itapevi meditacao

Espiritualidade: apenas para os poucos escolhidos?

palestra de Sri Chinmoy

Espiritualidade: ela é apenas para os poucos escolhidos? A resposta é, ao mesmo tempo, afirmativa e negativa. Os aspirantes abençoados que clamam pela verdade, paz e deleite transcendental são certamente poucos escolhidos. Mas todos os seres humanos, sem exceção, podem nadar no mar infinito da espiritualidade. Contudo, aqueles que tem metas menores, que querem ficar satisfeitos com uma gota de paz, deleite e verdade, infelizmente não poderão estar no mesmo nível dos poucos escolhidos no mundo interior.

Temo agora que os iniciantes e buscadores que ainda não floresceram possam sentir-se desencorajados. Na verdade, de forma alguma pretendo jogar água fira na sua aspiração. Pelo contrário, quero que compreendam que a Meta mais elevada nunca lhes será negada. Mas eles é quem devem cultivar a mais intensa necessidade no mundo da sua aspiração, para alcançar o Além derradeiro.

O que os previne de alcançarem esse Além? É o seu medo. E o que mais? A sua dúvida. Mas devem saber que o medo é o possuidor apenas daqueles que não acreditam em Deus. Já que eles acreditam sim em Deus, e eles tem sim fé em Deus, não precisam e nem devem temer a Altitude transcendental de Deus. Quando se duvidam, subestimam sua própria divindade e superestimam sua realidade-ignorância, menosprezando sua potencialidade interior e exagerando sua insegurança temporária e fugaz. Mas quando duvidam de Deus, é como se estivessem brincando com um balão. O balão-dúvida em breve estourará.

Tenho certeza de que os buscadores iniciantes possuem amor sincero por Deus e tenho certeza de que possuem amor genuíno por si próprios. Seu amor por Deus por fim os transformará em perfeita beleza suprema. Seu amor próprio divino e preenchedor por serem membros úteis e completamente despertos da família humana será manifestado na Terra por Deus. Seu amor é a sua unicidade inseparável com a Luz de Deus e com a sua própria Realidade interior.

Eu gostaria também de falar um pouco sobre os poucos escolhidos. Sua tarefa sublime é realizar a Consciência transcendental e universal de Deus. Seu dever predestinado é revelar e satisfazer Deus na terra. Dentre os poucos escolhidos, o melhor de todos é aquele que incondicionalmente realiza Deus, revela Deus e manifesta Deus à Hora escolhida de Deus, da Maneira própria de Deus.

Os poucos escolhidos, quando olham para frente, descobrem-se já sentados no Barco-Sonho do Supremo. Quando eles olham para cima, descobrem-se sentados no Barco-Vida do Supremo. Quando olham para dentro, descobrem-se sentados no Barco-Alma do Supremo.

O Supremo abençoa o buscador iniciante. O Supremo acalenta o buscador ascendente. O Supremo utiliza o buscador florescente. O Supremo celebra aos céus o buscador realizado. O Supremo oferece-Se completamente ao buscador supremamente realizado que incondicionalmente serve ao Supremo no coração da humanidade.

-Sri Chinmoy