Perguntas sobre meditação 8: acordar cedo para meditar

Pergunta:Deveríamos tentar, todas as manhãs, nos levantar o mais cedo possível para meditar?

 

Sri Chinmoy: Se a sua hora padrão para a meditação é às seis e meia, então aquela é a melhor hora para você meditar, e não às quatro.Por enquanto, comece às seis e meia, e então aumente a sua capacidade. Em poucos meses você pode tentar se levantar às cinco e meia ou seis horas, e passados mais alguns meses pode tentar acordar ainda mais cedo. Caso queira ir de trem daqui até Manhattan, precisará parar em várias estações. Digamos que hoje você tem a capacidade de ir até a primeira estação,  e amanhã ou após alguns meses poderá ir até a segunda estação. A sua meta é assim, sempre transcendendo a si mesma. Por fim você chegará ao seu destino. É uma grande distância daqui até lá. Mas apenas comece – a hora chegou. Se você começar, será o suficiente para mim. E depois tente aumentar a sua capacidade.

Palmistry, Reincarnation and The Dream State, p. 18-19

 

 

Pergunta:Mas e se formos para a cama tarde da noite? Deveríamos ainda manter a mesma hora para a meditação?

 

Sri Chinmoy: Sim, por favor, mantenha a mesma hora, e depois você pode voltar a dormir após a meditação. Você deveria meditar mesmo se tiver visitado amigos e retornado para casa às quatro horas da manhã. Pode dormir por duas horas e se levantar às seis, reajustar o despertador e voltar a dormir. Por favor, sinta que o seu Amigo divino virá bater à sua porta às seis horas. O que é mais importante: Deus o amigo, ou os seus amigos humanos? Você visitou outros amigos na noite anterior e passou horas com eles. Mas você tinha uma hora marcada com o seu Amigo divino. Não pode simplesmente dizer: “Vou me atrasar.” Quem é mais importante, Deus ou um ser humano?

Palmistry, Reincarnation and The Dream State, p. 20-21

 

 

Pergunta:Deveríamos tentar acordar espontaneamente para meditar ou seria bom programar um despertador?

 

Sri Chinmoy: Vocês deveriam usar um despertador. De outra maneira, precisariam se tornar Yogues para que a Graça divina os despertasse. Mas quando meditarem, por favor, não fiquem com um relógio à sua frente o tempo todo. Alguns alunos podem ter essa tendência por saberem que terão de se arrumar para ir à escola. Mas se quiserem realmente meditar de alma plena, apenas mergulhem profundamente dentro de si mesmos. É verdade, você não está entrando em Nirvana, mas quando medita está agradando ao Supremo. Ele o fará saber que é hora de ir para a escola. Se estiver mesmo meditando, Ele fará isso. Mas caso você esteja no mundo das fadas, sonhando, desperdiçando o seu precioso tempo, não será responsabilidade Dele.

The Hour of Meditation, p. 51-52

 

 

Pergunta:Se tivermos ajustado o despertador e não levantarmos para meditar, o que deveríamos fazer?

 

Sri Chinmoy: Quando a hora chegar, sinta que é o momento mais importante da sua vida. Quando navegamos em um barco com outras pessoas, deveríamos ser justos com o barqueiro e com os passageiros. O barqueiro está pronto, mas um passageiro está se demorando. Já está na hora de partir e apesar dos chamados e gritos do barqueiro ele não acorda. Nós somos uma família espiritual. Se um membro está atrasando todos os outros, é o nosso dever repreendê-lo e dizer: “O que você está fazendo? Por sua causa todos se atrasarão.”

Se alguém não se levanta, por vezes eu mostrei um rosto compassivo e às vezes mostrei um rosto de desagrado, ironia ou profundo desgosto, ou até mesmo repreendi a pessoa impiedosamente. Se alguns discípulos próximos não se levantam pela manhã, primeiro demonstrarei um rosto triste e depois um rosto aflito. Nada funciona para sempre, mas a tristeza pode funcionar por alguns dias. Quando alguém vê o meu rosto triste, fará todo o esforço para meditar por alguns dias. Mas algumas pessoas sentem que não precisam meditar regularmente. Então o que posso fazer? Não importa o tipo de tristeza ou aflição que eu demonstre, elas não meditarão regularmente.

The Jewel of Humility, p. 41-42

 

 

Se vocês deveriam meditar de manhã às 6h30, mas não se levantaram na hora, ao pensar: “Eu não meditei, sou um sujeito imprestável,” isso apenas fará com que fiquem com raiva ou deprimidos. Quando tiverem perdido uma oportunidade, digam: “Amanhã terei uma nova oportunidade. Tentarei novamente da maneira mais sincera.” Hoje não é o último dia de suas vidas. Podem tentar amanhã. Mas se falarem consigo mesmos: “Ó, ontem eu trabalhei até tarde e não pude levantar cedo hoje. Deus tem de me perdoar,” primeiro terão feito a coisa errada e em seguida, justificando-a, somaram força à ação incorreta. Devem esquecer as ações incorretas após terem decidido não mais repetí-las. Mas não as justifiquem apenas para justificar-se.

The Hunger of Darkness and the Feast of Light 1, p. 45-46

 

 

Pergunta:Caso marquemos uma hora certa para a meditação da manhã, você se sente desapontado se às vezes continuarmos dormindo?

