No aniversário
por Sri Chinmoy
Cada aniversário é um novo despertar. Cada aniversário é uma nova esperança. Cada aniversário é uma nova promessa. Cada aniversário é uma nova realização.
O novo despertar ganha espaço em nossa consciência física, presa à Terra. A nova esperança surge em nosso vital frustrado, desapontado e sem aspiração. A nova promessa nasce dentro de nossa mente cheia de dúvidas.
Essa nova promessa desafia a mente hesitante e a recorda de sua origem: um transbordar de consciência. A nova realização ocorre internamente no ser: tanto no ser Terra-limitado quanto ao ser Céu-liberto.
Quando a alma vem à Terra, ela assume a responsabilidade não apenas pela consciência terrena, mas também pela consciência celestial. A consciência terrena clama por luz, paz, amor e deleite. A alma promete à consciência terrena que a ajudará a alcançar paz, luz, amor, deleite, alegria, harmonia e tudo aquilo de que ela necessita. Mais uma vez, é a mesma alma que promete à consciência celestial manifestar aqui na Terra a alegria, a satisfação e a perfeição celestiais.
Cada aniversário é uma canção, uma melodia da música universal. Cada indivíduo também é uma melodia da música universal. O buscador cresce e brilha nessa música, a qual ele pode ouvir com seus ouvidos da alma. A presença da alma-criança dentro de nós é o que nos garante o gosto pela música universal.
A alma precisa ascender como música — música da alma. A alma, quando ascende, desconhece limites, barreiras religiosas e políticas. Ela é toda livre, liberdade dentro e liberdade fora.
Cada aniversário é a pétala de uma flor. E a flor pétala por pétala desabrocha e fica pronta para ser colocada no santuário interior dentro do coração aspirante.
Um pensamento indica um novo aniversário. Uma gota de vontade indica um novo aniversário. Um movimento ascendente indica um novo aniversário. A cada momento, quer olhemos para dentro ou para fora, celebramos o aniversário de nossa unicidade com Deus, o Criador de todo o universo. Ao olhar para algo, tornamo-nos um com ele. Em um aniversário, sentimos nossa inseparável unicidade com a expansão de uma nova luz — uma luz que, no fim, cobrirá toda a extensão do mundo.
O verdadeiro aniversário não acontece apenas uma vez por ano. O verdadeiro aniversário é o nascimento de cada segundo na vida do buscador. Um segundo de aspiração no coração do buscador é o real aniversário.
A cada momento, Deus, o Autor de toda bondade, celebra o aniversário do buscador.
Como buscadores, precisamos estar conscientemente cientes de algo divino e supremo dentro de nós.
Esse algo divino e supremo é nossa promessa à humanidade e nossa promessa ao Divino.
A transformação do face da humanidade é a promessa de nossa alma à humanidade, e a manifestação da luz divina aqui na Terra é a promessa de nossa alma ao Divino.
Sri Chinmoy, Reality-Dream, Agni Press, 1976
Pergunta: Qual é a melhor forma de sermos receptivos em nosso aniversário?
Sri Chinmoy: A melhor forma é repetir diversas vezes: “Eu vim ao mundo para amar a Deus, para servir a Deus e manifestar Deus.” Se você puder repetir isso, fará um ótimo progresso.
Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 1, Agni Press, 1994
Pergunta: Ajuda orar com antecedência para ter receptividade no próprio aniversário?
Sri Chinmoy: Sim, você deve começar orando e meditando alguns dias antes para que você possa criar uma receptividade potente no dia do seu aniversário.
Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 1, Agni Press, 1994
Pergunta: Haveria algum benefício espiritual para os seus amigos se você os desse um presente material de aniversário?
Sri Chinmoy: Depende da sua conexão com a pessoa. Se você sentir uma conexão interna sincera, então dar presentes ajuda interna e externamente. Mas se você não tiver nenhuma conexão, se você presenteia alguém só porque essa pessoa o presenteou em seu aniversário, então não há um sentimento por trás e é tolice. Mas se você dá algo com o mais sincero sentimento, preocupação e amorosa unicidade, então isso ajuda.
Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 1, Agni Press, 1994
Pergunta: Em nossos aniversários, nossa consciência parece muito mais rarefeita. O acesso à sua riqueza interior e a nossa própria riqueza interior parece mais intenso. O que de fato acontece em nosso mundo interior que nos possibilita sentir assim?
