passo a passo meditação Sri ChinmoyNeste passo-a-passo, os três passos mais importantes para a meditação são:

  • I) Ter a orientação interior de um professor genuíno
  • II) Praticar o ensinamento do mestre, com fé e determinação
  • III) Compartilhar momentos com outros buscadores da verdade

Primeiro passo na meditação: orientação interior

Um verdadeiro Mestre ensina em silêncio. Praticando a sua meditação, o seu coração se abre e com o passar do tempo você irá encontrar o seu professor destinado. Nunca desista. A hora de Deus não é a mesma para todos. A prática responderá todas as suas perguntas. Tenha fé.

Segundo passo para a meditação: o ensinamento

O ensinamento, ou dharma, é o código de vida para o buscador que decidiu superar suas dificuldades e que gostaria de mergulhar numa vida de maior satisfação. Pense em um atleta. Ele pratica todos os dias. Um dia, ele vence a medalha de ouro olímpica. Mas ele não ganha a medalha todos os dias. O percurso é longo, mas ele sabe que chegará lá um dia. Ele tem fé no seu treinador e tem fé em si mesmo. Assim também, além de praticar meditação diariamente, precisamos ter fé no Mestre e praticar com vontade interior – o que Sri Chinmoy chama de aspiração. Nenhum choro sincero deixará de ser atendido.

Terceiro passo da meditação: companhia adequada

Uma brasa quente, ao ser retirada do fogo, logo se apaga. Assim também, um aspirante precisa manter-se em companhia de pessoas que tenham objetivos similares. O ideal é encontrar-se pelo menos duas vezes por semana para meditar, ou até mesmo três. Além de práticas espirituais como canto e meditação, também podem ter conversas sobre temas espirituais. E praticar esportes juntos, fazer brincadeiras e coisas inocentes que faziam quando crianças. Tudo vale para não se prender nas pequenas coisas do dia-a-dia.


 

 

O presente texto é baseado no aforismo budista bem conhecido, musicado por Sri Chinmoy:

Buddham saranam gachhami

Dhammam saranam gachhami

Sangam saranam gachhami

I go to the Buddha for refuge.

I go to the Dharma for refuge.

I go to the Order for refuge.

 

Links de interesse: