Vídeos para meditar e sobre espiritualidade

Transcrição do vídeo e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil

Lista de vídeos selecionados para meditar.

 

EM BREVE

 

00:40 – Sri Chinmoy dedicou sua vida a paz mundial. Ele é um escritor, poeta ,artista, músico, atleta e líder espiritual .

00:49 – Ele se encontrou com muitos líderes mundiais como Papa João Paulo, U Thant, Michael Gorbachev para lhes trazer a sua mensagem de paz. Ele realizou mais de 200 concertos ao redor do mundo. Leonard Bernstein chamou a sua música de “poderosa e incrível”. Sri Chinmoy tem sido chamado de Embaixador da Paz e o primeiro ‘Homem Global do Século XX’. Nesta noite o temos no Westchester Newsline. Sri Chinmoy, somos muito obrigados pela vista, nós agradecemos.

01:16 – Em primeiro lugar fale sobre a sua música. …. Sendo um músico amador, eu bem sei como é difícil praticar e fazer a música sair de você. Mas com você vem naturalmente. Você não tem um treinamento formal (nós mostraremos você tocar o piano em alguns minutos), você compôs mais de 7000 canções, toca vários instrumentos… de onde vem a sua inspiração?

01:39 – Minha inspiração vem da minha aspiração, eu oro e medito. A partir da minha vida-oração e vida-meditação eu obtenho inspiração, e minha inspiração eu ofereço ao mundo com a música, poesia, arte e algumas outras coisas.

02:07 – Tenho notado você tocar piano e, observado suas mãos quando você toca, nem sempre usa seus dedos como um pianista convencional faz. Você usa o lado das suas mãos, etc. Como isso vem a você ?

02:19 – Vem espontaneamente. Como você sabe, eu não faço nenhum treinamento formal, e minha inspiração leva. Quando eu toco, não nos meus dedos em si… o que eu for compelido a tocar no teclado eu faço.

02:42 – Como isso sai de você? Como essa inspiração se manifesta?

02:43 – Vem diretamente do meu coração, do meu coração –aspiração. Como eu disse antes, eu oro ou medito, e algo de dentro toca através de mim. Eu o chamo de Piloto Interior, minha Fonte.

02:59 – Nós mostraremos a você uma curta gravação dos concertos de Sri Chinmoy que tem realizado ao redor do mundo. Nós mostraremos o que é a música dele e como vem do coração. Rodaremos o vídeo de Sri Chinmoy tocando piano.

06:11 – Nós assistimos Sri Chinmoy tocar piano. Ele é um músico habilidoso em vários instrumentos. Quais os outros instrumentos que você toca?

06:12 – Eu toco viola, violoncelo, flauta transversal, instrumentos indianos o esraj, flauta transversa, corne, flauta doce, baixo, …

06:38 – Uma banda de um homem só, eu diria…

06:40 – Eu costumo tocar 27 instrumentos quando faço concertos importantes.

06:47 – Músicos com treinamento formal, como Leonard Bernstein, valorizaram as suas obras, e outros mais conhecidos como Carlos Santana, John McLaughlin, também tem sido inspirados pela sua música. O que você pensa que essas pessoas veem na sua música?

07:08 – Eles talvez veem na minha música simplicidade e pureza, e principalmente um anseio por uma vida melhor.

07:19 – Qual é a mensagem que você tenta transmitir ao viajar o mundo com os seus concertos. Qual é a mensagem que você tenta propagar através da sua música?

07:27 – Através da minha música eu tento oferecer meu sentimento de unicidade, inseparável unicidade. Nós somos todos um, pertencemos a uma família, e a música é a linguagem universal. Não precisamos aprender nenhuma língua estrangeira … basta a música … música do coração para o coração, conversa de coração a coração. Através da música eu tento estabelecer minha unicidade com você e a sua unicidade comigo também.

08:03 – Você disse: “quando expandimos o coração, vemos o mundo todo dentro do seu coração.” O que você quer dizer com isso?

08:13 – Quando nós oramos e meditamos nós entramos na vastidão, especialmente quando meditamos, nós sentimos entrar na vastidão do oceano. Dentro do oceano há gotas como um connjunto de seres humanos individuais. O oceano incorpora incontáveis gotas. A gota é o ser humano individual. Dentro do universo do coração há incontáveis seres humanos e a música tem livre acesso ao universo do coração, no sentido que transcende tempo e espaço.

09:00 – Orações repetitivas são de valia? Uma oração num estilo mântrico?

09:01 – É muito bom. Desse modo, traremos a tona nossas capacidades. Se você repite “Cristo, Cristo, Cristo,” a consciência de Cristo entra em você. Porque você está repetindo “Cristo, Cristo, Cristo, Salvador, Salvador, Salvador”, você não está disponível para pensar em outra coisa , ou algo não divino… nada roubará sua atenção, porque você está focando toda a sua atenção num assunto particular, numa pessoa em particular, no Salvador. Então se você repete a mesma palavra, o mesmo mantra, você está fadado a obter as qualidades da divindade.

09:36 – 09:38 É como um rosário. Como no catolicismo…

09:39 – A mente não ficará vagando. Ela estará focada em apenas uma coisa. A mente é como um macaco, indo daqui para lá, …

09:53 – Você foi referenciado por pessoas como Bernstein e Pablo Casals e tem sido extraordinário nesse campo [da música].

10:00 – Você é extramente gentil comigo. Sou um verdadeiro amante da música e tenho tocado música desde a minha infância.

10:08 – Disseram-me que você leva seus instrumentos consigo ao redor do mundo, e vi que você trouxe a sua flauta ao estúdio. Você poderia tocar, por favor? Você escreveu milhares de composições. Num só ano você escreveu mais de mil composições.

10:25 – A Graça de Deus pode capacitar um ser humano a fazer qualquer coisa que Ele queira. Eu dependo da Graça de Deus, e não da minha capacidade.

10:35 – Poderia dar nos um exemplo por favor?

11:10 – É tão pacífico […] Você sentiu? Você também pinta – quantos milhares de pinturas você foi capaz de fazer?

11:23 – São 140 mil pinturas sob o meu nome, mas, de novo, é a Graça de Deus, e não a minha capacidade. Tenho que ser bem franco nisso.

11:29 – Mas, quando você faz o que tem feito até agora e, ao mesmo, realiza cem concertos da paz grátis em todo mundo, pergunta-se como alguém consegue ter tempo para fazer tudo o que você faz.

11:42 – Onde há vontade, há um jeito. Essa vontade vem da incondicional Graça do meu Amado Senhor Supremo, meu Piloto Interior que verte as suas bênçãos sobre mim e a todo momento tenta Se expressar em e através de mim, de acordo com as minhas capacidades muito limitadas.

12:04 – Você agraciará nossa cidade com fará dois concertos gratuitos, um esta noite e outro amanhã a noite. Será no Centro de Esportes e Entretenimento. Que tipo de concerto será, do que consiste os concertos?

12: 22 – Consiste em música da alma e paz. Não é música da excitação vital, mas sim do despertar do coração. É música devotada e calma. Com essa música tentamos traz à tona nossa capacidade interior, a qual nos ajudará a unir o mundo todo, numa família de unicidade, uma família-unicidade. Isso é o que estamos tentando criar com a nossa música suplicante.

12:56 – Os concertos começarão às 20h? No Centro de Esportes e Entretenimento, hoje e amanhã à noite, e serão gratuitos.