunca nos faltará a Presença de Deus. Nunca perderemos nosso sentimento de unicidade com Deus.

Se conhecemos a divina arte da concentração, da meditação, da contemplação, fácil e conscientemente, poderemos unir o mundo interior e exterior. E, para nossa maior surpresa, veremos que o mundo exterior, o qual, está agora cheio de complexidade, desarmonia e tudo o mais, na certa se tornará harmonioso, simples, franco e genuíno. A vida interior tem a capacidade de simplificar as complexidades da vida exterior. O mundo interior e o mundo exterior devem caminhar juntos. Se não, o que acontecerá? A vida interior terá de aguardar milênios para oferecer a verdade de Deus ao mundo todo e a vida exterior permanecerá um deserto árido por milênios.

Cada oração cheia de alma

E cada meditação de todo o coração

Podem e irão, sem falta,

Criar um gigante-confiança

Na vida do Deus-buscador.

Quando um buscador sincero ora e medita, irradia beleza. Essa beleza vem, diretamente, da sua existência interior, a sua alma.

Quando oramos, oferecemos a beleza da intensidade do nosso coração ao Supremo. Quando meditamos, oferecemos a beleza do nosso silêncio interior ao Supremo. Quando amamos o mundo exterior, sabendo que ele é a manifestação e a expressão do Supremo, então, oferecemos a beleza da nossa unicidade universal ao Supremo.

O altar-entrega do seu coração

É a beleza sem igual

Que ascende a tocar

O âmago do Céu.

Cada vez que oro com toda alma

E medito com abnegação,

Eu vejo meu Senhor Supremo florescendo

Bela e radiantemente

Dentro do meu coração.

Deus responde minhas orações

Somente quando vê

Que não devo fazer mal uso de

Sua Resposta.

– Sri Chinmoy

Superando o medo através da meditação

A meditação é a única maneira de superar o medo. Não há outro modo. Por que a meditação ajuda-nos a superar o nosso medo? Na meditação identificamo-nos com a Vastidão, com o Absoluto. Quando estamos com medo de alguém ou de algo, é porque nós não sentimos que a pessoa ou aquilo é uma parte nossa. Quando estabelecemos unicidade consciente com o Absoluto, com a Vastidão infinita, então, tudo é parte de nós. E como podemos ter medo de nós mesmos?

Podemos responder nossas próprias perguntas através da nossa meditação diária?

Qualquer questão que você tenha pode ser respondida durante sua meditação ou ao fim de sua meditação. Se mergulhar fundo no interior, estará destinado a obter uma resposta. Mas, ao receber uma resposta, por favor, tente determinar se ela vem da alma, do coração ou da mente. Se vier do coração ou da alma, então você terá um sentimento de alívio, de paz. Verá que nenhum pensamento contraditório segue a resposta. Mas, se a resposta não vem do coração ou da alma, a mente virá à frente, contradizendo a idéia que você recebeu.

Paz de espírito na meditação

Para adquirir harmonia, é necessário paz de espírito. Para ter paz de espírito, é preciso meditar com toda a alma no Piloto Interior, o qual criou a necessidade por harmonia interna. Se alguém medita de forma correta, então, a paz de espírito e a harmonia serão refletidas em todos os movimentos externos. Quando a mente tem paz, há sempre harmonia nas atividades que tomam lugar no ser.

A Presença de Deus

Enquanto ora cedo pela manhã, a toda hora você sente a Presença de Deus em seu interior e à sua volta. Contudo, quando entrar na correria da vida, talvez você se esqueça da existência de Deus. No momento que você esquece, surge o sentimento de separação. Mas essa sensação de separação não é exatamente causada pela ausência de Deus dentro de você. A Presença Dele está lá, mas a ignorância entra em você e encobre sua consciência, esta que de manhã cedo o ajudou a identificar-se com Deus e sentir sua inseparável unicidade com Ele.

A beleza da meditação

Quando um buscador sincero ora e medita, irradia beleza. Essa beleza vem, diretamente, da sua existência interior, a sua alma.

Quando oramos, oferecemos a beleza da intensidade do nosso coração ao Supremo. Quando meditamos, oferecemos a beleza do nosso silêncio interior ao Supremo. Quando amamos o mundo exterior, sabendo que ele é a manifestação e a expressão do Supremo, então, oferecemos a beleza da nossa unicidade universal ao Supremo.

O altar-entrega do seu coração

É a beleza sem igual

Que ascende a tocar

O âmago do Céu.

Frutos da meditação

Quando ora e medita, todo o seu ser fica inundado de paz. Então, não importa o que os outros façam, apenas, sentirá que são os seus próprios filhos a brincar diante de si e pensará: “São apenas crianças. O que mais posso esperar delas?” No entanto, porque eles são adultos em termos de idade, em vez disso, fica zangado e aborrecido. Se orar e meditar regularmente, sentirá logo que a sua paz é infinitamente maior, mais satisfatória e mais energizante do que as infelizes situações que os outros possam criar.

A concentração dinamicamente leva-me até Deus.

A meditação silenciosamente traz Deus até mim.

A realização não me leva a Deus

e nem O traz até mim.

Ela me revela

que Deus é o pássaro azul

da Realidade da Infinidade,

e eu, as asas douradas

da Verdade da Divindade.

Sri Chinmoy

Benefícios da meditação

 Como meditar bem