O significado do AUM

AUM existia, e nada mais. AUM existe, e nada mais. AUM existirá, e nada mais. O que é o Aum? Ele é a mãe de todos os mantras indianos. O que é um mantra? É um poder com uma roupagem sonora. O som do Aum é único. Normalmente, quando duas coisas são batidas, ouvimos um som. Mas o Aum não precisa de tal ação. Ele é o anahata, o som não-soado. É o som sem-som. Um yogi ou personalidade espiritual o ouve autocriado nos recônditos mais profundos do seu coração. Quando você começa a ouvi-lo, pode estar certo de que está muito adiantado na vida espiritual. A sua realização-Deus não mais permenecerá algo distante na escuridão. O dia da sua Auto-realização se aproxima rapidamente.

A é a Aspiração por realizar Deus.

U é a União com Deus.

M é a Manifestação de Deus em nós, conosco e através de nós.

O Aum diz que o homem erra quando diz que só vive porque respira. Ele vive porque em seu alento há o Poder que é Deus.

Ó homem, o Aum pode satisfazer todos os seus desejos ou pode libertá-lo de todos eles. Apeas uma dádiva será concedida: escolha uma das duas. Se os desejos mundanos parecem infinitos, saiba que a riqueza de Deus é mais do que infinita. Você pode livremente continuar a pedir a Ele coisas mundanas. Mas, se quiser liberdade interior e exterior, Deus, sendo Liberdade absoluta, poderá satisfazer eternamente as suas aspirações mais elevadas. E você poderá livremente continuar a aspirar por coisas divinas.

O Aum é um único caractere no sânscrito, representado em inglês pelas três letras pronunciadas como uma sílaba. Poderíamos falar sobre o Aum até o fim do século sem exaurir seu significado infinito. Podemos dizer que AUM é uma árvore. Uma árvore tem as suas raízes firmemente cravadas no solo. O seu tronco, os seus ramos e os seus galhos estendem-se para cima, para cima, numa prece muda ao Altíssimo. A árvore é um símbolo vivo de aspiração flamejante. As raízes, cavando fundo como se tentassem alcançar as entranhas da terra para extrair o alimento da sua vida, são representadas pelo “A”. O tronco e a folhagem, que manifestam a Vida eterna para todos nós vermos neste plano de existência, são representados pelo “U”. Os ramos mais altos, que se erguem em direção ao Infinito como uma oração muda ao Altíssimo, são representados pelo “M”.

O AUM é um rio. O “A” é a fonte, que brota do seio da terra. O “U” é a correnteza impetuosa da Vida eterna que leva consigo tudo o que toca. O “M” é a chegada final ao Oceano infinito do Além transcendental.

O AUM é uma vela acesa. O “A” é a cera, o “U” é a chama, o “M” é a luz e o calor que se espalham para fora, para o mais longínquo e para cima, para o mais elevado.

AUM é um homem. “A” representa a sua natureza física básica, as forças que o alimentam e impulsionam. “U” representa a manifestação da sua vida, crescendo em direção a formas de expressão maiores e mais elevadas. “M” representa a sua alma aspirante a tocar os Pés do Supremo.

AUM é Deus. “A” manifesta a existência visível: a criação nas suas infinitas formas e inumeráveis expressões. “U” é a corrente da Vida eterna, que transporta toda a criação para a frente e para cima. “M” é o Supremo infinito, o Inmanifesto transcendental.

AUM é o som sem som. É a vibração do Supremo. É um som único, indivisível e inefável. Quando ouvimos o som sem som dentro de nós, quando nos identificamos com ele, quando vivemos dentro dele, podemos libertar-nos dos grilhões da ignorância e realizar o Supremo dentro e fora de nós.

AUM 1309. Do próximo livro de Sri Chinmoy, /Mundo de Oração, Mundo de Mantra e Mundo de Japa

Sri Chinmoy, AUM – Vol.II-1, No.11, 27 de novembro de 1974, Vishma Press, 1974

O mantra Aum (OM)