Meditação matinal

A beleza veio até mim como a rosa da manhã.

O dever veio até mim como o Sol da manhã.

A divindade veio até mim como a aspiração da manhã.

A meditação matinal ou meditação da manhã

textos de Sri Chinmoy do livro Meditação

OBS: Se estiver procurando por temas para reflexão, acesse os nossos sites de meditações diárias

 

Meditar de manhã: uma hora marcada com Deus

Se quiser levar a sua vida espiritual a sério, precisará meditar pelo menos uma vez por dia. Se for muito entusiasmado, pode meditar três vezes por dia – de manhã cedo, ao meio-dia ou na hora do almoço e à noite. As meditações da manhã e da noite podem ser mais longas – quinze minutos ou meia hora – enquanto a meditação do meio-dia pode ser mais curta – cinco ou dez minutos. Se não for possível alimentar a sua alma três vezes por dia, então, por favor, alimente-a pelo menos uma vez. Sinta que a alma é uma criancinha divina. Se você não alimentá-la, ela não irá crescer e manifestar suas qualidades divinas interiores e as possibilidades da sua alma.

É melhor fazer uma meditação satisfatória pelo menos uma vez por dia, de manhã, do que se sentar cinco ou seis vezes durante o dia, com os olhos fechados, e só ter pensamentos agradáveis passeando pela sua cabeça. A cada vez que medita, precisa sentir que está oferecendo o seu alento-vida para o Supremo e trazendo à tona a luz da sua alma. Só então a sua meditação valerá a pena. Se sentir que pode meditar com toda a alma apenas uma vez, de manhã cedo, então isso será o suficiente. Você precisa ver qual é a sua verdadeira capacidade, sinceridade, disposição e alegria. Se a inspiração estiver ali, significa que você recebeu a permissão do Supremo, e que vai correr bem rápido. Algumas pessoas meditam na hora do almoço ou quando têm um intervalo no trabalho. Isso é excelente. Contudo, por favor, medite primeiro de manhã. Se você começar a fazer a coisa certa logo de manhã cedo, ficará inspirado o dia inteiro.

A meditação da manhã é a melhor

Se você meditar de manhã, verá que a sua meditação será bastante frutífera. Antes de o Sol raiar, a consciência-Terra ainda não está agitada. O mundo ainda não entrou no seu tumulto diário. A natureza está calma e tranquila e ela ajudará a sua meditação. Quando a natureza ainda dorme, o animal em nós, ou a nossa consciência obscura, também está dormindo. Nessa hora, ainda estamos no mundo dos sonhos preenchedores e energizadores. A partir desses sonhos uma realidade pode se desenvolver. É por isso que a consciência aspirante desperta pode obter o máximo proveito da meditação durante a manhã.

Uma vez que o dia alvorece, a Mãe-Terra fica ativa de forma divina ou inquieta de maneira não-divina. No ocidente, em especial por causa da atual natureza dinâmica, há um certo sentimento de irritação no cosmos ou na natureza exterior. Essas qualidades inquietas do mundo não necessariamente entrarão em você, mas geralmente entram. Quando as pessoas agem, imediatamente a vibração delas entra em você, não importa onde você esteja. O ar, a luz, tudo ao seu redor fica permeado com vibrações das atividades e ansiedades humanas. O mundo está diante de você como um leão que ruge. Como você poderia entrar num estado de meditação mais elevada diante de um leão que ruge? Entretanto, se puder meditar antes que o planeta acorde, quando o cosmos está tranquilo e as pessoas à sua volta estão descansando, você poderá ter uma meditação mais profunda.

Meditar durante o dia é muito difícil. À noite, meditar também é um pouco difícil, porque você esteve envolvido com a correria do mundo por oito ou dez horas. Durante o dia, você se encontrou com várias pessoas que não aspiram. Inconscientemente, os pensamentos não-divinos e as ideias impuras delas entraram em você. Portanto, a não ser que seja muito forte interiormente, você terá assimilado diversas forças do mundo que não são aspirantes nem inspiradoras. Assim, fica muito difícil meditar à noite com a mesma esperança e frescor. Ajudará se você tomar um banho antes de meditar. Se você se associar a pessoas espirituais, isso também ajudará.

