Liliyaperguntas feitas a Sri Chinmoy, do livro Meditação

P: Como podemos arranjar tempo para meditar num dia muito ocupado?

R: Temos 24 horas à nossa disposição, e arranjamos tempo para várias coisas durante o dia. O que nos impede de pensar em Deus por cinco ou dez minutos por dia? Temos tempo para comer, dormir, encontrar nossos amigos, ler o jornal ou assistir à televisão. Temos tempo para fazer qualquer coisa que consideramos importante. Assim, quando se trata de Deus, como podemos afirmar que não temos tempo?

Deus está suplicando para que nós pensemos nele. Se realmente nos importamos em agradar a ele, vamos arranjar tempo para pensar e meditar nele. Entretanto, se não considerarmos Deus importante na nossa vida, sempre estaremos ocupados demais.

Se a sua aspiração é realmente intensa, se Deus realmente vem em primeiro lugar na sua vida, então você pode facilmente ajustar sua vida exterior para ter tempo de meditar. A aspiração interior tem infinitamente mais poder do que os obstáculos exteriores. Se você usar a sua força interior, então as circunstâncias terão de se render à sua aspiração. Se quiser realmente meditar todos os dias, eu gostaria de dizer que a sua aspiração interior lhe dará o poder para isso. Obstáculos exteriores podem facilmente ser superados, porque a vida interior é a expressão viva do poder infinito. Diante do poder infinito, as barreiras exteriores têm a obrigação de se entregar.

Uma vida espiritualmente plena não é uma tarefa fácil. Mas uma vida materialmente satisfeita é uma tarefa impossível.