Sri Chinmoy: Em seu aniversário a alma vem à tona. Nos demais dias, o coração não é dinâmico e ativo; o coração está adormecido. Dentro do coração está a alma. Quando a alma recebe a oportunidade de estar em primeiro plano, a conexão interior que você tem com Deus é fortalecida. Portanto, você sente que algo muito especial está acontecendo. Essa intensidade é muito boa. Você só deve ter em mente que algo especial está acontecendo. O que de fato está acontecendo pode ser que você não saiba e Deus pode não querer que você saiba, mas a sua alma está realmente vindo à tona com seus sonhos para o manifestação-Deus.
Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 2, Agni Press, 1999
Pergunta: Em nosso aniversário, é melhor estar entre pessoas ou manter-se mais recluso?
Sri Chinmoy: Você deve dividir o seu tempo. Deve receber primeiro; só então você deve dar. De manhã cedo você deve orar, meditar e receber as bênçãos das Alturas, do nosso Amado Senhor Supremo. As Suas Bênçãos, o Seu Amor, a Sua Compaixão, o Seu Cuidado, a Sua Alegria – tudo o que você precisa – você rezará para o Supremo lhe fornecer. Uma vez que receba essas coisas, ficará feliz. E essa felicidade você deve compartilhar com os outros. Se não receber nada antes de se encontrar com seus amigos, você não terá recebido as Bênçãos especiais de Deus. Normalmente seus amigos não meditam por você em seu aniversário. Eles mandam seus votos, mas não meditam seriamente para o Supremo nem mesmo por um minuto para lhe garantir suas Bençãos, Seu Amor, Sua Compaixão, Sua Paz. Eles só irão lhe encontrar de maneira social. Eles tentarão inspirá-lo, mas é você quem deve receber as coisas espirituais, as coisas interiores, as mais importante das coisas, da sua oração e meditação.
O aniversário é um dia de alegria e felicidade. É o dia da promessa para a consciência-Terra ou o seu próprio corpo, vital e mente. É uma promessa mútua. Sua alma prometeu a Deus que iria manifestar a luz Divina em e através do seu corpo, vital, mente e coração. De novo, seu coração, sua mente, seu vital e seu corpo prometeram tornarem-se perfeitos instrumentos para agradar sua alma ou agradar Deus à Sua própria Maneira.
Uma vez que você desempenhou seu papel, uma vez que tenha rezado e meditado de manhã cedo e recebido a riqueza interior, então durante o dia estará apto para compartilhar sua interna e externa alegria com seus amigos. Caso contrário, se você não recebe essas coisas divinas antes de se misturar com as pessoas, sua promessa para sua alma ou para Deus e a promessa da sua alma à você não serão preenchidas. Antes de mais nada: primeiro vem sua vida interior e então você conversa com seus amigos, festeja e faz as demais coisas. Primeiro vem o compromisso com o Supremo e o compromisso do Supremo com você. Então, uma vez que você sente que recebeu do Alto aquilo que precisa, você se mistura com o resto do mundo.
De novo, você pode meditar não só uma, mas diversas vezes. Suponha que de manhã você meditou e recebeu algo e está super feliz. Então, vai ao trabalho e se mistura com as pessoas. Depois de duas ou três horas, você pode meditar novamente. Em seu aniversário ao menos três ou quatro vezes você pode ficar em absoluto silêncio. Digamos que de manhã você recebeu dez mil dólares de riqueza interior. Então, quando você está conversando com seus amigos, você pode oferecê-los cem ou duzentos dólares. Assim como você possui bolso em sua roupa, no seu bolso-coração você pode depositar a riqueza interior quando você medita.
No seu aniversário, se você puder meditar de três a quatro vezes, será bom. De manhã você deve começar com a maior das gratidões pois você está seguindo a vida espiritual. Você conhece pessoas que não aceitaram a vida espiritual, seus amigos, colegas, colegas de aula e outros. Uma vez que você olhe ao redor em sua mente e diga: “Oh Deus, eu sou tão grato por Você que eu não sou como ele, eu não sou como ela. Da Sua Compaixão infinita, Você me fez um buscador, uma pessoa espiritual. De outra maneira eu seria como ele ou ela”. Então de novo durante a noite ou antes de dormir, apenas ore: “Meu Supremo, eu sou tão grato por Você que Você manteve minha consciência elevada durante o dia todo. Repetidamente eu fui capaz em pensar em Você, em pensar na promessa que eu fiz a Você e ser digno da promessa que Você fez a mim”.
