WHR_08_div5625-copyNós gostamos muito de oferecer cursos de meditação. E ficamos felizes quando as pessoas interessadas nos procuram para participar das aulas.

Como a meditação é um assunto tradicionalmente oriental, às vezes não sabemos nem o que é meditação, nem se é possível existir diferentes tipos de meditação. Nos perguntam com frequência se ensinamos meditação transcendental, meditação vipassana, zazen, cristã, budista, tibetana e outros tipos. Tentarei esclarecer um pouco o que é meditação.

 

O que é meditação?

Meditação é quando a nossa mente fica tranquila como o vasto céu azul, e o nosso coração fica tão vasto quanto o oceano infinito. Nesse silêncio, uma realidade floresce. Na oração, nós falamos, e o Divino escuta. Na meditação, o Divino fala, e nós escutamos. Ambos aumentam a nossa aproximação com a Fonte. (mais)

 

Meditação e religião

A meditação não possui ligação com religião. Assim como alguém que não possui religião pode orar, as pessoas que participam de qualquer religião ou mesmo nenhuma podem meditar. Mas é claro que as religiões e caminhos espirituais costumam se utilizar de ambas a oração e a meditação para buscar iluminação.

 

Técnicas de meditação Zazen, Vipassana, Transcendental, Budista, Tibetana, etc

Gostaria de deixar claro aqui que sou aluno de Sri Chinmoy e que aprendi a meditação com ele, da forma que considera mais adequada para o mais rápido progresso dos seus alunos. Assim, não sou autoridade sobre qualquer outro tipo de meditação. Sri Chinmoy ensina que podemos meditar no coração espiritual.

Mas o que eu gostaria de deixar dito aqui é que, do ponto de vista técnico, a meditação em si é muito similar em todas as tradições orientais, seja Zen ou Zazen, Vipassana, Transcendental, Budista, Tibetana, etc. Em essência, todos os exercícios possuem quase todos os pontos em comum, como concentração num objeto, ideia ou visualização, uso dos mantras, postura adequada, horário, etc.

A diferença ficaria mais na aplicação: quanto tempo fazer, exercícios complementares, estilo de vida, dieta, etc. Em particular, o que vai determinar o seu progresso é como cada caminho de meditação fica integrado na sua vida. Há alguns níveis da prática de meditação:

Em geral, quando aprendermos a meditar, a meditação é uma curiosidade. Lemos um livro, tentamos algumas vezes, etc. Esse é o primeiro nível

Depois, se nos aplicamos, desenvolvemos disciplina e regularidade. Se você medita todos os dias sem falta, a meditação passa a fazer parte do seu dia. Aí já obtemos diversos benefícios. Ela é como um hobby. Praticamos de manhã cedo e à noite. Mas temos duas vidas. A meditação é alguns momentos do dia. No restante, temos uma vida totalmente desvinculada da nossa meditação matinal.

No nível seguinte, se temos um chamado para a meditação, a disciplina e regularidade que desenvolvemos antes se alia à uma força interna muito grande, talvez a nossa alma. Nesse ponto, podemos dizer que tudo se torna meditação. A meditação muda a nossa percepção do nosso mundo e, assim, a nossa vida muda completamente. Passamos a valorizar cada coisa de forma nova, passamos a evitar coisas que não nos auxiliam mais. E, ao mudar nossos hábitos, motivações, prioridades que nos desviam da meta da nossa alma, também a meditação fica mais forte. Descobrimos gradualmente como agir no mundo e servir a humanidade de forma adequada, não egoísta. Assim, tudo passa a ser parte da meditação e a meditação passa a fazer parte de tudo na nossa vida. Não temos mais uma vida dupla. Passamos a ser pessoas integrais.

 

Meditação cristã

Normalmente, quando se fala sobre meditação cristã, é um outro uso da palavra meditação. Se você consultar o dicionário, vai encontrar os dois significados. No caso, seria pensar profundamente sobre um tema espiritual, expandi-lo, redescobri-lo. Por isso às vezes ouve-se de alguma pessoa “estou preparando a meditação de hoje para levar à igreja”. O termo meditação é usado para descrever diferentes coisas, de acordo com o contexto individual. A meditação no contexto oriental quer dizer manter a mente completamente em silêncio, vazia, e descobrir no silêncio uma nova realidade.

 

Meditação matinal

Leia mais sobre meditação matinal

 

O que ensinamos: meditação no coração

É assim como chamamos a tendência das nossas técnicas.