sri chinmoy meditação samadhi

Como começo a meditar?

Sri Chinmoy: Primeiro de tudo você deve ler alguns livros espirituais para obter inspiração. Eles não devem ter sido escritos por Mestres espirituais verdadeiros, e não por professores espirituais falsos ou aspirantes que ainda estão no caminho e não alcançaram iluminação. Livros e escrituras espirituais dirão a você como disciplinar sua vida mental e fisicamente até certo ponto. Você pode obter ajuda desses livros por alguns dias ou meses.

Então você perceberá que o seu conhecimento acadêmico da meditação não lhe basta. Você desejará a experiência sólida de meditação. Cada pessoa precisa da sua meditação própria. Se você quiser ir até o fim da estrada e alcançar a sua Meta interior, necessitará da meditação verdadeira da sua alma. Essa meditação o auxiliará a chegar na Meta destinada. Você precisará de um professor espiritual, um Mestre que poderá lhe dar uma meditação de acordo com as qualidades da sua alma. O mestre consegue interiormente dizer ao buscador sobre a sua meditação, ao contatar a sua alma para que venha à tona e dizendo através dela como meditar. Se um Mestre espiritual concede uma meditação, essa meditação é certamente a melhor meditação que o aspirante poderia ter.

Se você não tiver um Mestre, deverá mergulhar fundo dentro de si e obter sua meditação dos recônditos mais profundos do seu coração. A meditação que lhe proporcionar a maior alegria ou uma alegria contínua será a melhor meditação para você. Nem todos terão a mesma meditação. Sua meditação não será boa para mim, e a minha meditação não será boa para você. Você gosta de um certo tipo de comida, e eu, não. Você está certo da sua maneira, e eu estou certo da minha. Todavia, uma vez que saiba qual é a sua melhor meditação, comprometa-se com ela. Na sua mente ou no seu ser aspirante, tente formular algumas meditações. Hoje você pode tentar uma forma, e outra forma amanhã. Se você tem sete tipos de meditação, poderá tentar uma a cada dia. Ao final de uma semana, aquela que lhe trouxe mais satisfação ou alegria duradoura é a sua melhor meditação.

Mesmo se não quiser estudar livros espirituais e não quiser um Mestre espiritual, primeiro de tudo mantenha sua mente calma e silenciosa e permita que a alma conte à mente as coisas que precisa. Se a mente estiver tranquila, poderemos receber a luz da alma na mente. A luz entra na mente também através do coração. Quando meditamos em grupo, fazemos esse tipo de meditação.