por Patanga Cordeiro

Hoje vamos falar sobre três tipos de pessoas que NÃO DEVEM meditar (num tom sarcástico, claro). Assista até o fim.

1) Quem tem uma vida perfeita

A pessoa que já tem uma vida perfeita, que não precisa de nada mais e tem uma satisfação completa em todos os âmbitos, internos e externos, não deve meditar.

Isso é porque, se você meditar de verdade, mudará a sua vida. Você começará a enxergar as coisas de forma mais completa, mais real, começará a se identificar com o mundo e a entender a si mesmo a partir de um patamar mais elevado de compreensão, e isso faz com que comece a mudar sua vida. Você começa a se tornar mais você, uma pessoa mais genuína. Coisas que antes eram importantes poderão se tornar desimportantes. Coisas que não tinham valor podem se tornar as mais importantes. Tudo pode mudar se você começar a meditar.

2) A pessoa que não gosta de se desafiar

A meditação diária é um desafio único a cada dia. Cada meditação é uma batalha interna, muito diferente da outra. Você terá de usar toda a sua força de vontade, mergulhar fundo no seu coração e se deparar com um Eu maior do que o que você está acostumado a enxergar em si mesmo no dia a dia. Você vai precisar de coragem.

Meditar não é fechar os olhos e relaxar. (Inclusive, a dica é meditar sempre de olhos abertos.)

3) A pessoa que costuma pegar hábito de fazer as mesmas coisas todos os dias.

Também não deve meditar a pessoa do tipo que adquire hábitos facilmente, como o hábito de comer todos os dias, tomar banho todos os dias, dormir todos os dias, ir ao trabalho ou escola (quase) todos os dias, etc. Se começar a praticar a meditação, poderá gostar tanto que irá incluir mais um ritual no seu dia, a meditação, sendo que o seu dia já está cheio de coisas muito mais importantes, relevantes e imortais do que alimentar o seu ser interior.

Se alimentamos o corpo três vezes ao dia, por que não alimentar a nossa alma pelo menos uma ou duas vezes ao dia?

A meditação nos ensina

Que não precisamos

Viver só de esperança.

-Sri Chinmoy