 

Sri Chinmoy: Quando medito em vocês, isso não depende de terem levantado ou não. A minha meditação é incondicional. Quando medito em vocês, não espero que se levantem na hora certa. Mas se  vocês meditarem na hora certa, ficarão conscientes do que eu estou fazendo. A minha dificuldade é que os discípulos não estão conscientes do que eu faço. Não percebem que eu os amo infinitamente mais do que eles amam a si mesmos.

Experiences of the Higher Worlds, p. 25-26

 

 

Caso vocês não estejam acordados meditando na hora certa, eu ficarei triste, mas apenas de uma maneira humana. Em uma maneira divina não ficarei triste porque sei que a tristeza não é de utilidade alguma. Vocês fizeram amizade com a ignorância. Nesse momento tentarei ter mais poder consciente para despertá-los e iluminá-los. Em tudo que é humano existe sempre o sucesso e o fracasso. Mas na maneira divina, onde está o sucesso e onde está o fracasso? Eles não são nada.

Experiences of the Higher Worlds, p. 27

 

 

Pergunta:Se tivermos uma hora certa para a meditação e formos capazes de levantar mais cedo, ainda assim deveríamos manter a mesma hora?

 

Sri Chinmoy: Sim, essa hora é importante porque é a hora que você estipulou. Se a sua hora para meditar é às 4h30 da manhã, nessa hora a sua alma baterá à sua porta – como um entregador pontual de jornais – portanto é melhor que você esteja preparado. Escolha a hora que julgue como sendo a melhor e procure mantê-la. O melhor horário para a maioria de vocês é após as 4h30 da manhã. Ontem vocês podem ter meditado às quatro horas, outro dia às duas, outro dia às cinco e em outro dia até mesmo às nove horas – mas é isso a verdadeira meditação? Às duas da manhã ou em qualquer hora antes das 4h30, não é possível para vocês meditarem bem, porque estarão cansados. Portanto, os discípulos devem acordar e meditar entre as 4h30 e 6h45 da manhã. Após as sete horas eu já sei como está a consciência da América: é um clima de agitação.

Por favor, meditam na hora que tiverem escolhido. Se trocarem a hora todos os dias ou se não tiverem meditado, eu os descobrirei nos mundos interiores, porque eu realizei Deus e vocês não. Sejam como fazendeiros indianos e trabalhem as suas terras, as suas terras de meditação, todos os dias na mesma hora.

The Hour of Meditation, p. 56-57

 

 

Pergunta:Seria bom levantar antes da hora marcada para a meditação, para que tomemos um banho e estejamos prontos?

 

Sri Chinmoy: Podem se levantar meia hora mais cedo para tomar um banho e se preparar, mas devem então começar a meditar no horário estabelecido. Ocasionalmente seria bom ler os meus livros por alguns minutos ou cantar algumas canções espirituais para que se preparem interiormente.

The Hour of Meditation, p. 57

 

 

 

Pergunta:Um dia tenho de sair de casa às cinco da manhã, portanto acordo mais cedo do que nos outros dias e medito às quatro e meia da manhã.

 

Sri Chinmoy: Então você terá de meditar às quatro e meia nos outros dias também. Não tente manter o seu horário original naquele dia, enquanto estiver no metrô, na escola ou no trabalho. Essas meditações devem ser em adição à meditação da manhã. Caso contrário, começa-se a relaxar. Hoje  você precisa ir até um certo lugar, amanhã para um outro lugar. Apenas nos domingos eu sou responsável por você – se você vier à meditação matutina de domingo. Caso contrário mantenha o seu horário.

Você não precisa manter uma hora específica para a meditação da noite. À noite o rio já está correndo e entrando no oceano. Eu sou responsável apenas pela meditação da manhã, quando o rio começa a fluir. Se eu puder iniciar o correr do rio, sei que um dia ele chegará à fonte. Mesmo que você não alcance o destino hoje, contanto que haja algum movimento, o alcançará amanhã ou depois de amanhã. Se  estiver fluindo para o oceano-consciência, será o suficiente para mim. Você também pode meditar na hora do café às três ou quatro horas da tarde, mas deve começar de manhã.

Palmistry, Reincarnation and the Dream State, p. 23-24

 

 

Pergunta:E caso ocorram conflitos inesperados e não possamos meditar de manhã no horário estipulado?

 

Sri Chinmoy: Não existe tal coisa. Essa hora é muitíssimo importante. Saibam que não é como um horário marcado com o dentista. É o encontro com o seu Eterno Pai, o seu Amado. Se alguém quer marcar um encontro e você não puder, dirá: “Tente novamente na semana que vem.” Você se esforçará para ver alguém às dez ou às cinco horas, e aquele será o horário. Caso o Supremo venha na hora marcada e você disser: “Tente novamente na semana que vem,” Ele dirá que pode vir apenas na hora em que Ele deve vir e essa é a única hora em que Ele pode vê-lo.

Mas se você estiver doente ou sofrendo de alguma coisa, é inevitável. Se tiver febre, o que poderá fazer? É a única desculpa que aceitarei, de outra forma, terá de se convencer a acordar cedo.

Palmistry, Reincarnation and the Dream State, p. 24-25

 

________________________________________

Textos da série perguntas e respostas sobre meditação