meditação e espiritualidade moderna Trabalho, meditação e espiritualidade

Pergunta: Estou estudando para ser ator na Escola de Drama aqui em Yale. É possível seguir o caminho espiritual e ainda ter esse valor terrestre ou eu devo ser um devoto completo no caminho espiritual e ser destituído de tudo?

Sri Chinmoy: Esse é um grande erro de concepção da espiritualidade. A verdadeira espiritualidade, nunca, nunca nega a vida terrena e nossos valores terrenos relevantes. A verdadeira espiritualidade somente simplifica nossa vida terrena; ela purifica e ilumina nossa existência humana. Nós sabemos que estamos presos na teia da ignorância, mas a espiritualidade nos mostra como podemos nos livrar da ignorância, como podemos nos libertar das amarras que criamos, consciente ou inconscientemente.

Portanto, se você quer ser um ator, a espiritualidade nunca irá impedi-lo de ser. Pelo contrário, a espiritualidade vai lhe inspirar a agir nessa linha. Espiritualidade nunca nega. Ela é como seu tutor particular. Ela lhe ensinará de forma particular e secreta, como ter sucesso e viver com significado em ambas as vidas: a exterior e a interior. Não precisará desistir de nada. Tudo irá mudar e se transformar. Se você desistir, então o que você irá alcançar? Se você desistir do mundo, o que irá fazer? É aqui na Terra que você deve realizar Deus, revelar Deus e completar Deus.

Yoga nos tempos modernos

Antes, Yoga era limitada a alguns, agora Yoga é aberto a todos. Antes, até mesmo na Índia, a terra onde sempre foi praticada, Yoga era limitada a alguns poucos. Mas agora o livro de Yoga não está mais selado. Infelizmente, temos visto muitos falsos professores, especialmente aqui no ocidente. Por outro lado, eu gostaria de dizer que aqui na América eu me deparei com milhares de buscadores sinceros. Podemos ver no Oeste, e também no Leste, que o choro interior pela verdade, a Verdade definitiva, tem crescido. Portanto o mundo está progredindo, o mundo está evoluindo.

Veja mais sobre yoga

 

sri chinmoy medita meditação e espiritualidade modernaSeguindo um caminho moderno

Pergunta: Parece-me que é necessário de uma quantidade considerável de energia e vontade para seguir o caminho que você ensina. Se você é uma pessoa recém-iniciada, algumas vezes você não pode reunir energia necessária para que continue!

Sri Chinmoy: Você está certo. Um indivíduo deve ter alguma energia, não somente para seguir o meu caminho, mas para seguir qualquer caminho espiritual – alguma energia espiritual e aspiração. Mas eu acho que se alguém ficar só esperando por essa energia dinâmica e espiritual, então ele nunca começara sua jornada. Se esse indivíduo realmente quer a vida espiritual, eu digo a ele: “Simplesmente se jogue na vida interior. Não olhe nem para trás nem para os lados. Olhe somente para frente e se jogue no mar da espiritualidade. Comece a partir de onde você está. Se você tem uma energia limitada, se sua aspiração é insignificante, então gostaria de dizer algo para você. Vá fundo interiormente. Você alcançará o poço interior, a fonte de aspiração.” (…)

 

Espiritualidade: alegria e felicidade

Pergunta: Você poderia me explicar qual a diferença entre alegria e felicidade?

Sri Chinmoy: A felicidade tem sempre uma qualidade dinâmica intrínseca, enquanto que a alegria pode ter qualidade muito doce, suave, sutil e serena. Na felicidade você consegue um movimento de êxtase e pode perder o equilíbrio. Mas quando a alegria é sutil, alegria interior, você não perde seu equilíbrio exterior. Mas estamos apenas brincando com as palavras. Na verdade, não existe diferença entre a felicidade da alma e a verdadeira alegria. Felicidade e alegria são sinônimos.

Mas, se você falar em alegria e prazer, então existe diferença – uma grande diferença. O prazer é sempre acompanhado de frustração, depressão e destruição. Mas a alegria é crescente, a alegria é a força construtiva que nos preenche. A alegria é como uma flor que desabrocha pétala por pétala. Deus nos criou em alegria, Deus quer que continuemos na alegria e Deus quer preencher nossas respectivas missões com o máximo de alegria. Se nós permanecermos na alegria, na alegria interior, somente então poderemos ter verdadeiro progresso.