frustração

 

Nesta seleção de textos de Sri Chinmoy, ele explica como podemos evitar nos sentir frustrados ao tomar a perspectiva positiva e luminosa dos acontecimentos e das nossas próprias idéias e posturas. Os textos abaixo foram traduzidos usando um tradutor automático.

Quando a frustração nos ataca

Pergunta: Referindo-me à sua palestra sobre Iluminação, gostaria de perguntar: Em nossa vida diária, quando a frustração e a adversidade nos atacam, como podemos nos orientar para saber o que fazer a respeito?

Sri Chinmoy: Não nos incomodemos com frustração, sofrimento e tudo isso. Sim, eles estão todos aqui, mas tentemos trazer a Graça de Deus. Se Ele mesmo quiser carregar nossa frustração, estaremos nos tornando felizes, mais felizes. Se Deus não tomar nossa dor, no entanto, ainda podemos deixar o fluxo de Sua Graça e Compaixão descer sobre nós; então, imediatamente, ele iluminará tudo, iluminará todo o nosso sofrimento, frustração e adversidade. Então, vamos usar outro processo. Este processo é ver a existência de Deus em tudo. Deus não nos dá dor, antes de tudo. Ele também não nos dá sofrimento. Somos nós que cometemos erros em nossa vida cotidiana ou em nossas atitudes e ideias. Mas se temos frustração e sofrimento, vamos entrar nessa frustração e sofrimento e ver ali a existência de Deus. Portanto, quando as forças adversas nos atacam, elas não conseguem fazê-lo plenamente, porque, por trás disso, vemos a existência de alguém que é todo Amor, todo Afeição, todo Preocupação por nós. E podemos facilmente entrar nessa pessoa para sermos salvos.

Isso me lembra de um incidente de muitos e muitos anos atrás. Na Índia, na época da ocupação britânica, um soldado inglês com uma baioneta estava prestes a matar um homem inocente comum. Aquele homem imediatamente gritou em voz alta, sem medo, mas com uma emoção profunda: “Você também é divino”. Quando ele disse: “Você também é divino”, ele realmente viu na baioneta a existência de Deus. O soldado não o matou porque naquele momento não viu no homem inocente nada agressivo ou destrutivo, nada que alimentasse sua própria agressividade. Pela intercessão da Graça Divina, o soldado também viu algo luminoso no homem e foi atingido por isso. Aqui também, quando o sofrimento chega, se você disser ao sofredor: “Você também é divino; em você, estou vendo a existência de Deus”, então imediatamente as forças erradas do sofrimento que o estão perturbando também o deixarão.

O que você está fazendo agora é separar Deus do sofrimento. Não convidamos o sofrimento; longe disso. Mas se ele vier, temos que ver nele a existência de Deus. Se você não separar Deus do sofrimento, então seu próprio sopro de vida e a Compaixão de Deus se encontrarão. Caso contrário, você não estará permitindo que a Compaixão de Deus toque seu sopro de vida, você não estará vendo a existência de Deus em tudo. Dizemos que Deus está em toda parte. Se Deus está em toda parte, Ele também não está sofrendo? Deus não está frustrado? Ou Deus é tão fraco que precisa estar apenas no Céu e não em nossa dolorosa existência terrena? Quando sofremos, Deus está lá. Temos que ver Seu Rosto e não o rosto do sofrimento que nos tortura. Então, se pudermos fazer isso, se pudermos ver o Rosto de Deus na dor e em tudo, então veremos que sofrimento e frustração não podem existir. Eles precisam ser transformados em alegria, alegria constante, porque nosso doce Pai, nosso Pai afetuoso e compassivo está presente em tudo para nos proteger e nos salvar.

Sri Chinmoy, Earth’s Cry Meets Heaven’s Smile, part 3, Aum Press, Puerto Rico, 1978

Aforismos sobre a frustração

 

Frustração e satisfação

Estão lado a lado diante de você.

A escolha é sua.

Enquanto você alimenta a frustração,

A satisfação permanece fora de alcance.

Mas no momento em que você deixa a frustração de lado,

A satisfação é sua.

Sri Chinmoy, Ten Thousand Flower-Flames, part 65, Agni Press, 1983

Sri Chinmoy: Pense no que a frustração pode fazer e no que a frustração já fez. Pense na frustração como o começo da destruição. A frustração é o pai e a mãe da destruição. Não precisamos de destruição. Ninguém quer ser destruído. Portanto, não ande pela estrada da frustração; ande pela estrada da aspiração contínua. Sri Chinmoy: Pense no que a frustração pode fazer e no que a frustração já fez. Pense na frustração como o começo da destruição. A frustração é o pai e a mãe da destruição. Não precisamos de destruição. Ninguém quer ser destruído. Portanto, não ande pela estrada da frustração; ande pela estrada da aspiração contínua.

Sri Chinmoy, Ego and self-complacency, Agni Press, 1977

A planta de aspiração de sua mente

Está salvando-o

Da frustração interior

E da frustração exterior.

Sri Chinmoy, The Dance of Life, part 20, Aum Press, 1973

A frustração é uma doença tão ruim. Quando sofremos de outras doenças, não podemos imputá-las aos outros. Mas quando sofremos de frustração, quando estamos frustrados com alguma coisa, descontamos nos outros. Então, nossa frustração se torna a causa da destruição.

A frustração pode ser tão perigosa! Ela obtém prazer malicioso prejudicando os outros, causando problemas para eles. A frustração nada mais é do que autotortura — ou seja, começa como autotortura. Depois, passa para outros seres humanos também. É simplesmente tortura, tortura, tortura.

OSO 20. 9 February 2002, Nexus Resort Karambunai, Kota Kinabalu, Sabah, Malaysia