livro sonhosEstá disponível mais uma tradução dos livros de Sri Chinmoy.

O livro “Sonhos” é uma compilação de perguntas e respostas sobre o significado espiritual dos sonhos. Vários sonhos são descritos, com a ressalva clara que dependem do plano de consciência onde ocorrem. Sri Chinmoy também explica como em alguns casos podemos ver de que plano cada sonho vem.

Outro tópico que é abordado em diversos momentos é a relação que há entre os sonhos e a meditação.

Segue alguns trechos:

O que podemos aprender com os nossos sonhos?

Sri Chinmoy: Podemos aprender muito com os nossos sonhos, mas temos de saber de que plano de consciência um sonho vem. Se vier de um plano vital inferior, teremos de descartá-lo. Se tivermos um sonho onde alguém está nos matando, ou estamos matando alguém, seria absurdo prestar atenção nele. Sonhos do mundo vital inferior são desimportantes e inúteis. Não há nada a se aprender deles.

Mas se o sonho vem do plano intuitivo, do plano psíquico, da mente superior, da supermente, da mente iluminada, devemos dar importância a ele. Se descobrirmos que temos a capacidade ou necessidade de auxiliar alguém na sua meditação ou elevar a sua consciência, então a esse tipo de sonho devemos dar atenção adequada.

Os sonhos que vêm até nós do plano superior, os bons sonhos, os sonhos divinos, esses nós devemos valorizar. Quando temos esse tipo de sonho, podemos tentar adiantar a sua transformação em realidade. Como pessoas espirituais,como buscadores, queremos criar paz. Esse deve ser o nosso sonho mais elevado. Invocaremos paz das alturas e ofereceremos paz à humanidade. Portanto, os nossos sonhos elevados, divinos, são muito bem vindos, mas os sonhos destrutivos, do vital inferior, devem ser descartados.