Assim é como você deve usar o seu dia – balanceando a vida interior com a vida exterior. Se você lembrar somente da vida interior, irá negligenciar seus amigos. Isso de maneira alguma será bom pois você ao mundo para ser um com eles, para ser parte e uma parcela da criação de Deus. Você tem de manifestar Deus dentro dos seus amigos e entes queridos na Terra. A mesma coisa eles irão fazer. Eles irão manifestar a Luz de Deus em você e ao redor do mundo.
Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 2, Agni Press, 1999
Pergunta: Existe alguma disciplina espiritual específica que se possa praticar para que façamos progresso em nosso aniversário?
Sri Chinmoy: Neste dia ofereça sua gratidão a cada segundo, a cada minuto, a cada hora. Se não conseguir a cada minuto, então a cada hora tente oferecer sua gratidão ao Supremo. Pela manhã, ao menos uma vez, pense nos ambiente onde você veio, sua escola, sua faculdade e assim por diante, e pense no que você poderia de outro modo ter se tornado. Se você tivesse conduzido seu barco-vida como seus amigos de escola os quais não eram espirituais fizeram, poderia você estar feliz? Não. Mesmo se você estiver progredindo lentamente no momento presente, você será tão grato a Deus que você ainda está no barco e seguindo na direção certa. Seu objetivo está destinado. A maioria de seus amigos antigos tomaram outro caminho, o caminho do desejo. O desejo é uma estrada sinuosa. Vai de um lado para o outro.
Se você puder oferecer sua gratidão a cada hora, então automaticamente Deus acelerará seu progresso. O aniversário é destinado à gratidão. Sua alma vem ao mundo para fazer algo realmente grande e bom à humanidade. Essa oportunidade Deus deu à você, e agora, você está a utilizando adequadamente. Porque Deus deu à você a oportunidade, assim como a capacidade de preencher Seus Sonhos em e através da sua vida de aspiração e dedicação, seu coração-gratidão deve vir à tona. Normalmente, no plano físico, os seres humanos esquecem o que receberam de Deus — muita Afeição, Bençãos, Amor e Compaixão. O resultado você sentirá somente quando olhar em volta. Não é que a cada hora você pensará em seus amigos desafortunados. Não. Apenas uma vez, de manhã cedo, você oferecerá sua gratidão quando você ver o que você poderia estar fazendo se não tivesse aceitado a vida espiritual. Você tem que enxergar seu progresso interno, seu amor próprio, sua autoconsciência e o despertar interno. Gratidão automaticamente surge quando você compara com outros que não estão na vida espiritual.
A gratidão surge tanto pela comparação da sua vida agora com o que você poderia ter se tornado se não tivesse aceitado a vida espiritual ou estando ciente d’Aquele que lhe deu a capacidade para continuar seguindo a vida espiritual. Há milhões e milhões de pessoas na Terra que não estão cientes de Deus, que não acreditam em Deus, mas você está completamente consciente da existência de Deus. Agora, seu objetivo é realizar Deus e manifestá-Lo aqui na Terra. Você está ciente do seu objetivo; você está desperto. Por essas coisas, se você puder oferecer gratidão a cada hora, isso definitivamente impulsiona seu progresso interno.
Existem muitas e muitas coisas que você fez que são boas, e por elas você deve oferecer gratidão. Novamente, há muitas e muitas coisas ruins que você não fez. Por elas você também deve oferecer gratidão. Dê uma olhada na sua atual consciência. Você está em um galho particular da árvore-vida. Você pode não estar subindo rápido demais, mas você ainda está no galho. Há uma oportunidade tremenda para você subir. Aqui, novamente, você pode oferecer gratidão. Muitas são as formas pelas quais você pode oferecer gratidão à Deus. Para um buscador, o aniversário serve para oferecer continuamente gratidão e então Deus ser mais agradado e Deus pode usar o buscador com mais confiança e orgulho.
Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 2, Agni Press, 1999
Pergunta: Nosso aniversário é o dia mais feliz da nossa vida durante o ano. Como podemos tornar todos os outros dias tão felizes quanto até o próximo aniversário?
