Perguntas sobre meditação 15: desenvolvendo uma conexão interior com o Mestre espiritual

 

Se você depende de mim, se a sua consciência permanece em mim e se une à minha consciência, então me será muito fácil ajudá-lo, mesmo que você viva muito distante daqui. Mas se você não sente uma unicidade comigo, podemos ficar a vida inteira em um quarto e eu não serei capaz de ajudá-lo. Se você se importa só com a minha proximidade física, se você se importa só em vir ao Centro duas vezes por semana para nos vermos, isso não vai levá-lo nem vai me levar a muito longe. Eu tenho mesas e cadeiras no meu quarto. Elas dependem de mim porque escrevo sobre elas e me sento sobre elas. De certa forma, eu as alimento. Mas não acho que serei capaz de transformar a natureza delas. Isso porque elas não se identificam conscientemente com quem está disposto a ajudá-las.

O que é importante é a aspiração interior. Se você tem aspiração, então o que você chama de dependência, eu chamo de segurança. Você usa a palavra ‘dependência’ e eu uso a palavra ‘segurança’. Um líder de um Centro pode viver a milhares de milhas de distância. Mas onde está o coração dele? Onde está a mente dele? Eles estão aqui em Nova Iorque. Já aconteceu de um líder de um Centro falar de mim a centenas de milhas distante, mas outras pessoas ouviram a minha voz e viram a minha face, mesmo sendo o líder uma mulher. Existem muitos que estão geograficamente a milhares de milhas distantes de mim, mas eles estão na minha consciência. Eles me vêem, me sentem, falam comigo. E quando me escrevem, geralmente falam que, numa hora em particular, tiveram uma visão de mim e receberam a minha ajuda. Então podemos ver como alguém pode ter plena segurança da sua capacidade espiritual e unicidade com o seu Mestre, mesmo que este esteja a milhares de milhas de distância.

Dependence and Assurance, p. 44-45

 

 

Pergunta:Logo voltarei à Venezuela. Como um discípulo pode sentir, a uma certa distância, a mesma força ou magnetismo que sente ao meditar com você?

 

Sri Chinmoy: O Mestre não consegue ficar fisicamente com seus discípulos 24 horas por dia. É impossível. Ele tem muitos discípulos e também muitas coisas para fazer. Na verdade, um discípulo pode permanecer com o Mestre 24 horas por dia, mas sem receber nada dele. O sobrinho de Ramakrishna serviu o tio durante muitos, muitos anos, mas não recebeu praticamente nada dele. O sobrinho fez algumas coisas erradas e quase roubou do próprio tio, até ser finalmente expulso. Mas veja Vivekananda. Ele não permaneceu com Ramakrishna 24 horas por dia. Longe disso. Vivekananda costumava ver Ramakrishna uma vez a cada dois ou três meses, e não ficava por muitos dias.

Portanto, não é a proximidade física o que mais importa. É a percepção interior da conexão do discípulo com o Mestre. Onde está ele? Em Nova Iorque ou no coração do discípulo? O discípulo tem de sentir que o Mestre é algo muito sagrado e espontâneo em sua vida. Ele tem de sentir que, da mesma maneira que não pode existir sem as batidas do coração, também não consegue existir sem o Mestre. Se ele sente essas coisas, e se sente necessidade de agradar ao Mestre em tudo aquilo que faz, sua relação com o Mestre é segura e completa.

Quando voltar à Venezuela, sinta que me leva dentro do seu coração, e não que me deixou em Nova Iorque. Sinta que a minha verdadeira existência não está só em uma parte do mundo. Sinta que a minha existência interior está em todo lugar. A minha existência exterior, meu corpo físico, cuja altura é de 1,72 metro, pode permanecer apenas em um lugar, mas a minha existência interior pode viajar para vários lugares. Sinta a necessidade de uma relação interior, de uma conexão interior com o meu coração e a minha alma. Só assim você será capaz de realizar o máximo progresso.

