chrisosmond-adriano-karteek-after-swim   por Adriano Passini

Descrever a travessia do Canal da Mancha é algo tão difícil quanto atravessá-lo. É algo realmente incrível, que acredito que somente aqueles que atravessaram sabem o que estou escrevendo aqui. Até o ano de 2005, eu, Adriano Passini, não havia nem sonhado em correr uma maratona e, no dia 27 de julho de 2013, conquistei a mais tradicional e uma das mais difíceis maratonas aquáticas do mundo, a Travessia do Canal da Mancha.
Em maio de 2005, conheci a pessoa que me inspirou a me aventurar no Canal da Mancha, Sri Chinmoy, meu mestre espiritual. Nessa mesma época passei a fazer parte do Sri Chinmoy Marathon Team, time esse do qual sinto muita alegria por fazer parte. Essa é a equipe que mais possui pessoas que atravessaram o Canal da Mancha no mundo, com 27 pessoas e 44 travessias.

adrianopercurso
A inspiração para a travessia começou no final de 2010. Porém, minha mente não concordava, por vários motivos, tais como: custo, dificuldade dos treinos e dedicação. Porém, após o triatlo Ironman que fiz em 2011, tive a certeza que deveria seguir adiante com essa inspiração dada por Sri Chinmoy. Uma frase me inspirou muito para tomar a decisão final: “Todos nós somos verdadeiramente ilimitados, se apenas ousarmos tentar e tivermos fé. – Sri Chinmoy”
A partir daí começou minha jornada de treinos, dedicação, disciplina e ganhar muita experiência em maratonas aquáticas para poder chegar na costa francesa nadando. A meditação teve papel fundamental nessa jornada. Com os ensinamentos de Sri Chinmoy, fui capaz de silenciar minha mente, trazer a tona minhas qualidades e, mesmo diante de tal desafio, não sentir medo algum. Eu poderia dizer que as principais qualidades necessárias para o desafio foram: determinação, disciplina, força de vontade e paciência.
A experiência de nadar no Canal da Mancha é tão intensa, tão elevada e surreal que, mesmo nadando no meio do Canal da Mancha, eu acreditava que estava sonhando, estava fazendo algo histórico, algo realmente incrível. Até o ano de 2005 eu nem imaginava correr uma maratona, e naquele dia, 27 de julho de 2013, eu estava atravessando o Canal da Mancha. A dificuldade do desafio transcende o corpo físico, a fadiga muscular, água fria, queimadura de água viva, chuva, nevoeiro, relâmpagos e tráfego intenso de navios.

adrianochannelswimmingboat2
Mas o Canal da Mancha é muito mais que isso. É uma luta constante contra a mente humana. O nadador tem que ter a capacidade de eliminar todo e qualquer pensamento negativo e isso só foi possível de ser feito com a meditação. Meu mestre Sri Chinmoy vem me guiando e ensinando a fazer isso. Além do mais, o nadador deve ser capaz de juntar todos os pedaços de determinação, disciplina, força de vontade e paciência que tem e que acumulou durante os treinos. Os treinos são fundamentais para que o nadador treine essa habilidade, é necessário que ele construa a travessia do Canal da Mancha meses antes da tentativa para que no final consiga erguer todas essas qualidades e colocar em prática no dia de sua tentativa do Canal da Mancha.
O Canal da Mancha é muito mais que um desafio, é a busca pela perfeição, é o estado da arte do controle mental e físico, onde o nadador se torna um com o Canal da Mancha e consegue atingir a costa francesa. Eu admiro todos os nadadores que tentaram atravessar o Canal da Mancha, tanto os que obtiveram sucesso e os que “falharam”, pois ninguém falha no Canal da Mancha, todos são vitoriosos. Tenho certeza que aqueles que não atravessaram serão capazes de fazer isso no futuro. Não tenho dúvida disso.
Agradeço ao meu mestre Sri Chinmoy pela inspiração de nadar o Canal da Mancha, por ter me mostrado que sou capaz! Agradeço todos aqueles que estiveram ao meu lado, meus pais, irmãos, parentes e amigos. Muito obrigado por tudo, pois ninguém atravessa o Canal da Mancha sozinho, é uma conquista coletiva.

“A plenitude da vida está em sonhar e manifestar os sonhos impossíveis.”
– Sri Chinmoy

adriano-brazilflag-afterswim2