Sri Chinmoy: Verdade, seu aniversário é o dia mais feliz. Você também pode tornar os outros dias “o dia mais feliz” na sua vida espiritual fazendo duas coisas. Pela manhã, faça uma lista de seus desejos. Na lista, se você tiver dez coisas, então tente ver se consegue tirar um item. Dos dez, veja se consegue torná-los nove, então oito, então sete, seis e eventualmente zero. Você não tem de escrever uma centena de desejos. Escreva somente dez. Posteriormente, quando você ver que se tornaram somente um e então todos se forem, você pode fazer outra lista. Você não deve pensar em cada desejo individualmente, se aconteceu ou não. Você irá automaticamente sentir-se tremendamente alegre por não ter aquele desejo. Essa é uma maneira.
A outra maneira de tornar-se feliz é reduzir suas expectativas. Se você espera qualquer coisa dos outros, apenas se frustrará. Até mesmo se você esperar algo de si e não conseguir, ficará irritado e frustrado. Você estará completamente condenado à frustração. Quando você não recebe algo dos outros, você fica bravo com eles pois não atenderam ao seu desejo. Quando você não recebe algo de si, você se sente inútil. Então você fica com raiva e deprimido. Quando isso acontece, apenas diga a si mesmo: “Esse não é o caminho correto. Eu farei a coisa certa. Se eu esperar algo do mundo, me tornarei frustrado, pois o mundo é como é. Se eu espero algo de mim, posso não ser capaz de atingir. O que eu preciso é paciência.”
Se você quiser desenvolver paciência, pense imediatamente em uma árvore. Essa árvore não se tornou uma árvore da noite para o dia. Ela começou como uma pequena semente. E então, levou um longo tempo até germinar. Ela se tornou uma muda e então uma grande árvore. Quanto tempo isso levou! Aqui também, Deus enxergou dentro de você uma semente da perfeição. Se você quiser tornar-se absolutamente perfeito em apenas dez ou vinte anos, não será possível.
Então vem a avidez. Sua avidez é absolutamente necessária. Por um lado, você não esperará que cumpra tudo da noite para o dia. E pelo outro, estará ávido a fazer a coisa certa. Todo mundo sabe o que é certo e o que é errado. Somente se as pessoas querem se enganar dizem que não sabem o que é certo.
E então vem a aspiração. Aspiração é como um músculo. Antes, você não conseguia fazer exercício com cinco quilos. Agora, talvez esteja se exercitando com setenta ou oitenta quilos. Tal qual, encare a aspiração como um músculo. Como a desenvolver? Pela prática regular. Antes, nem por um minuto você consegue meditar. Agora, talvez seja capaz de meditar por cinco minutos.
A chave é o controle do pensamento. Se um pensamento ruim vier e você puder controlá-lo, então estará fazendo a coisa certa. Se um pensamento bom vier e você o expandir, o elaborar, então você estará fazendo a coisa certa. Se são pensamentos positivos, permita-os crescer. Se forem negativos, destrua-os. Sempre pensando positivamente você fará o progresso mais rápido. Cada hora pode ser feliz permitindo pensamentos bons e positivos entrarem em você, e, cada hora pode ser arruinada pela permissão da entrada de um pensamento negativo.
Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 2, Agni Press, 1999
Pergunta: Geralmente, o aniversário de uma pessoa é o melhor dia para se fazer progresso?
Sri Chinmoy: Nós devemos saber que nenhum dia é igual. Alguns dias está chovendo, outros estão ensolarados. Quando o clima interior está claro e iluminado, naturalmente, naquele dia conseguimos mais inspiração. O dia da alma é assim. Mas se você não estiver consciente disso ou se não prestarmos atenção nisso, então será como qualquer outro dia. Então não podemos afirmar categoricamente que faremos um maior progresso no nosso aniversário.
Algumas pessoas se sentem miseráveis no dia de seu aniversário porque em cada momento eles estão ocupados com coisas terrenas, mundanas. Eles se sentem miseráveis o dia todo porque de manhã cedo eles podem não ter meditado. O aniversário é o aniversário do dia em que a alma entrou no mundo, fazendo uma promessa muito especial ao Supremo. Especialmente em nosso aniversário, temos a oportunidade de ouro de renovar nossa promessa e oferecer nossa rendição e gratidão ao Supremo. A oportunidade está lá; só precisamos aproveitá-la.
Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 1, Agni Press, 1994
Pergunta: Podemos nos identificar com o aniversariante de maneira que também possamos receber alguma coisa?
