Um guia com dicas para ler todos os dias

por Patanga Cordeiro

Para criar o hábito de ler todos os dias, separei algumas dicas que uso pessoalmente e que diversas pessoas e estudos também utilizam para se acostumar a ler todos os dias.

 

“O corpo é um templo. O templo precisa de janelas. Suas janelas são os livros, livros ricos em alma e sublimes. Mas a porta, o portão principal do templo, é a aspiração”

-Sri Chinmoy

 

Primeiro de tudo: motivação para a leitura

 

Por que você quer ler ou acha que deve começar a ler todos os dias? Há várias respostas, como os benefícios da leitura são tantos e tocam em tantas esferas da vida, possivelmente todas são válidas. Ou seja, você nem consegue imaginar agora de quantas formas a leitura lhe fará bem. Praticando a leitura diariamente, você verá na sua benefícios que nem imaginava.

Para mim são três motivações principais: 1) inspiração – eu gosto de ler conteúdo que me instiga ser uma pessoa melhor. 2) tranquilidade – percebo que a minha mente fica satisfeita, centrada e disciplinada, então meu dia fica assim também. 3) Ficar longe das telas – eu trabalho e faço muitas outras coisas pessoais no computador. Na verdade, quando menos você usar o celular e as telas durante o dia, mais vontade terá de ler. Quanto mais ler, menos vontade terá de usar o celular. Quanto mais ficar no celular, menos vontade terá de ler. Ou seja, basta começar, e o resto vai se ajeitando. No celular, o seu cérebro desaprende coisas importantes que a leitura lhe ensina, como focar numa coisa por vez e aproveitá-la.

 

 

O que começar a ler?

 

É importante ler algo que você queira sinceramente ler. Ler um livro porque o título é famoso talvez lhe seja uma leitura imposta por si mesmo. Pode dar certo, mas talvez não dê. Na sua vida, você gosta do quê? Esportes? Leia sobre esportes. Jogos de RPG? Leia sobre RPG. Meditação? Leia sobre meditação.

Lembre-se que a vida é curta – então não perca tempo lendo coisas que não acha excelentes! Mude de livro para encontrar algo que sinta que lhe atraia!

 

 

Quanto tempo ler? Metas pequenas ou grandes?

 

Vai da dinâmica de cada um. Pra mim, é mais fácil me propor ler 30min de manhã cedo, e o resto que ler durante o dia será “lucro”. Para algumas pessoas, talvez fazer pequenas metas, como 5 minutos ou duas páginas algumas pode ser um bom começo. Pessoalmente, acho que uma sessão mais comprida, 15min ou mais, é mais transformadora. Mas veja como funciona melhor para você. Você pode ver quantas páginas em média tem os capítulos do seu livro, e quem sabe ler um capítulo ao dia, dividindo em dois dias se um capítulo for muito maior que a média. Alguns livros (como as bíblias de estudo) são feitos já pensando em leituras diárias. A cada dia do ano você tem um tanto certo a ler. Se perder um dia, deixe-o para trás e continue em frente!

 

 

Dicas para cumprir a meta

 

Mantenha livros por perto e visíveis. Deixe um livro de poemas na gaveta do trabalho. Um livro de ficção na cabeceira. Outro de história na mesa. Um livro espiritual na mochila para ler durante a viagem de metrô ou ônibus.

 

 

Tenha uma hora marcada para leitura

 

Meu horário de leitura é durante os 30min seguintes à meditação matinal. Costumo ler por 5-10min durante o almoço. Costumo ler mais uns 5-10min antes de dormir. Cada horário desses é um livro diferente, um tema diferente. Veja como funciona melhor para você, mas é sempre bom deixar as coisas importantes pro começo do dia.

Quando termino a minha leitura matinal é quando tenho a sensação de “agora sim, estou pronto para começar o meu dia!”

 

 

Local confortável para ler

 

Nem sempre funciona, mas se organizar o seu local de forma que ele seja convidativo, isso ajudará a manter o hábito. Eu não gosto de ler sentado – acho cansativo. Eu gosto de ler deitado na cama, e tenho um peso de papel para manter o livro aberto se deito de lado. Se deixar de bruços, tenho um apoio para manter o livro equilibrado no meu peito e minhas mãos ficam relaxadas, sem precisar segurar o livro. No fim da tarde, às vezes leio deitado na rede. Mas cada um é diferente – talvez você fique sonolento e prefira ler sentado.

 

 

Aproveite horários alternativos

 

Ler durante a viagem de trem ou metrô ou ônibus é uma ótima forma de aproveitar o tempo para algo valioso e ao mesmo tempo não prestar atenção em coisas desnecessárias. O horário de almoço ou logo antes de dormir é uma boa forma de somar mais 5-10 minutos de leitura no seu dia. O tempo voa lendo algo que você gosta! Com a prática, será um prazer ir ao metrô sabendo que terá 20min para uma leitura!

 

 

 

Aparelhos eletrônicos

 

Não recomendo usar kindle, telefone celular, etc, pois a tendência é você acabar se distraindo (de diversas formas, incluive lembrar de carregar o aparelho na tomada) ao ter de lidar com equipamentos eletrônicos, principalmente o celular. Na verdade, quando menos você usar o celular durante o dia, mais vontade terá de ler. Quanto mais ler, menos vontade terá de usar o celular. E lembre-se: nem encoste no celular durante o horário de leitura. Tudo que aparecer lá de mensagens e etc você verá apenas depois de terminada a sua leitura.

 

 

O papel é superior

 

O papel é como se fosse uma autoestrada da leitura. Não há distrações, não há buracos, é só seguir em frente. Nos equipamentos eletrônicos de leitura, sempre aparece uma mensagem, um piscar da bateria, um lembrete, um alarme, uma propaganda no canto da tela, mil opções de interação com a página, trocar seu desenho de usuário, etc…

O papel tem mais um condão especial – ele é uma criação especial da humanidade, consegue guardar a consciência dos escritos – algo que se perde quando vemos o mesmo texto numa tela digital. Ou seja, para realmente ler, você precisa estar ali, na frente do papel, e não na tela do computador ou celular.

 

 

Clube de leitura e outros planos maiores de leitura

 

Participar de um clube de leitura pode ajudar você a ter recomendações de livros parecidos com os que gosta e às vezes uma meta a ser cumprida (por exemplo, “este é o livro do mês”).

Se você já está acostumado a ler diariamente, outros planos maiores também podem ser uma inspiração: Sri Chinmoy é o meu autor favorito, então tenho planos de ler todos os seus 1500 livros. Eu gosto de poesia em língua inglesa, então peguei os poetas que Sri Chinmoy elogia e li boa parte da obra completa de todos eles (uns 10, digamos). São referências, desafios e sugestões que têm a ver com você. História do Egito, Império Romano, Ficção Científica – vai de cada um.