De manhã, todas essas forças e experiências não-divinas estão longe de sua memória, pelo menos por um tempo. Enquanto você dormia, todas as suas impurezas foram retiradas. Enquanto você dorme, a sua alma, como um ladrão divino, o observa em silêncio. Um ladrão comum poderia roubar alguma coisa, mas esse ladrão divino vai apenas dar e dar. Se você precisar de paz, ele dará paz. A alma age como uma mãe, que vai escondida até o quarto da criança, de manhã cedo, para preparar as coisas que serão necessárias durante o dia. À noite, enquanto você estiver dormindo, a alma aproveitará a oportunidade para fazer por você tudo o que é necessário. Porém, durante o dia, quando você está absorto nas atividades do mundo exterior, é extremamente difícil para a alma dar e para você mesmo receber. Por todos esses motivos, a meditação matinal é a melhor.

Nenhum caminho pode ser difícil demais se você tiver uma dádiva-Deus: a fé em si mesmo.

Sri Chinmoy

meditações matinais
meditar de manhã e de noite

A meditação da noite

Se não puder meditar de manhã, a noite será o segundo horário mais adequado. Nesse momento, pelo menos, a atmosfera está ficando calma e pacífica. Ao meio-dia, a natureza está selvagem e agitada; assim, talvez a sua meditação não seja muito profunda ou intensa. Entretanto, ao anoitecer, a natureza está se preparando para descansar e não vai perturbá-lo. Ao meditar ao anoitecer, você pode olhar para o pôr-do-sol e tentar sentir que se tornou totalmente um com a natureza cósmica. Tente sentir que cumpriu a sua parte durante o dia da maneira mais satisfatória e, como o Sol, você agora sairá de cena.

À noite, você está cansado e sente que o mundo inteiro também está cansado. Mas existe uma ligeira diferença entre a visão que o mundo tem da verdade e a sua visão da verdade. Quando o mundo está cansado, ele não aspira. Ele só quer descansar. No entanto, você sente que o seu cansaço pode ser superado se enviar mais luz e energia para o seu organismo. Ao orar e meditar, uma nova vida e uma nova energia entrarão em você e o renovarão.

Pontualidade e regularidade: um horário fixo é importante

Quer você medite de manhã ou à noite, ter um horário fixo para a meditação é primordial. Até mesmo um bebê chorará por leite numa hora certa. Se você tiver uma loja e abri-la sempre às nove horas, os clientes pensarão que podem comparecer às nove horas e o estabelecimento estará aberto. Tudo tem uma hora certa. O seu ser interior e o seu Piloto Interior, o Supremo, sempre estão observando. Se você cumprir fielmente o horário determinado, o Supremo confiará em você. Ele dirá: “Naquela hora, ele não vai passear por aí. Ele meditará. Se Eu oferecer alguma coisa nesse horário, ele certamente estará lá para receber”.

Você e Deus deveriam combinar uma hora certa para se encontrarem todos os dias. Quando o Supremo vier nesse horário, se você estiver dormindo profundamente, Ele o perdoará. Se você não estiver lá no dia seguinte, novamente você será perdoado. Mas você não conseguirá desculpar a si mesmo. Sua unicidade com Deus não deixará que você se perdoe. A sua alma causará tantas dores que você se sentirá desconsolado. O amor da sua alma pelo Altíssimo é muito importante para você. Quando seu Amigo Eterno está vindo, o anfitrião quer estar devidamente pronto. A mente humana é muito traiçoeira. Deixada por si mesma, a mente obscura e ignorante tentará impedi-lo de agir da maneira espiritualmente correta. Ela encontrará várias desculpas para impedi-lo de fazer a vontade da sua alma. Todavia, se a sua aspiração for sincera e intensa, a disciplina de ter um horário predeterminado para meditar o ajudará a lutar contra a letargia e a desobediência da mente.

Suponha que você queira meditar às seis e meia da manhã. Esse foi o horário que você escolheu. Se você se levantar às sete horas, a sua própria letargia e indolência levarão embora toda a sua inspiração. Por um lado, a sua letargia tentará se justificar. Ela entrará na sua mente consciente e afirmará: “Ora, cheguei em casa muito tarde. Foi por isso que não consegui me levantar”, ou: “Nos últimos seis dias, eu me levantei às seis e meia. Já que Deus é todo bondade, hoje Ele me perdoará”. Há várias maneiras através das quais a sua mente pode justificar o acordar tarde. No entanto, mesmo que você tenha chegado tarde em casa, não significa que não fará primeiro o mais importante. O mais importante é a meditação. O mais importante é Deus.

