livromeditacaotrechos do livro Meditação (saiba mais), de Sri Chinmoy

 

P: Como posso evitar pegar no sono depois de meditar por cinco minutos?

R: Em primeiro lugar, antes de começar a meditação, inspire profundamente algumas vezes. Em cada respiração, tente sentir que um fluxo de energia está entrando em você. Tente sentir, então, que está inspirando através de diferentes partes do seu corpo: olhos, ouvidos, testa, ombros, o topo da sua cabeça e assim por diante. Sinta que cada um desses lugares é uma porta, e ao inspirar sinta que está abrindo essa passagem. Nessa hora, a energia virá da Consciência Universal.

Então, procure invocar o aspecto de poder do Supremo. Não suplique por paz ou luz. Procure apenas trazer o poder divino à tona ou das alturas. Esse poder divino vai fazer com que você sinta que o seu corpo está ardendo em febre, embora você não esteja febril, e imediatamente se sentirá repleto de energia. Você também pode imaginar um campo ou uma floresta verdejante, e sentir que está passeando por esse lugar. Então, mesmo que esteja cansado, vai se sentir cheio de energia.

Você também pode se beliscar o mais forte possível, e tentar sentir que outra pessoa o está beliscando. Ao se beliscar, precisa saber que é o seu ser consciente que está beliscando o seu ser inconsciente. Mas você tem de sentir que é outra pessoa que o está beliscando.

September 13 1976g _0Outra técnica é repetir o nome do Supremo o mais rápido possível. Com imensa concentração, veja quantas vezes consegue repetir “Supremo” em cada respiração. O poder dentro da recitação do nome vai inundar o seu ser inteiro e você vai sentir um novo fluxo de energia de vida.

No momento da meditação, procure sempre sentir dentro de si mesmo um movimento progressivo e dinâmico, mas não agressivo. Se houver um movimento dinâmico e progressivo, você não vai cair no sono. Dentro de si mesmo, sinta que um trem está acelerando em direção ao seu destino. Sinta que você mesmo é um trem expresso com apenas um destino. O maquinista está constantemente repetindo o nome de Deus para obter energia, força, vigor e todas as qualidades divinas. Um trem expresso só pára na estação final, o fim da jornada dele. Durante o percurso, ele simplesmente não pára. Sua meta será alcançar ou atingir uma meditação profunda.

 

P: Às vezes, parece que passo o tempo todo tentando me manter acordado e acabo não meditando.

R: Letargia e sono aparecem na meditação porque está faltando interesse sincero. Se houver interesse sincero, não haverá nenhuma tendência para dormir. Quando um aluno quer ser o primeiro da classe, quando tem um interesse sincero, verdadeiro, ele estuda sem ser forçado pelos pais. Entretanto, alguns estudantes sentem que, se passarem nos exames, será mais do que o suficiente. Se esse é o sentimento deles, então eles não têm nenhum ímpeto de energia ou entusiasmo pelo trabalho escolar.

Para meditar, você precisa estar sempre disposto e entusiasmado. Se sentir que não pode meditar por meia hora, planeje meditar por dez minutos. O seu sentimento será: “Oh, só dez minutos. Posso fazer isso facilmente”. Se a sua meta estiver bem próxima, você empregará toda a sua energia. Se estiver muito longe, vai afirmar: “Oh, Deus! Ficar correndo na velocidade máxima por tanto tempo é impossível”. Mas qualquer pessoa consegue meditar por dez minutos. Se você tiver de correr vinte milhas, vai ficar morto de medo. Contudo, se perceber que a meta está dentro do seu campo de visão, você vai dizer: “Oh, consigo alcançá-la facilmente. Vou correr o mais rápido possível”.