Introdução à meditação, parte 3: canto de mantras para meditação

Dependendo da atividade que estiver fazendo no meio do seu dia, tem certas horas que não faz sentido parar tudo para meditar. Também, em muitos dias não conseguirá meditar bem como em outros. O que você pode fazer é, além dessa meditação que não pareceu ser tão boa (pois você come mesmo nos dias em que as refeições não são tão saborosas, certo?),  cantar canções espirituais ou mantras. Se of fizer com sinceridade e uma postura interior correta, o resultado poderá ser tão bom quanto a sua melhor meditação.

 

O que são mantras?

 

Mantras são sílabas, palavras ou frases com uma vibração particular. Quando você entoa um mantra, a essência dele ressoa em você. Quando você entoa “Aum”, “Deus”, “Supremo”, ou outra palavra ou frase mântrica, é como se estivesse clamando para que essa realidade divina incipiente em você venha à tona. O Divino já está dentro de você, só não está manifestado de forma plena, e por isso você entoa o mantra.

 

Idealmente, você deve usar um mantra ensinado por um Mestre espiritual.

 

Quando usar os mantras?

 

Você pode entoar os mantras em voz alta sempre que possível, antes ou depois da sua meditação. Mesmo andando na rua, pode sussurrar o mantra de forma que só você o ouça. No trabalho, se houver muita gente ao seu redor, pode até mesmo fazê-lo em silêncio, entoando o mantra mentalmente. Você pode criar o hábito de repetir o seu mantra (talvez em silêncio, dependendo da ocasião) antes e depois de comer, ou antes de sair de casa e depois de retornar, etc. Cada vez que entoar esse mantra.

 

Tente se identificar com a essência do mantra enquanto o entoa. Repetir como um papagaio talvez não o leve muito longe.

 

 

O que são canções espirituais ou devocionais?

 

Uma canção espiritual é um mantra em forma de música. Alguns Mestres compuseram canções que são mantras. Você pode aprendê-los e utilizá-los em vários momentos do dia como o seu mantra.

 

Canções devocionais são músicas inspiradas, com tema espiritual, que podem ou não ser mantras, mas que nos lembram da nossa vida espiritual, que nos inspiram a ir além do cotidiano e lembrar de Onde viemos.