Uma vez que tenha começado a sua jornada, se não continuar seguindo em direção à sua meta, ficará perdido. Talvez pense: “Hoje estou muito cansado. Pararei por aqui e descansarei. Amanhã eu continuarei”. Mas você precisa saber que a sua ignorância está mais atenta do que a sua aspiração. Uma vez que comece a se justificar, não haverá fim. A regularidade lhe assegurará que a meta é real. Entretanto, se você for pontual, imediatamente uma espécie de dinamismo e movimento estará presente. A sua regularidade é como um motor. Por ter um motor, você sabe que pode dirigir a qualquer hora. A pontualidade é quando você gira a chave e liga o motor. Com a regularidade, você tem só uma ideia vaga de que fará tal coisa. Mas, com a pontualidade, você realmente o faz.

Se for assíduo e pontual na sua meditação, perceberá o seu próprio progresso. Se puder meditar todos os dias, com toda a sua alma e sinceramente num horário fixo, chegará o dia em que se tornará um especialista. Quando isso acontecer, será capaz de meditar enquanto fizer qualquer outra coisa, e não precisará de um horário predeterminado. No fim, você será capaz de meditar vinte e quatro horas por dia, mesmo se estiver falando com outras pessoas ou desempenhando suas diversas atividades diárias. Para isso, porém, você precisa de muitos anos – talvez até de muitas vidas – de prática.

Quando deixar de dar atenção às inúmeras coisas exteriores, você verá que a verdade está olhando diretamente para você e lhe dando a força para disciplinar a sua vida.

Sri Chinmoy

oração da manhã

Uma vida bem estabelecida espiritualmente não é uma tarefa fácil. Mas uma vida materialmente satisfeita é uma tarefa impossível.

Sri Chinmoy

meditação matinal vulcão montanha

Perguntas e respostas sobre a meditação matinal

P: Como alguém pode encontrar tempo para meditar num dia muito ocupado?  

R: Temos vinte e quatro horas à nossa disposição, e encontramos tempo para várias coisas durante o dia. O que nos impede de pensar em Deus por cinco ou dez minutos por dia? Temos tempo para comer, dormir, encontrar nossos amigos, ler o jornal ou assistir televisão. Temos tempo para fazer qualquer coisa que consideramos importante. Mas, quando se trata de Deus, como podemos afirmar que não temos tempo?

Deus suplica para que pensemos Nele. Se realmente nos importamos em agradá-Lo, encontraremos tempo para pensar e meditar Nele. Mas, se não considerarmos Deus como algo importante na nossa vida, sempre estaremos ocupados demais.

 

P: Existe alguma hora de manhã que é mais propícia para a meditação?

R: A melhor hora para meditar é entre três e quatro da manhã. É o Brahma Muhurta, a Hora de Deus. Não importa qual seja o seu nível, mesmo que você seja um completo iniciante, encontrará pouquíssima resistência para meditar nesse horário.

O ocidental que vai dormir à meia-noite ou à uma hora da madrugada não pode esperar que consiga meditar às três ou quatro da manhã. Se você quiser meditar às quatro horas, deve ir dormir às nove ou dez da noite anterior. Para quem está se iniciando na vida espiritual, sete ou oito horas de sono são fundamentais. Se você começar a dormir durante três ou quatro horas, para depois se levantar às quatro da manhã, isso prejudicará a sua saúde. Espiritualmente, você não terá nenhum proveito, porque não será capaz de meditar de modo adequado quando está exausto, e o corpo será um obstáculo para o seu progresso interior. Depois de ter progredido um pouco na vida espiritual, aos poucos você poderá reduzir as horas de sono. Quando a consciência física começa a receber luz superior, a necessidade de dormir diminui.

Para a maior parte das pessoas no ocidente, a melhor hora para meditar é logo depois de acordar, antes de começar as atividades do dia-a-dia. Se possível, você deve meditar antes das sete da manhã. Antes que o mundo exterior o ataque ou exija alguma coisa de você, você precisa entrar no mundo interior com a intenção de se alimentar. Você estará cumprindo o seu dever interior antes de ficar envolvido nas atividades exteriores. Se colocar Deus em primeiro lugar na sua vida, todo o resto ganhará uma perspectiva mais espiritual. Se puder agradar Àquele que é mais importante para você antes de se envolver com as suas atividades diárias, naturalmente estará fazendo a coisa certa.

 

P: Deveríamos nos levantar espontaneamente para meditar ou colocar um despertador?

