trechos do livro O Mundo Interior e o Mundo Exterior

Ajudando os outros através da meditação

livro meditacaoOuvinte: Eu gostaria de saber se é possível ser utilizado como um instrumento numa relação íntima com alguém.

Donna Halper: Uma pessoa pode ser usada como um instrumento de Deus e também ser um instrumento numa relação com alguém, onde Deus age em e através dela para auxiliar outra pessoa? Por exemplo, você acredita que as pessoas no mundo material podem se tornar instrumentos de Deus?

Sri Chinmoy: Facilmente. Somos todos instrumentos de Deus. Contudo, se estivermos envolvidos demais na vida material, não conseguiremos ser instrumentos escolhidos de Deus. Os instrumentos escolhidos de Deus são aqueles que praticam constante auto-doação. Eles não agem por si somente, mas para o mundo todo. Os instrumentos escolhidos possuem um coração vasto. Eles não tentam se confinar nas suas próprias realidades, mas buscam oferecer suas vidas ao mundo como um todo.

 

Donna Halper: Também é possível ser um instrumento de Deus numa relação com outra pessoa? Digamos que haja uma pessoa viciada em drogas. Você acredita que Deus possa talvez trazer alguém – uma pessoa comum – na vida da primeira pessoa para torná-la melhor?

Sri Chinmoy: Sim, certamente. Deus está dentro de todos, não apenas nos buscadores. Se alguém é viciado em drogas e possui um anseio sincero por deixar essa dependência, Deus trará alguém para resgatá-la.

 

Donna Halper: A nível pessoal, então, os nossos relacionamentos não são acidentais? Não encontramos um ao outro aleatoriamente, mas as pessoas se encontram porque Deus quer que elas se encontrem?

Sri Chinmoy: Não são todos os casos. Há algo chamado de a Hora de Deus. Quando a Hora de Deus soa, as pessoas necessárias aparecem. Não é certo dizer que toda pessoa que conhecemos foi enviada por Deus.


Relacionado:

Meditação e trabalho – dicas para o seu dia a dia no ambiente de trabalho