Pergunta: Qual o melhor lugar para se meditar por pureza?

 

Sri Chinmoy: O melhor lugar é o coração. Medite no coração, e, quando sentir a luz existe lá, traga-a para a região do umbigo. Tente imaginar que o centro dessa região, o vital, gira constantemente ou que um disco roda ao seu redor. Ele roda e roda. E enquanto ele roda, repita: “Supremo, Pureza, Supremo, Pureza.” Ou pode dizer: “Pureza é o Supremo, o Supremo é Pureza.” Isso é ainda mais fácil.

Sri Chinmoy Speaks 8, p. 1

 

 

Pergunta: Há alguma técnica diferente para homens e para mulheres, quando se fala em meditar por pureza?

 

Sri Chinmoy: Quando as meninas meditam por pureza, devem respirar pela narina esquerda por alguns segundos. Quando você respira pela narina esquerda, será mais fácil trazer pureza para o seu organismo. E, se os meninos puderem respirar pela narina direita, será mais fácil desenvolver pureza. A narina esquerda é da suavidade, do doce e suave fluir interior; a narina direita é do poder e dinamismo. Dessa forma as meninas podem desenvolver pureza e os meninos podem desenvolver pureza. Mas o exercício que há pouco mencionei serve para ambos, homens e mulheres.

Sri Chinmoy Speaks 8, p. 1

 

 

Pergunta: Como podemos manter nossas mentes puras?

 

Sri Chinmoy: Podem fazê-lo ao sentir constantemente que não possuem mente; possuem apenas o coração-flor de uma criança. Caso alguém lhe pergunte: “O que você tem em mente?” você simplesmente dirá: “Eu não tenho mente. Tenho apenas o coração de uma criança.” Vocês não precisam manter suas mentes puras se não tiverem mente. Desse modo poderão resolver o problema imediatamente.

Sri Chinmoy Speaks 8, p. 2

 

 

Pergunta: Quando somos atacados por sentimentos e pen-samentos impuros, ou quando eles despertam em nós, de que forma podemos invocar pureza?

 

Sri Chinmoy: Quando afrontado por pensamentos impuros, não divinos, simplesmente pense naquele que é infinitamente mais poderoso do que tais pensamentos, que é o Supremo. O Supremo é onisciente e onipotente. Este é o mundo Dele. Você deve sentir que Ele é infinitamente mais poderoso do que a invasão, do que o ataque que você recebeu das forças hostis.

Infelizmente, ao ser atacado por uma força não divina, o buscador imediatamente sente que tal força é onipotente. Não se lembra que o Supremo é o único Poder onipotente na Terra. Vocês devem ter mais fé na Realidade de Deus, no Cuidado e na Compaixão que Deus tem por vocês.

Se tiverem fé verdadeira no Cuidado e na Compaixão de Deus, a intensidade do ataque das forças hostis desaparecerá. Pensem de maneira positiva que há alguém infinitamente mais poderoso do que a força dos pensamentos não divinos, e que Seu infinito Poder imediatamente virá socorrê-lo, contanto que você seja sincero e pleno de alma no momento que precisar de ajuda.

Sri Chinmoy Speaks 8, p. 2

 

 

Pergunta: Como podemos manter a nossa pureza?

 

Sri Chinmoy: Manteremos nossa pureza conscientemente sentindo que há uma rosa desabrochando pétala por pétala dentro de nosso coração. Devemos sempre manter a imagem viva de uma flor, seja uma rosa ou um lótus. Ao ver uma flor, conscientemente ou inconscientemente inspiramos a sua pureza. Ao sentir que uma rosa floresce pétala por pétala em nosso interior, naturalmente a fragrância e pureza da rosa permearão nossa existência interior e exterior. Ou, se desejarmos, podemos imaginar a chama de uma vela dentro de nossos corações. A chama está constantemente direcionada para o alto, mais alto, altíssimo. Enquanto sobe, ela ilumina a nossa existência ignorante, obscura, impura e não divina. Assim podemos manter nossa pureza e ter satisfação duradoura em nossa vida.

The Significance of a Smile, p. 13

 

 

Pergunta: Guru, como posso ter mais pureza?

 

Sri Chinmoy: Observe uma flor cedo pela manhã e sinta a sua fragrância. Veja a flor e sinta quão pura ela é. Agora olhe para o sol da manhã, o sol nascente. Quão belo ele é! Você vê algo de impuro nele? Não. Veja a lua. Você vê algo impuro? Observe qualquer coisa que lhe traga a sensação de pureza. Veja a chama da vela e sentirá que ela é pura; ela queima todas as suas impurezas. Mantenha diante de sua visão mental qualquer coisa que sinta ser exteriormente pura. Essa é uma maneira, a maneira mais fácil de se convencer a mente.