R: Você deve usar um despertador. Para conseguir a Graça especial de acordar espontaneamente, você precisa ser um Yogi. Mas, por favor, enquanto estiver meditando, não deixe um relógio diante de si. Se quiser realmente meditar com toda a alma, mergulhe no seu interior. Ao meditar, você está agradando ao Supremo. Ele o tornará consciente do fato de ter chegado hora de ir para a escola ou para o trabalho. Se você estiver realmente meditando, Ele fará isso. Mas, se estiver no mundo do sono, sonhando e perdendo o seu tempo precioso, não será da responsabilidade Dele.

 

P: Se a pessoa foi dormir muito tarde na noite anterior e está cansada quando o despertador toca, é melhor descansar um pouco mais e meditar após o seu horário habitual?

R: Você tem de saber com que frequência faz isso. Se faz isso toda semana, não é um bom sinal. Todavia, uma vez ou outra, tudo bem. Na escola, você estuda durante meses e então tem férias. No entanto, se quiser tirar férias todos os dias, como vai progredir? Se você meditou durante meses numa hora específica e, numa certa manhã, estiver excepcionalmente cansado, tudo bem. Mas, se você for para a escola a cada dia num horário diferente, como é que o professor ficará contente?

As oportunidades não aparecem todos os dias na sua vida. A espiritualidade é como uma oportunidade. Se você perder uma meditação, precisa sentir que realmente perdeu alguma coisa, que deu um passo a menos do que poderia. Quando você não medita com regularidade, a sua consciência perde um pouco da capacidade, e a estrada fica muito longa. Uma vez que você relaxe, a ignorância o encobrirá. Se não conseguir se levantar num certo dia, dessa vez a ignorância terá vencido.

Suponha que você foi dormir às três da manhã e, quando for a hora da meditação, não consiga acordar. Mas quem pediu para que fosse dormir às três horas? Você dirá que foi inevitável. Precisava fazer algo muito importante. No entanto, enquanto estiver acordado até tarde fazendo essa coisa importante, sinta que às seis da manhã também terá algo importante e inevitável: precisará se levantar para meditar. Se você acha que o que fez tarde da noite era tão importante a ponto de não poder ser evitado, eu gostaria de dizer então que a sua meditação é infinitamente mais importante. Nada pode ser mais importante do que a meditação.

Às vezes, o nosso cansaço é verdadeiro. Às vezes, é só mental. Mesmo que você durma por dez horas, às vezes se sentirá extremamente cansado. Várias pessoas dormem muito mais do que realmente precisam. Em geral, é a sua mente que o faz sentir que está cansado e exausto. A mente é muito esperta. Ela faz parecer que, se você puder dormir por mais cinco minutos, então se sentirá muito melhor. Se você colocou o despertador para as seis horas, a mente afirmará que, se o seu corpo puder dormir por um minuto a mais, você se sentirá melhor. Entretanto, se você proporcionar esse minuto para o corpo, no mesmo instante a mente vai pedir cinco ou dez minutos a mais e, antes que você perceba, será sete ou oito horas da manhã. Portanto, é melhor não dar atenção à mente.

 

P: É ruim voltar a dormir depois de meditar de manhã?

R: Se você voltar a dormir e não despertar até as oito ou nove horas da manhã, suas próprias forças vitais ou a agressão da Terra, que está agitada nesse horário, poderão entrar no resultado da meditação feita mais cedo e arruiná-la. Portanto, será infinitamente melhor se você puder fazer alguma outra atividade espiritual, como ler livros ou cantar músicas espirituais.

 

P: Se você marcar um horário para meditar e acaba acordando mais cedo, deve manter o horário original mesmo assim?

R: Sim. Se a sua hora de meditar for às cinco e meia da manhã, a sua alma irá bater à sua porta. Portanto, você precisa estar preparado. Escolha o horário que sente ser o mais adequado e mantenha-o. Se quiser, poderá levantar meia hora mais cedo para tomar um banho de chuveiro e se preparar. Mas você deverá começar a meditar na hora marcada.

 

P: Para uma meditação às seis da manhã, seria melhor se nos levantássemos às cinco e ficássemos acordados por uma hora antes de meditar? Se começarmos alguma atividade, ficaremos mais acordados?

R: Não é bom que haja muita atividade. Se você toca num objeto material, imediatamente a consciência dele entra em você. Se tocar num livro, no mesmo instante a consciência do autor entrará em você. Se estiver sonolento e começar a arrumar a casa para acordar, a consciência dessa tarefa entrará em você. Se estiver sonolento, é melhor tomar um banho. Água significa consciência. Uma vez que a consciência entre em sua existência, você não dormirá. Portanto, não faça nenhuma atividade antes de meditar. Apenas tome um banho e depois medite. Você pode se preparar interiormente lendo escritos espirituais por alguns minutos ou cantando algumas canções espirituais repletas de alma. Mas você não deve fazer tarefas de casa ou trabalho para o escritório.

