Dicas para meditar 30 – Jejum

 

Não Jejuar Muito

Se você não tiver um mestre espiritual ou não segue um caminho específico, e se estiver lendo alguns livros e tentando disciplinar sua vida por conta própria, neste caso é aconselhável fazer jejum.

Se você jejuar uma ou duas vezes por mês, isso vai purificar seus nervos sutis.

A pureza é de grande importância na vida espiritual. Mas esta pureza não se consegue apenas ao jejuar. Devemos tambémmeditar corretamente. Temos que oferecer nossa vida interior a Deus. Só assim sua vida exterior estará perfeitamente purificada e transformada. Em acréscimo as nossas orações interiorese a meditação, se fizermos jejum por uma, duas ou três vezes por mês, nos ajudará a purificar a existência exterior do nosso corpo. Também nos ajudará em nossa concentração e meditação. Mas se a pessoa faz jejum três ou quatro vezes por semana a pessoa está cometendo um grande erro. Jejuar duas ou três vezes por semana apenas enfraquecerá nosso sistema.

É através da aspiração, e não do jejum, que alcançamos nossa meta. Para aumentar nosso clamor interior, temos que meditar regular e devotadamente. Se meditarmos, a purificação com certeza vai chegar. Fazer jejum não é indispensável na vida espiritual. Apenas a aspiração, nosso clamor interior é indispensável. Se soubermos como aspirar, nossa natureza será purificada. Em nossa meditação e contemplação nós recebemos os resultados do jejum.

Self- Discovery and World- Mastery, p.27-28

 

 

Pergunta:Por favor, me diga se entramos em melhor contato com Deus quando estamos jejuando, bebendo apenas suco e água. Fazer jejum nos ajuda a realizar Deus?

 

Sri Chinmoy: Quando você bebe suco, você não está fazendo jejum. Muitas pessoas dizem: “De manhã eu bebo café, ao meio-dia um copo de suco e à noite um copo de leite” Esta é a idéia deles do jejum. Mas para mim, isto não é fazer jejum. Fazer jejum mesmo, você toma apenas água e nada mais. Se você decidir jejuar, você tem que saber porque está fazendo isso.

Se sentires que ao jejuar você vai realizar Deus, isto é besteira. O verdadeiro nome de Deus é deleite e alegria. Se seu pai é todo alegria, ele o pedirá para que se torture para chegar até Ele? Deus é o dono da alegria sem limite e sabemos que ele tem compaixão infinita. Ele te deu o corpo – Este é o corpo Dele – e se você começar a torturar Seu corpo, ele ficará feliz? Jamais! Se você começar a fazer jejum para realização de Deus, Ele dirá que estás caminhando pelo caminho errado.

Mas jejuar pode nos ajudar a reduzir peso, curar algumas de nossas doenças físicas e purificar nossos nervos e mente.

Freqüentemente, comemos alimentos poucos nutritivos e o corpo precisa de descanso e purificação.

Quando olhamos para pessoas e coisas não divinas, suas vibrações chegam até nós pela atmosfera e afetam nosso corpo físico – a pele, os músculos, os nervos. Se quisermos fazer jejum por um dia no mês para purificar nosso sistema, é aconselhável.

Precisamos de pureza para apreciar a existência de Deus na Terra.

É na pureza – pensamentos puros, realizações puras, consciência pura-onde Deus reside. Fazer jejum nos ajuda muito na auto purificação. E quando a purificação entra em nós, vamos mais rápido em direção à realização de Deus. Mas é o primeiro passo, Fazer jejum apenas não nos daráa realização de Deus.

Para purificação, você pode tentar fazer jejum – beber apenas água – uma vez por mês. Eu estou falando do ponto de vista espiritual.

Eu não sei nada de sua constituição física. Se você for forte e saudável, pode fazer jejum. De outra maneira não é aconselhável.

Mesmo se você faz jejum, se for um buscador sincero, você pode, uma vez por semana, reduzir a quantidade de alimento que você normalmente come. Isto pode ser feito especialmente aos domingos, quando você não precisa ser muito ativo. Aos domingos, a maioria das pessoas levantam tarde pela manhã, e podem facilmente ficar sem o café da manhã.Na hora do almoço eles podem dizer ”Todos os dias eu como. Se eu comer um pouquinho menos hoje, não vai me atrapalhar nem um pouquinho. E à noite, no jantar, eles podem dizer:” Na hora do almoço eu não comi a quantidade que estou acostumado e não tive nenhum problema. Ainda estou bem.”Por que não fazer o mesmo agora? ”Então, uma vez por semana, aos domingos especialmente, se puderes diminuir suas refeições te ajudará enormemente. E você não precisa fazer um jejum severo e torturante, na qual os verdadeiros mestres espirituais não recomendam

The Body: Humanity’s Fortress, p.72-75