Sri Chinmoy: Se for o aniversário de alguém e você se identificar sinceramente com aquela alma em particular, então é como compartilhar. A aniversariante com certeza receberá bênçãos e você receberá parte delas. Infelizmente, se cem pessoas estiverem cantando “Parabéns à você”, talvez noventa e nove não estão recebendo nada. Você está cantando “Parabéns à você”, tal como aprendeu na infância, mas não está recebendo nada. Quando você ver que eu estou meditando com seriedade na alma ou coração da pessoa, naquele momento, se você puder se identificar não com a pessoa mas comigo, olhando em meus olhos ou sentindo meu coração, então estará apto a receber alguma coisa. Caso contrário, enquanto canta o “Parabéns à você”, você pode estar em sua agitada consciência-vital e não receberá nada.
Novamente, às vezes acontece de até mesmo o aniversariante estar pensando besteiras como: “O mestre celebrou o aniversário de fulano de forma mais significativa; vieram mais pessoas. Aqui no meu aniversário ninguém trouxe nem um bolo sequer e durante o dia todo ninguém me desejou feliz aniversário.” Quando todos esses pensamentos surgem, você não receberá nada. Eu posso estar meditando em você e você pode não estar recebendo nada, enquanto um terceiro pode estar recebendo as bênçãos especiais de aniversário que eu trouxe para você. Você pode não recebê-las, mas alguém poderá. Eles podem estar receptivos. De novo, o aniversariante pode receber sozinho. Por dois ou três minutos, ou por uma hora ou mais, ela pode estar receptiva e poderá receber pois é seu aniversário, enquanto os outros que não estão se identificando comigo ou com o aniversariante de maneira que não recebam nada.
Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 2, Agni Press, 1999
Pergunta: Como podemos nos lembrar do sentimento animado e infantil que sentimos em nosso aniversário?
Sri Chinmoy: Algumas pessoas sentem que sempre que chega o aniversário, é uma experiência triste ao invés de uma experiência feliz. Eles se sentem miseráveis por estarem envelhecendo. Eles sentem que a morte está os atacando. O aniversário significa o cumprimento da vida, mas, se você o encara como a morte se aproxima rapidamente, a alegria automaticamente desaparecerá. Se você tiver desejos em abundância, verá que nem mesmo um deles será preenchido. Dessa forma você irá se tornar infeliz. E se você quiser ter aspiração em grande quantidade, você pode perceber que os anos estão passando e a sua aspiração não está aumentando. Existem muitas maneira de nos sentirmos miseráveis em nosso aniversário.
Uma criança não pensa em seu futuro. Sua alegria está no presente. Ela não pensa em vida exterior; ela não pensa em quanta riqueza material ela ou seu pai possuem. Ela pensa na vida como uma constante alegria. Nesse momento ela está feliz; no próximo momento também. Felicidade é a conquista de sua vida. Se você quer ser feliz e permanecer feliz, terá de pensar em alguém que é sempre feliz: outra criança. Tente imaginar Deus como uma criancinha brincando à sua volta. Todo o tempo em que Ele está brincando — Ele está com você, Ele está em você, Ele está por você, Ele está à sua volta. Você tem de imaginar que há alguém à sua volta o tempo todo, e que é Deus-criança em seu coração-jardim. Às vezes Ele vem e para diante seus olho porque você está incapaz de entrar em seu coração-jardim, mesmo que seja o seu. Se puderes pensar em Deus como uma eterna criança, brincando o tempo todo com você, ao seu redor, então poderá manter suas qualidades infantis e receber inspiração, aspiração, alegria, força interior e a confiança que você pode ser outra criança que será eternamente feliz.
Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 2, Agni Press, 1999
Pergunta: Quando meu aniversário está se aproximando, me sinto incentivado a ser espiritual para que nesse dia eu esteja apto a agradar a Deus. Mas passado alguns meses do meu aniversário eu perco o incentivo.
Sri Chinmoy: Todo mundo faz isso! Você não é o único culpado. Todos os seres humanos estão no mesmo barco!
Se você pensar em seu aniversário não só como um dia de alegria, mas também como um dia de promessa, verá que não cumpriu sua promessa com Deus. Sua promessa a Deus é ser o perfeito instrumento Dele de maneira que você possa agradá-Lo sempre à maneira Dele. Hoje você está vendo que possui muitas imperfeições. Amanhã, novamente verá que possui muitas imperfeições. Depois de amanhã, a mesma coisa. Mas de novo, sua aspiração é se tornar o instrumento perfeito.