 

P: Se temos tendência a nos sentir sonolentos, é correto praticar exercícios antes da meditação matinal?

R: Certamente. Praticar alguns exercícios pode fazê-lo sentir mais desperto. É bom praticar alguns minutos de exercícios de hatha yoga antes de começar a meditar.

 

P: O que deveríamos fazer se perdermos nosso horário de meditação? Deveríamos compensar na meditação seguinte, meditando por mais tempo?

R: Se, em algum dia, você perdeu sua hora marcada por causa de circunstâncias inevitáveis, não fique triste. Contanto que não tenha perdido o horário por inércia ou desleixo, ou pelo sentimento de que, por ter meditado durante alguns dias, agora merece um descanso, então não cometeu nenhum crime espiritual. Porém, você não pode “compensar” uma meditação perdida meditando mais da próxima vez. Você come três vezes por dia. Suponha que não tomou o café da manhã e também não almoçou. Quando for a hora de jantar, se tentar comer tudo o que não comeu de manhã e ao meio-dia, só vai prejudicar o seu estômago. Se não se alimentar por dois ou três dias e tentar compensar a comida que não ingeriu durante o jejum, você terá problemas.

Com a meditação é a mesma coisa. Você tem a capacidade interior de meditar por um certo tempo de manhã cedo, ao meio-dia, à tarde ou à noite. Se não puder seguir essa rotina em algum dia, é melhor apenas meditar com toda a alma na sua hora habitual. Se tentar aumentar a quantidade de tempo, se tentar meditar por duas ou três horas em vez de meia hora, sua mente física não será capaz de suportar a pressão. Em vez de criar mais capacidade, vai limitá-la. Criará uma tensão enorme na sua vida de aspiração. Tudo precisa ser feito de maneira sistemática e gradual. Por fim você será capaz de meditar por oito ou dez horas de uma só vez, mas no momento isso não é possível.

Se a sua aspiração é realmente intensa, se Deus realmente vem em primeiro lugar na sua vida, você conseguirá facilmente ajustar a sua vida exterior para ter tempo de meditar. A aspiração interior tem infinitamente mais poder do que os obstáculos exteriores. Se você usar a sua força interior, as circunstâncias terão de se render à sua aspiração. Se quiser realmente meditar todos os dias, eu gostaria de dizer que a sua aspiração interior lhe dará o poder para tanto. Obstáculos exteriores podem facilmente ser superados, pois a vida interior é a expressão viva do poder infinito. Diante do poder infinito, as barreiras exteriores são obrigadas a se render.

 

P: Como posso melhorar a minha meditação matinal?

R: A cada manhã, você precisa oferecer a sua gratidão a Deus, por ter despertado a sua consciência enquanto os outros ainda estão dormindo e por todas as bênçãos infinitas Dele para você. Se oferecer só um pouquinho da sua gratidão, você sentirá a Compaixão de Deus. Sentindo a Sua Compaixão, tente oferecer a si mesmo. Diga: “Tentarei agradá-Lo apenas à Sua maneira. Até agora pedi que Você me satisfizesse à minha maneira, dando-me isto ou aquilo para me fazer feliz. Mas hoje estou pedindo a capacidade de agradá-Lo à Sua própria maneira”. Se puder afirmar isso com sinceridade, automaticamente a sua meditação matinal será melhor.

Deus está pronto para aparecer no caos da sua mente, mas, sendo um perfeito cavalheiro, Ele aguarda o seu gracioso convite e a sua preciosa dedicação.

Meditação matutina ou matinal

Se quiser ler mais sobre meditação e meditação matinal, veja Meditação guiadaExercícios e técnicas de respiração e Downloads de música, vídeos e mantras para meditação gratuitos.

Páginas recomendadas

Dicas para meditar bem por Patanga Nos artigos sobre exercícios e técnicas, eu já deixei várias dicas práticas - como meditar no coração, que técnicas usar, em que ho...
O que é meditação   Quando meditamos, sentimos que somos a alma da alegria. Essa alegria que possuímos dentro de nós é como uma fonte. Ela vem espontaneamente. Se...
Começando a correr Para quem deseja começar a fazer exercícios físicos, deixo algumas dicas e sugestões aqui.
Chakras, kundalini e prana Chakras, Kundalini e Prana Nota do editor: não é necessário conhecer sobre os chakras e kundalini e seu funcionamento para você ter uma vida es...