Se um discípulo verdadeiro e sincero já estabeleceu uma conexão interior com o Mestre, se já estabeleceu uma total proximidade e uma relação das mais entregues, e se permanece próximo ao Mestre, naturalmente poderá receber mais benefícios. A vida interior do discípulo já é una com a do Mestre, e a vida exterior dele está rogando para se tornar una com a vida interior. Naturalmente, o discípulo receberá um estímulo em dobro e um progresso infinitamente mais rápido.

Philosophy, Religion and Yoga, p. 19-21

 

 

Se um discípulo verdadeiro e sincero já estabeleceu uma conexão interior com o Mestre, se já estabeleceu uma total proximidade e uma relação das mais entregues, e se permanece próximo ao Mestre, naturalmente poderá receber mais benefícios. A vida interior do discípulo já é una com a do Mestre, e a vida exterior dele está rogando para se tornar una com a vida interior. Naturalmente, o discípulo receberá um estímulo em dobro e um progresso infinitamente mais rápido.

Philosophy, Religion and Yoga, p. 19-21

 

 

Pergunta:Durante as nossas atividades diárias, como podemos manter você em nossa consciência interior?

 

Sri Chinmoy: Através do amor e do carinho. Quando amamos alguém, quando temos carinho por alguém, estamos destinados a ver a pessoa amada dentro de nós ou à nossa frente. Suponhamos que você tem um gato. Você é muito afeiçoado a ele. E o que acontece? Se é realmente afeiçoado ao gato, você o verá mesmo enquanto estiver na escola. Muitas vezes você pensará sobre o gato: “Eu o alimentei? Ele está feliz?”. Esses pensamentos virão porque você é muito afeiçoado ao gato. Enquanto pensa sobre o gato, você também está fazendo outra coisa. Você está na escola. Mas seu amor pelo gato é tão intenso que, na sua consciência, você pensará que o gato está na sua frente.

Pense sobre uma mãe e o filho dela. A mãe está lendo jornal. A pessoa mais querida, para ela, é o filho dela. O filho pode estar a milhares de milhas distante, mas o foco de concentração dela encontra-se no próprio filho. Ela está pensando: “Oh, quem está cuidando do meu filho, neste momento? Ninguém é capaz de cuidar dele como eu”. Pode-se dizer que isso é um amor emocional ou uma doce afeição ou uma doce consideração ou mesmo todas essas coisas. Mas, através do amor, ela está mantendo uma conexão com o filho.

Quando somos apegados a alguém, pensaremos sobre ele, não importa aonde formos. Idéias a respeito dele virão à nossa mente. Quando alguma pessoa está prestando atenção em alguém no mundo comum, significa que ela está apegada a ele. No mundo comum, seres humanos que são apegados uns aos outros são do mesmo nível. No mundo espiritual, o Mestre é muito superior ao discípulo. Então não é apego, mas um devotado sentimento de unicidade que os discípulos acalentam em relação ao Mestre. Quando o discípulo pensa sobre o Mestre, não é com apego, mas sim com devoção. É assim que o buscador pode agradar ao Mestre, que realizou a Verdade mais elevada e que servirá como um veículo, pelo qual o discípulo alcançará a Verdade.

Você tem afeição, ternura, amor e carinho por mim. Então, naturalmente, a sua mente tentará entrar em mim ou a minha consciência tentará entrar em você. Caso você consiga criar, em seu interior, uma consideração pela minha missão, verá verdadeira alegria, paz, gratidão, orgulho e bênçãos fluindo de mim para o seu coração. Nesse instante, será fácil me manter na sua consciência.

Como você pode manter a sua conexão interior comigo? Apenas desenvolva maior interesse pela minha missão e maior amor pela manifestação da minha luz na Terra. Ao amar alguém, você está preparado para fazer tudo por ele a qualquer momento. Se tem verdadeiro amor e carinho por mim, pelo Divino em mim, pelo Supremo em mim, não importa o que estiver fazendo, mesmo enquanto estiver correndo ou pulando, você terá o mais doce sentimento interior de deleite. Isso porque você se identificou a si mesmo com alguém que possui a capacidade interior de vir e oferecer Paz, Luz e Deleite.

Service-Boat and Love-Boatman 2, p.43-44