Se você puder manter essa aspiração como uma realidade flamejante, você eventualmente irá alcançar seu objetivo. Seu objetivo é escalar o Himalaia espiritual. Você pode dizer, “O Himalaia é tão alto, e eu recém comecei. O que estou fazendo?”. Se mantiver seu objetivo, irá subir, subir e subir. Mas se você não quiser enxergar o seu objetivo pois passados dois dias está cansado, então será assolado por dúvidas. Dirá: “É tão alto! A melhor coisa a se fazer é descer.” Ou poderá dizer, “Eu subi alguns metros. Agora me deixe descansar”. Mas na vida espiritual, não há tal coisa como descanso. Se não estiver para cima, então olhará para baixo. E, nesse momento, verá que há muitas pessoas no pé do Himalaia. Eles estão deitados, dormindo e roncando. Você dirá, “Oh Deus, eles estão mais confortáveis. Permita-me descer e me juntar a eles.” Então você desce, e onde está sua meta? Você escalou antes de seu aniversário, e por alguns dias depois você seguiu sua subida. Então o relaxamento começou e te puxou para baixo. Agora, só Deus sabe quando você irá se levantar e recomeçar.
Se você toma seu aniversário como a continuação da promessa que fez a Deus de se tornar Seu instrumento perfeito, então hoje verá que não cumpriu a sua promessa, e o mesmo será amanhã. Mas, conforme você vai em frente, verá que há algumas boas qualidades que está recebendo e algumas más que está deixando para trás. Isso é uma grande satisfação. Dez anos atrás, talvez você tivesse vinte desejos. Agora, desde que você esteja orando e meditando diariamente, poderá ver que se reduziram a seis ou cinco desejos. Aqui estará vendo seu progresso. Esse progresso é a sua satisfação, sua perfeição. Em nossa filosofia, progresso é sempre perfeição. Eu alcançarei a perfeição quando eu não tiver nenhum desejo, mas o fato é que ontem eu possuía dez desejos e hoje possuo apenas quatro. Amanhã terei três. Esse progresso é a perfeição.
Perfeição absoluta é quando você não possui sequer um desejo. Mas há algo para além disso. Você extinguiu todos os seus desejos, é verdade, mas você tem aspiração? Deus irá nos apanhar dessa forma. Você poderá dizer: “Eu não quero isso; eu não quero aquilo.” Mas quando Deus lhe perguntar, “O que você quer? Você Me quer o tempo todo, à Minha Maneira?” Você não quer ter um carro, você não quer ter riqueza material, você não quer voar mundo afora, você não quer ter casas e assim por diante. “Sim, eu aprecio isso, msa de maneira positiva, você clamou pelo Meu Amor, pelas Minhas Bênçãos, por minha Compaixão?” Do seu ponto de vista, você é perfeito pois não possui nenhum desejo, mas de acordo com Deus você não é perfeito pois não pede por Sua Paz, pelo Seu Amor, pela Sua Alegria, para aumentar sua aspiração.
O que chamamos de progresso é definitivamente a perfeição em sua própria maneira. Mas como não há fim em nosso progresso, também não há fim à nossa perfeição. Esse é o porque nós continuamos e continuamos e continuamos. Diariamente você deve pensar no seu progresso. Então verá que não há fim em seu progresso. De outra maneira, se não observarmos nosso progresso, não estaremos aptos a ser nossa jornada-vida.
Por cinco dias antes de nosso aniversário nós iremos trabalhar duro, novamente por outros cinco dias depois do nosso aniversário iremos aspirar de maneira mais intensa, e acabará. Mas não, nosso aniversário é todo dia. Desde que cada aniversário nos dê alegria e determinação e nos lembre de nossa promessa, então tornemos esse aniversário todo dia para mantermos a mesma promessa.
Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 2, Agni Press, 1999

Patanga começou a prática diária de meditação aos 19 anos de idade sob a orientação de Sri Chinmoy. Encarando a meditação como uma das facetas da vida, a corrida, música, jogos de tabuleiro, escrever, emprego e amor ao próximo foram surgindo — e algumas bastante desafiadoras, como a ultramaratona de 10 dias de duração.
Ele trabalha como servidor público e desde 2003 é professor voluntário nos cursos de meditação do Centro Sri Chinmoy, dando aulas também na USP, Unicamp, UFPR, UFSCar, BB e CEF.