A outra maneira envolve a respiração. Quando meditar, tente inspirar de maneira tão lenta quanto possível. Lenta e silenciosamente inspire e sinta que a cada respiração você traz para si Paz, Luz e Beatitude. Essas qualidades não são nada além de pureza. Então, quando expira, sinta que lança fora toda a ignorância e imperfeição que há dentro de você. Através de uma respiração consciente você pode trazer pureza para o seu organismo; e ao expirar pode se livrar de impurezas.

Você pode praticar ambos os métodos. Sustente em frente à sua visão exterior uma flor, um incenso e qualquer coisa que simbolize pureza para a sua mente exterior. Mais tarde, quando puder alcançar o seu interior, não precisará de flores, de velas e nem de incenso.

The Significance of a Smile, p. 11-12

 

 

Pergunta: Qual a maneira mais efetiva para se alcançar pureza?

 

Sri Chinmoy: No seu caso, o método mais efetivo de se alcançar pureza é através do consciente oferecimento de seu alento-vida ao Supremo. Cedo pela manhã respire conscientemente sete vezes, e enquanto inspira busque sentir que na verdade você respira pelo coração e não pelas narinas. Sinta que seu alento entra através do chakra cardíaco. E, enquanto expira, tente sentir que o seu alento sobe, sobe ao topo da cabeça e sai através do lótus de mil pétalas, que é o chakra da coroa, localizado no topo da sua cabeça. Se puder sentir, e não apenas imaginar, que está respirando pelo coração imediatamente a pureza entrará e começará a revolver e agir dentro de você. Quando a pureza começa a desempenhar o seu papel, a impureza dos chakras do umbigo e inferiores a ele sobe e é solto.

Primeiro, os soldados divinos entram e vêem que os soldados não divinos estão presentes. Os oponentes travam batalha até que os soldados divinos empurram os soldados não divinos para cima e os lançam através do lótus de mil pétalas para o cosmos infinito. É a sua mente quem inconscientemente atrai impureza, e portanto você deve ir além da mente. Deve carregar os soldados impuros e não divinos para cima e lançá-los para algo que está além da mente. Faça isso de manhã cedo e, se possível, durante a noite também. Assim você estará fadado a se tornar puro.

Purity-River Wins, p. 63-64

 

 

Pergunta: Onde eu deveria concentrar os meus esforços em direção à obtenção de pureza, e como deveria fazê-lo?

 

Sri Chinmoy: Todos tem um chakra diferente para se concentrar. No seu caso, se concentre na fronte, no terceiro olho. Eu quero que você esqueça completamente do seu passado. Seu passado foi deplorável. E até agora ele têm vindo à tona e eclipsado o seu presente. Esta é uma situação bastante triste. Gostaria de dizer que quando você pensa consciente ou incons-cientemente no passado, os pensa-mentos impuros e desejos não satisfeitos do passado retornam; e quando incons-cientemente os acalenta, você estará na verdade acalentando pensamentos impuros, que não são de forma alguma sadios.

Purity-River Wins, p. 64-65

 

 

Pergunta: Como posso ficar ancorado em meu coração-pureza?

 

Sri Chinmoy: Querido filho, você faz a pergunta de todos. Está vocalizando a mensagem interior de todos. Veja, para se ancorar em seu coração-pureza você pode fazer duas coisas. Mantenha consigo o tempo todo uma flor e imagine que essa flor é a melhor amiga de seu coração. Enquanto olha para a flor diga a si mesmo: “Como eu gostaria que meu coração fosse tão puro quanto esta flor.” Essa é uma maneira.

A outra é entoar a palavra ‘pureza’ com toda a alma, até mesmo soletrando ’pureza’ letra por letra. Tente então imaginar que há um buraco no topo da sua cabeça e que a pureza, numa coluna de luz vinda das alturas, chega a você através de sua espinha. Quando essa pureza-luz alcançar a base de sua espinha, veja e aprecie sua descida. Se você sinceramente aprecia ou admira algo, isto significa que no coração de seu coração você quer possuir ou alcançar aquela coisa. Assim, se realmente desejar pureza, a sua sincera e sublime apreciação  estará fadada a gerar nova pureza dentro de seu coração, e lá você poderá viver para sempre.

Service-Heroes, no. 8