Textos curtos de Sri Chinmoy sobre espiritualidade e meditação

Silêncio

Quando você medita e mergulha fundo, entra no reino de silêncio, silêncio verdadeiro. Nesse silêncio a Realidade nasce. Mas quanto está em silêncio profundo, silêncio real, silêncio espiritual, você também vê que a verdade nasce, o amor nasce, a beleza nasce. Tudo nasce e cresce e floresce. No silêncio verdadeiro, a Realidade se torna constantemente diversas formas e modos.

Sinceridade

Deus nos concede sinceridade apenas quando sentimos que seremos para sempre Seus filhos divinos. Todos são sinceros de acordo com sua percepção da sinceridade, mas um buscador deve ser sincero a todo momento no que ele diz e faz para se tornar a imagem de Deus. Sua sinceridade deve ser constante e contínua. Sua vida não deve se separar da sinceridade mesmo por um segundo.

Adoração da Alma

A adoração da alma é sempre para o Supremo. Essa adoração divina a alma recebeu do Supremo, e a alma sente a satisfação altíssima quando retorna ao Supremo as suas próprias conquistas.

A adoração da alma é a coisa mais doce na criação de Deus. No dia em que Deus criou a adoração da alma, Deus sentiu que criou algo do qual Ele pode realmente se orgulhar.

Supremo

Pense no Supremo. Você sentirá que a sua vida possui algum significado.

Medite no Supremo. Você sentirá que Deus precisa de você.

Ofereça-se ao Supremo. Você sentirá que o Supremo já lhe ofereceu o Seu alento-vida e a Sua própria existência a você, ao aspirante dentro de si, ao buscador que há em você, por toda a Eternidade.

Entrega

Na vida espiritual, quando nos entregamos, rendemos a nossa vida inferior conscientemente à nossa vida superior. Entregamos a nossa vida inferior porque sentimos que a nossa parte superior é realmente nossa. A verdadeira entrega é a aceitação consciente da vontade e sabedoria do Infinito pelo finito.

Temos de nos entregar apenas Àquele em quem temos uma fé perfeita. Não nos renderemos aos pensamentos, vontades, ordens ou exigências dos outros, mesmo se forem superiores em termos de idade ou posto. Nada disso. Nos entregaremos apenas a Ele em quem temos uma fé perfeita, à Realidade, ao Piloto interior, onde teremos nossa verdadeira satisfação.

Vontade

A vontade física dura um fugaz segundo. A vontade do vital muitas vezes cumpre o papel da destruição. A vontade mental cedo ou tarde descobre satisfação ao se contradizer. A vontade psíquica, a vontade da alma, não apenas encontra satisfação, mas também um sentimento de completude ao se identificar com a Vontade de Deus. A vontade psíquica obtém sua iluminação e sua mensagem de perfeição através da entrega incondicional à Vontade universal.

Sabedoria

O que queremos dizer com a palavra ‘sabedoria’? Normalmente quer dizer algo superior ao conhecimento, algo mais profundo. No mundo espiritual, a palavra ‘sabedoria’ não é utilizada com essa conotação. Aqui a sabedoria significa Luz, Luz iluminadora, Luz transformadora. Aquilo que ilumina a nossa consciência obscura é sabedoria. Aquilo que transforma a consciência fininha na Consciência infinita é chamado de sabedoria.

Realidade

A realidade física é quase um sonho. A realidade espiritual é Eternidade, Infinidade e Imortalidade. Se você concentrar-se diariamente na verdade, sentirá unicidade com a sua própria realidade. Esta é a sua vida real. E o que é a sua própria Realidade, a Realidade última? A Realidade última é o divino satisfeito e manifestado que um dia a humanidade se tornará.

Paciência

Paciência é uma força divina. Muitas vezes as pessoas comuns não conhecem o significado da paciência. Elas sentem que é algo feminino, uma forma de covardia ou uma maneira relutante de aceitar a verdade. Sentem que, porque não há outra forma, devemos ser pacientes. Mas se pudermos ser conscientes de forma consciente, fortaleceremos a nossa vontade interior e ampliaremos o escopo da nossa manifestação divina.

Unicidade

Unicidade com pessoas não aspirantes é jantar com a morte. Unicidade com pessoas aspirantes é dançar com Deus.

Aspiração

A aspiração incipiente de hoje não apenas é a realização satisfatória, mas também a realização satisfeita do amanhã.

Despertar

Na vida espiritual, o despertar da alma não é o suficiente. Muitas pessoas são despertas para a verdade, para a vida interior. Mas, depois de ser desperto, deve-se mergulhar, correr, voar. Deve-se mergulhar no mais íntimo, correr ao mais longínquo, voar para o altíssimo. Apenas então o despertar do buscador pode desabrochar numa flor de realização.